terça-feira, 30 de agosto de 2016

Expointer mostra nova fruta cultivada no RS

Uma fruta saborosa, com riqueza nutricional e alta concentração de vitaminas do complexo B, começou a ser produzida no ano passado no Rio Grande do Sul. A pitaya é uma fruta originária das florestas tropicais do México e tem como seus maiores produtores a Colômbia, o Vietnã e o Equador, países que disputam a rentabilidade do comércio europeu. O produtor Jorge Volkweis introduziu o cultivo da pitaya em pequenas propriedades da Lomba Grande, em Novo Hamburgo. Neste ano, a cultura está sendo divulgada pela empresa Pitay Sul e pela Emater.
Com adubação orgânica, cada muda pode gerar 30 frutas por ano. A produção pode chegar a 3800 mudas e 100 mil frutas por hectare plantado. A rentabilidade e o mercado exportador, especialmente da Europa, estimulam o crescimento da cultura no Estado. “É uma fruta de fácil cultivo e propícia a climas quentes e úmidos”, explica Volkweis. Alguns produtos derivados do fruto já estão sendo produzidos comercialmente por empresas gaúchas, como geleia e sorvete.

Emater mostra sistema de geração de energia solar

Gabriela Barcellos

Quem visitar o espaço da Emater na 39ª Expointer (próximo ao pavilhão da Agricultura Familiar), poderá conhecer o sistema de energia fotovoltaica, 100% limpa, que promete trazer benefícios econômicos, ambientais e sociais aos pequenos proprietários rurais. Da Empresa Brasileira de Pecuária (Embrapa), a iniciativa surgiu da necessidade de diminuir os gastos que os agricultores têm com energia.
Além da economia, aderir ao sistema de energia solar traz benefícios ambientais, pois trata-se de energia limpa e inesgotável. O extensionista Matias Felipe Kraemer explica que utilizando 240 kWh, a economia é de 127 kg de carbono, equivalente a 850 km de automóvel poupados ou três árvores plantadas. Além disso, o sistema potencializa a energia consumida não só do proprietário, como também dos vizinhos e de todo o entorno, reduzindo as quedas de energia.
O estande está funcionando diariamente até às 18h30, de quarta-feira, 31/8.

Freio de Ouro reuniu 25 mil pessoas em disputa acirradíssima

Harmonia Temprado e Farrera de Los Campos garantiram o Freio de Ouro. Uruguaiana esteve muito bem representada e garantiu o Freio de Prata, com Carlota de São Pedro, da GAP São Pedro.



Gabriela Barcellos

Cerca de 25 mil pessoas assistiram, no domingo, 28/8, a final do Freio de Ouro 2016, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A disputa foi acirrada, como previam os jurados, e o prêmio foi disputado com farra e talento pelos ginetes. Cada apresentação arrancava a aclamação do público presente. Além dos melhores cavalos Crioulos do Brasil, a disputa reuniu exemplares do Uruguai, Argentina e Paraguai.
Para a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) a decisão foi uma das mais disputadas da história da competição. Embora comuns na competição, as alternâncias de posições foram eletrizantes e deixaram até o mais calmo dos expectadores com o coração na mão.
Ao final, Harmonia Temprado, montado por José Fonseca Macedo, foi o grande vencedor. Já entre as fêmeas, o Freio de Ouro ficou com Farrera de Los Campos, montada por Antonieto Rosa.

Macho
Harmonia Temprano, da Cabanha Harmonia, de Santa Vitória do Palmar, obteve a nota máxima de 22.607. Experiente, o cavalo participa do Freio de Ouro desse 2002 e já se classificara nas categorias Prata e Bronze. “Passamos tudo que sabemos e sentimos um para o outro e deu certo”, disse o ginete, depois de contar que o conjunto teve pouco tempo para treinar. Zeca Macedo também lembrou que, no primeiro Freio de Ouro que venceu, montava o pai de Harmonia Temprano.
Temprano chegou à Expointer com a melhor campanha da temporada e garantiu o terceiro lugar na fila morfológica no primeiro dia. Teve um bom desempenho, ficando entre as quatro primeiras em um plantel de 48 matrizes. Conforme um dos proprietários da Cabanha, Rodrigo Teixeira, não há espaço para o acaso, tudo é fruto de um planejamento estratégico.

Fêmea
Farrera de Los Campos é da Estância Vendramin, na cidade de Palmeira (PR), e obteve a pontuação final de 20.998. A égua foi montada pelo ginete Raul Lima.”Estamos muito felizes em vencer o Freio de Ouro”, enfatizou logo após receber o prêmio, entregue pelo vice-governador, José Paulo Cairoli (PSD).
Assim que Farrera chegou à primeira posição, nas andaduras, não havia para mais ninguém. O ouro já era dela e de Antonieto Rosa, ginete da nova geração e que ganhou pela primeira vez. “É um trabalho de dedicação, planejamento e seleção genética, por isso somos extremamente competitivos. A Farrera é diferente, excepcional. É uma égua fantástica e agora terá o seu merecido descanso”, disse o criador Aldo Vendramin.

Prata
O Freio de Prata entre as fêmeas veio para Uruguaiana. O título é de Carlota de São Pedro, filha de Macanudo do Itapororó e Generina de São Pedro, da Cabanha GAP São Pedro, de Eduardo Macedo Linhares. Montada por Fábio Teixeira da Silveira, a égua alcançou nota 20,669. Entre os machos o título ficou com Guapuruma Mate Amargo, da Estância Guapuruma e Estância Tamareira, de Navegantes (SC) e Santa Rita do Passa Quatro (SP), que montado pelo experiente Cézar Augusto Schell Freire, alcançou nota 20,608.
As trocas de lugares na disputa foram constantes, feitas por aqueles animais que se saíram bem na etapa morfológica. O Freio de Prata, aliás, ficou com os dois animais com a maior média na Conformação.

Bronze
Igualmente disputado em uma mescla de técnica e garra, o Bronze também é carregado por vencedores interessantes. No caso das fêmeas, Natividade Setembrina é o quinto animal registrado no afixo da Cabanha Sossego, de São João da Aliança (GO), mostrando que uma criação razoavelmente nova, mas que começa certo pode render bons resultados no Assis Brasil, cedo. Montada por Daniel Waihrich Marin Teixeira, a égua levou 20,305 de nota. 
No caso de BT Vermute, da Cabanha 55, de Porto Alegre, não é à toa que o garanhão chegou ao pódio. No circuito de semifinais ele foi o sétimo melhor desempenho entre 48 candidatos ao título. Filho de BT Harmônico e BT Iludida, do Condomínio Flávio Bastos Tellechea, o animal foi montado por Volmir Santos de Guimarães e conquistou nota 20,519.

Ginete do ano
Responsável por encaminhar 12 animais à grande final, Cézar Augusto Schell Freire, o Guto Freire, recebe pela quinta vez o troféu de Ginete do Ano e é mais um dos coroados na temporada. “Sem dúvida nenhuma eu tenho muito a comemorar esse ano. A gente teve um título de Freio de Prata, em um Freio muito disputado. Eu acho que esse prêmio é muito gratificante porque é um trabalho do ano inteiro, de vários animais, que sem dúvida nenhuma é muito desgastante”, fala.

Domador do Ano
A arte de iniciar um exemplar na raça, despertando sua docilidade, moldando suas habilidades e futura submissão aos comandos é um trabalho essencial. E uma função tão importante merece ser valorizada. Assim o troféu de Domador do Ano foi para Jair Silveira Lemos.

Trabalhadores têm até amanhã para sacar o PIS/Pasep

Mais de um milhão de trabalhadores com direito ao abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), ano-base 2014, ainda não sacou o benefício, que equivale a um salário mínimo (R$ 880) e corre o risco de perder esse dinheiro. O prazo para o saque termina na próxima quarta-feira, dia 31. Depois dessa data, informou o Ministério do Trabalho, o valor retornará para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e não estará mais disponível para saque nas agências bancárias.
Têm direito ao Abono Salarial ano-base 2014 quem trabalhou por pelo menos 30 dias com carteira assinada e teve salário médio de até dois salários mínimos naquele ano. Além disso, era preciso estar inscrito no PIS/Pasep há no mínimo cinco anos e ter tido o nome informado pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), informou o Ministério do Trabalho.
O saque pode ser feito em qualquer agência da Caixa (para o caso do PIS) ou do Banco do Brasil (no caso do Pasep). Servidores públicos que se aposentaram depois de 2014 e cargos comissionados em instituições públicas devem verificar se têm direito ao Abono Salarial. Com informações da Agência Brasil.

Prefeito não tem previsão de pagamento de todos os estagiários

Daiany Mossi

Apesar dos estagiários da Educação terem sido pagos na sexta-feira, o problema está longe de ser resolvido. Segundo o prefeito Luiz Augusto Schneider, a Prefeitura não dispõe de recursos para o pagamento de todos os estagiários, já que a Receita do Município está comprometida com a Folha de Pagamento dos Funcionários, priorizada pela Justiça. 
Estão sem receber a cinco meses, todos os estagiários da Prefeitura, exceto os que atuam na Educação. Ao falar do problema, Schneider pediu paciência e compreensão. “Vivemos um momento delicado e sabíamos que esse dia chegaria, pois sem a redução das RPVs, era certo que Uruguaiana entraria em crise”, relatou. 
Não há previsão de pagamento.

Hora do chimarrão: Senac Uruguaiana promove mateada


A fim de iniciar as comemorações da Semana Farroupilha, o Senac promove, no dia 11 de setembro, uma mateada no parcão da cidade, localizado na Avenida Presidente Vargas, 1553. O evento acontece a partir das 15h e conta com distribuição de erva mate e brindes, verificação de pressão arterial, dicas de saúde, atrações artísticas e orientação profissional com a equipe do Senac.
A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul é uma entidade sindical, que atua no âmbito econômico, político e social em prol da constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. A Fecomércio-RS possui hoje 112 sindicatos filiados e representa mais de 580 mil empresas, geradoras de aproximadamente 1,6 milhão de empregos formais. Atualmente, o Sistema Fecomércio-RS reúne os braços operacionais dos setores de comércio e serviços, Sesc/RS e Senac-RS e conta também com o Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep) e com o Centro do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RS (Ccergs).

Sem coleta, vândalos incendeiam o lixo


Daiany Mossi

A coleta de lixo em Uruguaiana continua comprometida.  O processo “tartaruga” iniciou há uma semana e ocorre devido ao não pagamento do parcelamento da dívida por parte da Prefeitura junto à Urban. 
Apenas 50% da frota da Urban está nas ruas e o número de funcionários também foi reduzido. Conforme o prefeito Luiz Augusto Schneider, não há previsão para regularização da situação, porém destaca que a cidade não está sem coleta, ela apenas mais lenta. 
Sem receber da Prefeitura, a Urban também não consegue pagar os funcionários. Motoristas e lixeiros reclamam o atraso e torcem para que o Executivo pague a empresa o quanto antes. 
“Meu marido está sem receber e já não temos nada em casa. Não sabemos o que fazer”, disse a esposa de um funcionário da empresa responsável pela coleta. 
Vandalismo 
Com o lixo nas ruas por mais tempo, já que a empresa não tem dia e hora certa para passar, além do visual negativo, o vandalismo marca o difícil momento enfrentado pelos uruguaianenses. 
Na manhã sábado, o lixo acumulado pela cidade, reduzia as largas calçadas e se espalhava pelos bueiros com a chegada da chuva. À noite, vândalos atearam fogo em várias lixeiras e além do mau cheiro, proporcionaram sensação de insegurança aos moradores. 
A Prefeitura orienta à comunidade a acionar a Romu, através do 153, diante da ação de vândalos.

Uruguaiana foi o centro do tradicionalismo


Daiany Mossi

Uruguaiana recebeu centenas de pessoas no final de semana, na eliminatória regional do Encontro de Arte e Tradição (Enart). As provas foram realizadas na Esplanada da Estação, no salão da Prefeitura de Uruguaiana e na Secretaria de Cultura. 
Conforme os organizadores, o evento mobilizou cerca de cinco mil pessoas, entre competidores e público. 
Na categoria Danças Tradicionais, força A, Uruguaiana classificou as invernadas do Patrulha e Sinuelo do Pago. Na força B, não teremos representantes. 
O Encontro de Artes e Tradição Gaúcha é um dos maiores festivais de arte amadora da América Latina. A grande final ocorrerá em Santa Cruz do Sul, no mês de setembro. 
Força A
CPF Piá do Sul 
DT Querência das Dores
Patrulha do Oeste 
CTG Sentinela da Querência 
CTG  Leão da Serra
CTG Potreiro Grande 
CTG Fronteira Aberta
CN Ibuirapuita 
CTG Sinuelo do Pago 
CTG Bento Gonçalves

Força B
DTG Noel Guarany
CTG Os Vaqueados 
CTG Ronda Crioula
CTG Tapera Velha
CTG Farroupilha 
AT Poncho Branco 
CTG Pousada dos Carreteiros 
CTG Pousada do Imigrante 
CTG Rincão de São Pedro 
CTG Estirpe Gaúcha 

Sanchotene Felice apresenta defesa à impugnações

Gabriela Barcellos

A coligação Retomada e Desenvolvimento (Rede Sustentabilidade), que tem o ex-prefeito José Francisco Sanchotene Felice como candidato a prefeito apresentou defesa na ação de impugnação que visa impedir o deferimento do pedido de registro de candidatura do ex-mandatário. A ação de impugnação foi movida pelo Ministério Público Eleitoral, pela coligação Trabalho, seriedade e compromisso (PSDB/DEM), que tem o prefeito Luiz Augusto Furhmann Schneider (PSDB) como candidato a prefeito, e pelo cidadão Paulo Henrique Freitas Vidal.
Os três basearam seu pedido na desaprovação das contas de governo de Felice referentes à 2012 – último ano em que esteve a frente da Prefeitura – pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), cujo parecer foi apreciado e aprovado pela Câmara de Vereadores.
A defesa de Felice alega que a desaprovação das contas, por si só, não enseja a configuração de inelegibilidade prevista no artigo 1, alínea ‘g’ da Lei Complementar 64/90, com redação dada pela Lei Complementar 135/2010, que trata sobre o tema. De acordo com a Lei, ficam inelegíveis “os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, para as eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão, aplicando-se o disposto no inciso II do art. 71 da Constituição Federal, a todos os ordenadores de despesa, sem exclusão de mandatários que houverem agido nessa condição”.
Partindo do mesmo entendimento do advogado especialista em Direito Eleitoral, Marcones Santos, em artigo publicado pelo Jornal CIDADE no dia 30 de junho, com o título de ‘Os impactos da Lei da Ficha Limpa nas eleições municipais’, a defesa de Felice alega que, para que a inelegibilidade esteja configurada, é necessária a presença cumulativa dos seguintes itens: a vrejeição de contas; a) por irregularidade insanável; b) ato doloso de improbidade; c) decisão irrecorrível do órgão competente.
A coligação explica que está presente somente a rejeição das contas por decisão irrecorrível (Câmara), e alega que, em recente decisão o Supremo Tribunal Federal por maioria, entendeu que o TCE apenas emite parecer prévio e a Câmara de Vereadores julga as contas do prefeito. E completa dizendo que a rejeição das contas não decorre de ato doloso de improbidade, tampouco de irregularidade insanável.
Para a defesa de Sanchotene, nos três pedidos de impugnação não foram apresentadas provas de existência de condenação transitada em julgado por atos dolosos de improbidade administrativa ou de atos insanáveis (documentos comprobatórios foram apresentados), e cita também o primeiro julgamento pelo TCE das contas referentes ao ano de 2012, quando foi emitido o parecer favorável à aprovação das contas, contendo somente advertências.
Protocolada no dia 26, a peça de defesa, assinada pelo advogado Caciano Sgorla Ferreira, deverá ser apreciada pelo juízo eleitoral nos próximos dias.

Schneider prioriza pagamentos à Asdam e atrasa a folha

Apesar de decisão judicial que o obriga a priorizar a folha, Schneider efetuou dois pagamentos à associação que criou para achacar servidores com FGs e GEs, nove dias antes de quitar a folha do funcionalismo.

Gabriela Barcellos

O Poder Executivo concluiu o pagamento líquido da folha de servidores do município na última quinta-feira, 25/8, e prontamente, o prefeito Luiz Augusto Schneider anunciou o feito através de sua página em uma rede social. No entanto, apesar de uma decisão judicial que o obriga a priorizar os vencimentos dos servidores, antes de quitar a folha, Schneider efetuou dois pagamentos à Associação Social Democrata de Auxílio Mútuo (Asdam), a associação criada por ele para achacar os servidores municipais detentores de funções gratificadas ou gratificações especiais, concedidas por ele, e os cargos em confiança por ele nomeados, além de um pagamento ao Partido Social Democrático Brasileiro (PSDB).
Os pagamentos são referentes as contribuições de tais servidores à Associação e ao Partido, porém, é entendimento da Justiça do Trabalho, que todos os servidores municipais devem receber integralmente o salário líquido antes de qualquer repasse, especialmente à Asdam.

Impessoalidade
Ao conceder liminar em ação movida pelo Sindicato dos Municipários de Uruguaiana (Simur) para garantir a prioridade de pagamento à folha de servidores, a juíza Laura Antunes, destaca que Schneider não obedeceu aos princípios da impessoalidade e da economicidade “ante o repasse de R$ 19.324,33 para a Associação Social Democrata de Auxílio Mútuo, mesmo com a inadimplência da folha de pagamento de setembro de 2015”. Ela frisou que a diretoria da associação é formada por secretários municipais e tem o próprio Prefeito como vice-presidente. Para ela, a transferência de valores para a Asdam, sugere um direcionamento de pagamentos de forma pessoal, contrariando realmente o princípio da impessoalidade previsto no art. 37, caput, da Constituição da República Federativa do Brasil.

Pagamentos
Neste mês, antes de quitar a folha dos servidores, Schneider efetuou um pagamento de R$ 39.839,56 à Asdam (empenho 001162), outro pagamento de R$ 23,77 (empenho 001163) também à Associação, e um pagamento de R$ 2.387,91 (empenho 001141) ao Partido Social Democrático Brasileiro. As informações são do Portal da Transparência.
Se a Justiça do Trabalho considerar que o Prefeito descumpriu a decisão judicial que o obriga a priorizar o pagamento da folha de servidores, o município e ele próprio, poderão ser multados em R$ 1 mil por dia. Se não entender, a ação de Schneider é, no mínimo, imoral.
Procurado, Schneider não atendeu reportagem do Jornal CIDADE ou retornou nossas ligações até o fechamento desta edição.

Painel Ed.2650

Bodas de Diamante



60 anos de casamento é para poucos! Adahir e Amabilda Segabinazzi comemoraram as Bodas de Diamante neste mês, ao lado dos seis filhos: Claudia, Diana, Juliana, José Carlos, Gilberto e Regis, e dos netos e bisnetos. Houve missa e ainda um festao no Play mix.

Que baita prenda!


A lindíssima Juliane Rezzi Bertin, prenda de Uruguaiana que na foto desliza pelo tablado, também declama que é uma beleza, e sagrou-se neste final de semana, campeã da Inter-Regional na Declamação Feminina no Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). Parabéns Ju, tu és merecedora pelo teu esforço e paixão que tens não só pela poesia e pela dança, mas pela vida.

A seco
A polícia militar gaúcha está engolindo a seco a vergonha de não conseguir cumprir a missão e ver o governador Sartori pedir socorro à Força Nacional. Será que as esposas dos PM’s irão impedir a ação da FN no próximo dia de pagamento?

Carne
Apesar das instabilidades econômicas, o gaúcho não deixou de consumir – e muito – a carne. Entre junho de 2015 e junho de 2016, a Friboi, marca número ‘ em carnes no Brasil, registrou crescimento de 12% no volume vendido para o estado.

Vagas no Sine 
Técnico em segurança do trabalho................................1
Eletricista de instalações de veículos automotores (auxiliar)......................................1

Cursinho
Três dos quatro postulantes ao paço municipal devem ter frequentado o mesmo cursinho de oratória. Os gestos de mãos e braços são semelhantes e transmitem a mesma impressão de falsidade.

Congresso
As testemunhas de Jeová realizam entre os dias 16 e 18, no Sest/Senat, o Congresso Regional Continue leal à Jeová, em Uruguaiana.

Tá explicado
Em sua campanha televisiva, Schneider vangloria-se de aplica à gestão pública o que aprendeu na faculdade de Administração e aplicou na iniciativa privada. Ao que se sabe, o mandatário só foi admitido nas empresas “di papai”. Pela pujança dos empreendimentos...

Marketing
Alheio ao marketing, o veterano coronel Carus, com a têmpera forjada no pico das Agulhas Negras, salva as “apresentações” com autenticidade, serenidade e coerência de quem muito trilhou esses caminhos e contribuiu para o desenvolvimento de Uruguaiana.

Fotografia 
A propósito, o diretor de fotografia da campanha de Mauro Brum está transformando seu candidato em gigante.

E-mails
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vem alertando os eleitores para a ação de hackers através de e-mails falsos enviados em nome da Justiça Eleitoral. São e-mails sobre cancelamento de título, convocação de mesários e regularização de cadastro, entre outros, que possuem links que, ao serem acessados, podem conter vírus de computador ou qualquer outro softwere malicioso. Conforme o TRE, não é procedimento do órgão a comunicação via e-mail com eleitores, salvo quando devidamente autorizado.

Visitas
Outro alerta diz respeito a visitas de pessoas identificadas como servidores da Justiça Eleitoral às casas de eleitores. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), representantes da Justiça Eleitoral não realizam qualquer tipo de visita à residência. Tais pessoas, que não representam a JE, buscando a coleta de dados pessoais. O TRE alerta que a única forma de atualização de dados ou regularização de situação eleitoral é por meio do comparecimento do próprio eleitor a um cartório eleitoral.

Mateada
Acontece no próximo dia 11, iniciando as comemorações da Semana Farroupilha, uma mateada no Parque Dom Pedro II, o ‘Parcão’. Organizado pelo Senac, o evento deve iniciar às 15h e terá distribuição de erva mate e brindes, verificação de pressão arterial, dicas de saúde, atrações artísticas e orientação profissional com a equipe do Senac.

Internação
O morador de rua, portador de esquizofrenia, que foi assunto da Comissão de Direitos Humanos, Acessibilidade e Direito do Consumidor da Câmara na semana passada foi internado na ala psiquiátrica da Santa Casa de Caridade, depois da reivindicação de providencia de familiares e moradores da região da escola Marília Sanchotene Felice.

Na rua
Acontece no próximo dia dez, das 11h às 21h, o I Na Rua Food Festival, na Rua Santana, próximo à Praça Barão do Rio Branco. O evento tem a organização da chef Juliana Beatrice, do Consultório Culinário (restaurante-tendência na Cidade Baixa em Porto Alegre), responsável também pelo Vila Gastronômica, de Santa Maria, considerado o principal evento de comida de rua do interior do Estado. Além da programação ao ar livre, das 15 às 17h a chef ministrará um o Curso de Risotos Especiais, na Biblioteca Municipal.

Estudante conquista pódio em olimpíada de português

Certas sensações, indescritíveis, influenciam as principais escolhas na vida. Há quem goste de esportes e quem se realize fazendo cálculos ou desenhos. E há quem prefira escrever, como o estudante Carlos Iury Holanda da Silva, de Fortaleza.
Iury cresceu entre os livros da madrinha, formada em letras. Ao se apaixonar pela leitura, encantou-se também pela escrita. “Eu sempre passeava no mundo da literatura infantil, sempre li grandes clássicos da literatura; então, a leitura e o gosto pela escrita sempre vieram comigo”, diz.
Adepto de todo tipo de leitura, o estudante encarou um novo desafio, que a princípio lhe pareceu só mais uma prova, mas mostrou do que ele é capaz. Sua professora, Maria Helena Mesquita Martins, pediu uma redação, que valeria nota. Mas o real propósito era a Olimpíada da Língua Portuguesa, em 2014. “Escrever é difícil porque não é uma prova objetiva, na qual vamos marcando questões e, geralmente, tentamos a sorte”, afirma Iury, diante do desafio imposto pela professora. “O texto tem de ser objetivo, ser claro, por ser único; não há outro igual. É o seu e tem de ser bom.”
O estudante cearense garante ter se dedicado à elaboração do texto e que quase desistiu, diante da rejeição da professora às várias versões produzidas. “Eu escrevia de novo; pegava a parte de um texto, juntava com outra”, revela. “Foi uma história louca, até chegar à versão definitiva.”
A última versão do texto de Iury foi escolhida entre dezenas de outras redações, todas com o tema da Olimpíada: O Lugar Onde Vivo. Tal tema inspirou Iury e o fez se posicionar sobre um aspecto polêmico na cidade: a demolição de uma praça histórica. “Na época em que eu escrevi o texto, havia muitas divisões: a maioria das pessoas queria a demolição; outras, a preservação do monumento histórico”, diz. “Então, fui para o lado da preservação.’’
Viagem — Após a seleção de seu texto para representar a escola na fase estadual da Olimpíada, o estudante, que por momentos chegou a esquecer a participação na competição, teve de ser alertado pela professora Maria Helena. Só então compreendeu o que poderia acontecer. “Eu nunca tinha viajado a outro estado, nunca tinha viajado de avião”, lembra. “Então, quando soube que ao passar de fase na competição caí na real, de que estava participando da Olimpíada da Língua Portuguesa.”
O estudante cearense foi um dos cinco medalhistas de ouro. No entanto, para ele, ser um dos campeões não foi a parte mais importante. “Nas semifinais, mantive contato com outros alunos, uma experiência profunda; com artigo de opinião, pude debater sobre prós e contras, ter experiência com outros professores renomados, doutores, mestres”, afirma. “Pude conhecer a língua portuguesa de uma forma que eu jamais imaginaria que eu conheceria.”

Unipampa: Lançado edital das eleições para os cargos de direção e coordenação


Por Tamíris da Rosa

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou nesta semana a resolução Nº 144 que rege as eleições para os cargos de direção, coordenação administrativa e acadêmica das unidades.
Podem concorrer aos cargos de Diretor de Campus e Coordenador Acadêmico todos os professores integrantes da carreira do magistério superior e membros do quadro ativo permanente da Unipampa que possuam o título de doutor.
Para o cargo de Coordenador Administrativo todos os servidores técnico-administrativos em educação da Unipampa podem concorrer. Para Diretor, Coordenador Acadêmico e Coordenador Administrativo será formada uma chapa tríade.
Podem votar na eleição todos os servidores lotados no Campus, assim como os alunos regularmente matriculados. Os servidores lotados na Reitoria e que desempenham suas atividades no Campus, não poderão votar.
As inscrições das candidaturas poderão ser feitas a partir do dia 01 até o dia 15 de setembro. Em 23 do mesmo mês será feita a homologação final das candidaturas. O período para a campanha eleitoral e realização de debates será de 24 de setembro ao dia 24 de outubro.
As eleições acontecem no dia 26 de outubro e os resultados serão divulgados no dia 27 de outubro. Do dia 02 de novembro até 16 será realizado o segundo turno e o período para realização dos debates estará aberto. As votações serão no dia 17 de novembro com publicação dos resultados no dia 18 do mesmo mês. No dia 15 de dezembro será realizada a homologação dos resultados pelo Conselho Universitário.

190 em ação

Assalto I
Um homem foi assaltado na Rua Pinheiro Machado. Ele contou à polícia que foi abordado por dois homens, em uma motocicleta vermelha, armados com uma faca.

Assalto II
Uma moça foi assaltada enquanto passava pela Praça Argentina. Ela teve o telefone celular roubado.

Lesão
Um homem ficou ferido depois de ser atropelado por uma motocicleta, na Rua Feliciano Ribeiro. O fato foi registrado como lesão corporal culposa, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Agressão
Uma mulher foi agredida a socos por uma funcionária de um estabelecimento comercial localizado na Rua Domingos de Almeida. Segundo a vítima, a agressora lhe acusou de furtar um produto. A agressão ocorreu em via pública, em local movimentado da cidade.

Nudes
Uma mãe registrou ocorrência policial depois que fotos seminuas de sua filha começaram a ser divulgadas por um colega de escola.

Foragido
Diulhano da Silva, que estava foragido da Justiça, foi capturado pela Brigada Militar. Depois de apresentado na Delegacia de Polícia, ele foi encaminhado ao sistema prisional.

Furto I
Um homem registrou o furto de uma pasta com documentos pessoais. Ele contou que estava em um banco próximo à Estação Rodoviária, quando pegou no sono sem querer, e acabou sendo furtado.

Furto II
Uma mulher teve a carteira, com documentos pessoais e cartões de crédito furtados. O crime ocorreu dentro de um ônibus que faz o transporte urbano, enquanto a vítima se deslocava até o centro.

Flagrante
Um rapaz foi preso em flagrante por adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Thalles Souza Carpes foi abordado na Rua Adir Mascia, durante patrulhamento de rotina da Brigada Militar. Ele conduzia uma motocicleta vermelha e estava em ‘atitude suspeita’. Quando a viatura se aproximou, o rapaz, que estava com um adolescente de 14 anos na carona, empreendeu fuga, mas acabou alcançado. Ao verificar a motocicleta a BM constatou que o número do chassi não consta no sistema e a plana pertence a outra motocicleta. Ele foi levado à Delegacia de Polícia, onde foi determinado o flagrante, e posteriormente encaminhado à Penitenciária Modulada.

Trio é preso por tráfico de drogas


Gabriela Barcellos

Três pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas no final da tarde de quinta-feira, 25/8. A prisão ocorreu na Rua Pedro Surreaux, bairro Jóquei Club, depois de uma denúncia para a Brigada Militar. Os três presos estariam ameaçando um casal de moradores da região e, inclusive, efetuaram um disparo de arma de fogo na casa deles. Valdecir Vieira da Silva, Ana Tiele Belmonte Teixeira e Thiago Fernando da Cunha Lemes, o ‘Thiaguinho’ foram encaminhados à Penitenciária Modulada já durante à noite.
Assim que viram as viaturas da Brigada Militar os três tentaram fugir, mas foram capturados. Durante a fuga, eles jogaram fora uma arma de fogo e munições, que foram recuperadas pelos policiais. Valdecir tentou se livrar de um pote contendo 36 trouxinhas de maconha e R$ 20, que também foram encontrados. Já no interior da casa dos acusados os policiais encontraram outras duas trouxinhas de maconha e oito petecas de cocaína, escondidas por Ana Tiele, na máquina de lavar roupas. No sutiã da moça, que companheira de Thiago, foram encontrados R$ 170 e mais uma peteca de cocaína. Outros R$ 14,40 em moedas e R$ 425 em cédulas foram encontrados também na residência.
Os três foram levados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde o delegado Enio Tassi determinou a prisão em flagrante delito dos três por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo.

Nome falso
Na Delegacia de Polícia, Valdecir se identificou como Marcelo Bitencourt Severo, nome este que consta no auto de prisão em flagrante inicial. No entanto, ao passar pelo sistema de identificação da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) na Penitenciária Modulada a mentira foi descoberta e a verdadeira identidade do bandido foi revelada. Valdecir estava foragido da Justiça, razão pela qual identificou com o nome de um cunhado. A ‘mentirinha’ foi registrada na manhã de ontem, 26/8, como falsidade ideológica.

Polícia Civil indicia acusados pela morte do menino Bruno: O inquérito policial foi remetido à Justiça ontem.



Gabriela Barcellos

A delegada Caroline Bortolotti Huber, da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) indicou ontem, 26/8, os dois homens presos pela morte do menino Bruno Ricardo Alves Maurer, de 17 anos, morto em um assalto no início do mês. O crime foi classificado como latrocínio e vitimou também Jian Francisco Oliveira, de 21 anos, que felizmente não foi ferido fatalmente.
O crime que chocou a comunidade a pouco mais de uma semana está esclarecido. A Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) prendeu na madrugada de terça-feira, 16/8, Diego Fernando Fialho Pintos, 20 anos, conhecido como ‘Didi’, apontado como autor do disparo que matou o menino Bruno Ricardo Alves Maurer, de 17 anos. Bruno foi morto no portão de casa, na Rua Andradas, durante um assalto. Foram indiciados Diego Fernando Fialho Pintos, de 20 anos, conhecido como ‘Didi’, e Carlos Henrique Herrera Gutierrez, de 21 anos, conhecido como ‘Keno’. Ambos estão recolhidos à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU).
De acordo com a delegada Caroline, que conduziu a investigação desde o primeiro momento, ‘Didi’ é o homem que abordou as vítimas, anunciando o assalto e efetuou o disparo contra Bruno, além de ter agredido Jian com uma coronhada na cabeça. Enquanto isso, ‘Keno’ o aguardava a poucos metros, na motocicleta Honda CG Titan vermelha utilizada na fuga. Os dois rapazes não tinham antecedentes como adultos, mas ‘Didi’ respondeu, ainda quando adolescente, por tráfico de drogas, e ‘Keno’ por porte de arma de fogo. Nenhum dos dois acusados confessou o crime, mas para a Polícia não há dúvidas quanto a autoria e ainda quanto a motivação do delito. O objetivo dos dois assassinos, de acordo com a Delegada era de roubar as vítimas.

O crime
Por volta de 20h do último dia nove, Bruno e Jian estavam no portão da casa do adolescente quando Didi se aproximou e anunciou o assalto. Jian foi o primeiro a entregar o telefone celular ao bandido, mas ainda assim foi agredido. Já Bruno sequer teve tempo de entregar o aparelho. Ele foi ferido com um tiro a queima roupa no peito.

As prisões
Carlos Henrique foi o primeiro dos dois acusados a ser preso, três dias após o crime. Ele foi ouvido pela Delegada, que representou por sua prisão temporária imediatamente. Antes mesmo do término do depoimento, o Poder Judiciário concedeu o pedido e o rapaz foi encaminhado à Penitenciária Modulada. Já Diego foi preso uma semana depois do crime, na Estação Rodoviária. No dia seguinte ao crime ele comprou uma passagem para Santa Catarina. No mesmo dia, depois de prestar depoimento pela primeira vez, embarcou para o estado vizinho, retornando na madrugada da prisão. Sabendo de seu retorno e já com o mandado de prisão expedido pela Justiça, Caroline e sua equipe o aguardavam desembarcar.

Embrapa lança tecnologias e apresenta novidades na Expointer 2016


Fernando Goss

Na 39ª edição da Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer 2016), o público poderá conhecer lançamentos da Embrapa para o setor agropecuário do país. As novidades da empresa, bem como outras tecnologias e serviços, estarão na Casa da Embrapa, dentro do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro. O lançamento oficial das cultivares de cereais, software, aplicativos para dispositivos eletrônicos e publicações da Embrapa ocorre no dia 28, às 10h.
Entre os destaques está o lançamento de quatro cultivares de cereais. A Embrapa Trigo (Passo Fundo) desenvolveu e apresenta ao mercado três cultivares: os trigos BRS Reponte (grãos) e BRS Pastoreio (pasto e grãos) e a cevada BRS Quaranta (cevada cervejeira). Atualmente, mais de 90% da cevada cultivada no Brasil é proveniente do material genético da Embrapa, e a BRS Quaranta é uma cultivar de cevada cervejeira de duas fileiras de grãos, de alto rendimento e qualidade. O destaque é a resistência ao oídio, principal doença na cultura.
A cultivar de trigo BRS Reponte tem ciclo precoce, com elevado potencial produtivo e qualidade tecnológica para panificação, dando mais opções para os produtores deste cereal. Já o trigo de duplo propósito, destinado aos sistemas de produção leiteira da agricultura familiar, permite o pastejo dos animais na época de escassez de forragens (vazio outonal) e posterior colheita de grãos. A cultivar BRS Pastoreio é um trigo duplo propósito, desenvolvido para apresentar ausência de aristas (filamentos na espiga do trigo) que indicam a cultivar para silagem de planta inteira, sem riscos de ferir a mucosa animal durante a ingestão do alimento.
A Embrapa Clima Temperado (Pelotas) vai lançar a variedade BRS 358, cultivar de arroz irrigado voltada à culinária japonesa e com foco em nichos de mercado especializados. A variedade apresenta rendimento industrial de grãos superior a 65%, peso médio de 23g para cada mil grãos e ciclo de 108 dias, sendo resistente à brusone da palha e da panícula, e à mancha parda e de grãos. Além disso, seus grãos são do tipo curto, sendo semelhantes aos do arroz Cachinho.
Com o objetivo de ajudar o produtor na tomada de decisões, serão lançados pela Embrapa três aplicativos eletrônicos. Desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP) e pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP), o aplicativo móvel digital Roda da Reprodução é uma ferramenta para apoiar o gerenciamento de rebanhos leiteiros. Disponível gratuitamente na internet permite monitorar de maneira simples o estado produtivo e reprodutivo de um rebanho. Uma série de informações geradas auxilia na identificação de animais com problemas reprodutivos, programação das coberturas, visualização da distribuição dos partos, proximidade da data de secagem das vacas, reconhecimento de animais com período de lactação curto e previsão de proximidade de retorno ao cio.
No âmbito do arroz, uma novidade é a disponibilização da ferramenta do GD Arroz via aplicativo para smartphones e tablets – ferramenta digital para auxiliar os produtores de arroz irrigado. Desenvolvido pela Embrapa Clima Temperado, o aplicativo ajuda a estimar a data de ocorrência da diferenciação da panícula (DP) e, assim, realizar a adubação nitrogenada em cobertura (ANC). A prática tem influência direta na produtividade da cultura e contribui para maior eficiência técnica e econômica.
Já a Embrapa Pecuária Sul (Bagé) apresenta na feira o sistema PampaPlusNet, desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira de Hereford e Braford e a empresa de consultoria WebRural. O sistema tem como objetivo agilizar o cadastramento das informações dos animais das raças Hereford e Braford e o envio dessas ao setor de registro genealógico e ao programa de avaliação genética oficial da ABHB – o programa PamPaplus. Dessa forma, o criador pode cadastrar e acessar as informações dos animais, registrados ou não, de qualquer computador, tablete ou smartphone que possua acesso à internet.
Durante a Expointer, a Embrapa Pecuária Sul lançará também processos agroindustriais para produtos cárneos ovinos: presunto ovino curado tipo espanhol (defumado ou não), presunto ovino curado tipo norueguês (defumado ou não), copa ovina (defumada ou não), copa ovina defumada winery, copa ovina defumada brewery e linguiça ovina light. Esses processos são fruto de um projeto de aproveitamento integral da carcaça e dos componentes não-carcaça de ovinos, valorizando também a utilização de animais de diferentes categorias, como borregos, cordeiros e ovelhas de descarte. Esses processos serão posteriormente repassados a agroindústrias, contribuindo para aumentar a renda de produtores e fortalecer a cadeia produtiva da ovinocultura. 
Duas publicações estão na lista de lançamentos na Expointer. O Catálogo de Soluções Tecnológicas da Embrapa Pecuária Sul tem como objetivo principal qualificar e ampliar o atendimento da unidade aos seus clientes e parceiros. Na publicação estão detalhadas as principais tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos nos últimos anos em áreas como bovinocultura de corte, ovinocultura, bovinocultura de leite e forrageiras. A Embrapa Clima Temperado apresenta o livro “Oliveira: aspectos técnicos e cultivo no sul do Brasil”, que traz informações para estimular uma cultura com potencial para se tornar expressiva no país em médio e longo prazo. A publicação agrega dados da oliveira no mundo e no Brasil, com capítulos dedicados ao clima, solos, zoneamento edafoclimático para o Rio Grande do Sul, cultivares, propagação, instalação do olival, poda, doenças, pragas, colheita, custos de implantação e manutenção do olival e produção integrada de oliveiras.
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília/DF) desenvolveu uma tecnologia que pode auxiliar produtores de soja e de arroz no combate a um dos piores inimigos dessas culturas no país: os percevejos. Trata-se da utilização de semioquímicos (feromônios) para monitorar e controlar esses insetos nas lavouras, reduzindo o uso de defensivos químicos. Na Expointer 2016, serão anunciados dois resultados em benefício dos produtores de soja e de arroz no Brasil. No caso da soja, trata-se do licenciamento da tecnologia de feromônios para a empresa ISCA Tecnologias Ltda., que vai disponibilizá-la para o setor produtivo. No caso do arroz, será o lançamento dessa tecnologia para controlar o percevejo-do-colmo (Tibraca limbativentris), uma das piores pragas dessa cultura no país porque suga a seiva nos colmos (caules) das plantas, diminuindo a produção de grãos e causando perdas na produção de até 80%. O inseto ocorre na maioria das regiões produtoras de arroz do Brasil e é nocivo aos diferentes sistemas de cultivo, tanto irrigados (terras baixas) como de sequeiro (terras altas).
Além dos lançamentos, a Embrapa apresenta também tecnologias já disponíveis para os produtores. A Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves) leva para a feira o Suquificador Integral, equipamento criado para ajudar pequenos produtores de uva do país. Desenvolvido em parceria com a empresa Monofrio, o equipamento possibilita a produção de suco de uva em um processo em que não há acréscimo de água. Já a Embrapa Suínos e Aves (Concódia/SC) leva para a Expointer um pacote de cinco aplicativos para smartphones e web, que atendem demandas de custos, sanidade animal e nutrição, entre outros. Os visitantes também poderão conhecer um protótipo em escala reduzida do abatedouro móvel para suínos, lançado na Expointer do ano passado. A Embrapa Produtos e Mercado (Brasília/DF) participa do evento na promoção de tecnologias, processos, produtos e serviços da Empresa em exposição na Casa da Embrapa.
A Embrapa Soja (Londrina/PR) também estará presente na Expointer, apresentando tecnologias relacionadas ao manejo da oleaginosa. Um dos temas abordado é a ferrugem-asiática da soja, a doença mais severa da cultura. Durante o evento, serão demonstradas folhas de soja infectadas pela ferrugem em três estágios diferentes e será distribuído um folder com informações sobre o Consórcio Antiferrugem e uma publicação sobre a eficiência de fungicidas para controle da ferrugem asiática da soja. Outro apresentado é o Manejo Integrado de Pragas, um conjunto de tecnologias baseado na amostragem de pragas e no monitoramento da lavoura para a tomada de decisão com relação ao controle de pragas. A Embrapa vai distribuir, durante o evento, um comunicado técnico sobre inimigos naturais de Helicoverpa armigera em soja. A Embrapa também irá apresentar informações sobre a Fixação Biológica do Nitrogênio. Esse nutriente é o mais requerido pela cultura e pode ser obtido gratuitamente na natureza, por meio de algumas bactérias do gênero Bradyrhizobium (rizóbios).

Palestras e minicursos
A Embrapa promove um conjunto de palestras em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-MAPA, com conteúdo técnico relacionados à produção agropecuária, além de dois minicursos na cozinha experimental de culinária com butiá e molho de pimenta.

Preço do gás de cozinha deve subir até R$ 7 em setembro

Os donos das revendas Cachoeira estão avisando os clientes: vai subir o preço do gás liquefeito de petróleo (GLP), ou seja, o botijão de 13 quilos de gás de cozinha. As novas remessas já estão chegando com o valor reajustado e o consumir deve sentir o peso no bolso a partir da próxima quinta-feira, 1º de setembro. Segundo as empresas o aumento dever ser de 9%, o que representa entre R$ 3 e R$ 7 a mais para o consumidor final, por botijão.
Conforme a Associação Brasileira dos Revendedores de GLP (Asmirg-BR), o aumento pode chegar a 10% no país, perto da inflação que, nos últimos 12 meses, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), é de 9,56. Presidente da Asmirg-BR, Alexandre Borjaili, destaca que os motivos são os aumentos de custos operacionais e salarial dos trabalhadores da indústria do gás – a convenção coletiva da categoria acontece sempre em setembro.
Esse será o terceiro aumento registrado em um ano. Em setembro de 2015, após 12 anos de congelamento, a Petrobras autorizou um aumento de 24% – o equivalente a R$ 10. Em março passado, nova alteração trouxe acréscimo de até R$ 4 nos botijões de 13 quilos. Rádio Fandango.

Funcionários são orientados a economizar energia

Daiany Mossi

Os prédios públicos continuam sem energia elétrica. O corte ocorreu há 20 dias, diante do não pagamento do parcelamento da dívida por parte da Prefeitura de Uruguaiana. 
Para garantir a manutenção dos serviços, o Executivo locou um gerador de energia, instalado junto ao antigo Fórum e determinou o uso de geradores de pequeno porte pertencentes ao município. 
Ontem, a Secretaria de Obras emitiu uma nota de apelo aos servidores, solicitando a colaboração de todos na economia de energia. “A Prefeitura possui vários geradores de pequeno porte e estes estão sendo utilizados em alguns setores, como por exemplo, a secretária de Obras. No setor, a demanda de energia é grande em razão do uso de muitos equipamentos eletrônicos e por ser um prédio privilegiado pela luz natural, os funcionários foram orientados a desligarem as lâmpadas quando não houver a necessidade do uso”, disse Carloto.
A Prefeitura tenta reverter o quadro na Justiça.

Coleta de sangue integra Semana Nacional da Pessoa com Deficiência


Durante todo o dia, a Associação dos Amigos dos Deficientes Físicos de Uruguaiana (AADUR), realiza atividade relacionada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com o tema “o futuro se faz com a conscientização das diferenças”. A ação está sendo realizada junto à sede da entidade. A Unidade Móvel de Coleta do Banco de Sangue de Uruguaiana (HEMOURU) está sendo utilizada na captação de doações até às 16h.
A cuidadora de idosos Pamela Esquivel (31) foi uma das pessoas que buscou a doação de sangue nesta manhã. Segundo ela doar sangue é um ato de amor. “A gente salva vidas e isso me conforta muito”, disse. Já o eletricista Diego Goulart (19), preocupado com a necessidade de doações destinou seu tempo no início da manhã para contribuir na campanha. “Minha mãe precisou de sangue em uma ocasião e hoje achei que era a minha vez de doar”, ressaltou.
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar pelo menos 50 kg, estar bem alimentado e apresentar documento com foto. Pessoas resfriadas, que estão amamentando ou com ingeriram bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da doação, não podem fazer o procedimento. Com informações da Santa Casa de Caridade.

Uruguaiana vive Enart a partir de hoje


Daiany Mossi

Uruguaiana será sede neste final de semana, de um dos eventos mais tradicionais do Rio Grande do Sul: o Encontro de Tradição e Arte (Enart). Cerca de 6 mil pessoas participarão das apresentações que envolverão 14 entidades tradicionalistas. 
O evento será no Ginásio Municipal, no sábado e domingo, sendo que também serão realizadas atividades na Praça da Estação Férrea. 
Conforme o secretário de Indústria e Comércio, Jorge Prestes, o evento reunirá tradicionalistas de todo o Estado. Os melhores qualificados participarão da grande final do evento. 
O Enart é um dos maiores festivais de arte amadora da América Latina. É um evento tradicionalista gaúcho. Promovido pelo MTG, é realizado anualmente em três etapas. As regionais, as inter-regionais, e a final. Envolve competidores de todo o estado, e espectadores de todo o mundo. Estima-se haver mais de dois mil concorrentes por ano, e mais de 60 mil espectadores na fase na final. É de extrema importância para o Rio Grande do Sul, pois é o maior evento tradicionalista gaúcho do mundo, segundo fontes ligadas ao MTG. 
O concurso será disputado nas modalidades: Danças tradicionais, Chula, Gaita piano, Gaita de boca, Gaita botão até 8 Baixos, Gaita Botão + de 8 Baixos, Bandoneon, Violino ou rabeca, Violão, Viola, Conjunto instrumental, Conjunto vocal, Intérprete solista vocal masculino, Intérprete Solista vocal feminino, Trova campeira (Mi Maior de Gavetão), Trova de martelo, Trova estilo Gildo de Freitas, Declamação masculina, Declamação feminina, Pajada, Causa e Danças de salão. 
As apresentações iniciam às 8h30min.

Comissão prepara processo de Votação Paralela

Uma comissão - formada em cada um dos tribunais regionais eleitorais – coordena o processo de Votação Paralela, auditoria usada pela Justiça Eleitoral desde 2002 para comprovar a correta captação e contabilização do voto pela urna eletrônica.
A auditoria consiste em uma simulação da votação, com urnas eletrônicas e candidatos oficiais, que ocorre paralelamente à votação normal, no mesmo horário - das 8h às 17h -, no dia da eleição. Na véspera do pleito, sábado, quatro urnas eletrônicas do Estado serão sorteadas para passar pelo processo. Na ocasião, estas urnas já devem estar lacradas e instaladas, prontas para o pleito. Então, serão substituídas e trazidas para a Capital. A Votação Paralela acontece no Prédio 50 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) - a Universidade também é o maior local de votação do RS. 
No domingo (2 de outubro), realiza-se a digitação de votos em candidatos oficiais - estes votos estarão escritos em cédulas de papel previamente preenchidas por entidades representativas da sociedade. Os fiscais que acompanham a auditoria também anotam os votos, durante a digitação, em planilhas. Ao final dos trabalhos, às 17h, são emitidos os Boletins de Urna e os resultados são confrontados com as anotações realizadas pelos fiscais. Todo este processo é filmado e reproduzido simultaneamente em aparelho de televisão no local. A filmagem amplia a transparência da Votação Paralela. O resultado desta votação não é transmitido nem contabilizado na totalização oficial do pleito.
Todas as etapas são públicas, além se serem acompanhadas por empresa de auditoria contratada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A Comissão da Votação Paralela é presidida pela juíza do Pleno do TRE-RS, Gisele Anne Vieira de Azambuja, e formada por servidores de diversas áreas do Tribunal, como a Corregedoria, a Secretaria Judiciária e a Secretaria de Tecnologia da Informação.
Com informações do TRE/RS.

Jacini pede exoneração e Satori traz a Força Nacional de Segurança


Gabriela Barcellos

O secretário de Segurança pública do Estado, Wantuir Jacini, deixou o cargo ontem, 26/8. Assim que tomou conhecimento do pedido de exoneração de Jacini, o governador José Ivo Sartori (PMDB), que estava em Brasília, constituiu um Gabinete de Crise, que será coordenado pelo vice-governador José Paulo Cairoli. Enquanto um novo secretário não for nomeado, é esse Gabinete que responderá pela área.
Em nota, a Governo do Estado se disse solidário com os familiares das vítimas da criminalidade, especialmente de Cristine Fonseca Fagundes, assassinada na quinta-feira, 25/8. Sartori convocou todo o comando da Segurança Pública para uma reunião emergencial, que ocorreu no início da manhã de ontem, no Palácio Piratini, sob o comando de Cairoli, para tratar de novas providências e ações na área.

Força Nacional
Em Brasília, Sartori pediu apoio da Força Nacional de Segurança para a guarda externa em presídios, além de recursos para investimentos no sistema prisional e na aquisição de equipamentos e viaturas.
O presidente da República em exercício Michel Temer, garantiu o envio da Força Nacional de Segurança, ainda neste fim de semana. O efetivo que será direcionado para o estado estava atuando na Olimpíada. São cerca de 150 homens e 30 viaturas, que permanecerão no Estado pelo tempo que for necessário.

Condenação criminal: Schneider tem até segunda para apresentar certidões negativas

O pedido de documentação foi feito pelo juiz eleitoral, André Coelho, sob pena de indeferimento do registro de candidatura.

Gabriela Barcellos

O juiz da 57ª Zona Eleitoral, André Luís Ferreira Coelho, solicitou à coligação ‘Trabalho, Seriedade e Compromisso’ (PSDB/DEM), que tem o prefeito Luiz Augusto Schneider (PSDB) como candidato, a apresentação de documentação complementar para suprir ‘irregularidades relativas ao requerimento de registro de candidatura’, sob pena de indeferimento do registro.
Conforme a intimação, foi encontrada uma condenação criminal do Prefeito transitada em julgado, o que o deixaria inelegível. No entanto, a coligação recebeu 72 horas – até segunda-feira, 29/8 – para contestar a irregularidade.

A condenação
A condenação criminal referida pelo Juiz é oriunda da Justiça Federal, em ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal (MPF). Schneider é acusado de, enquanto secretário municipal de Saúde no Governo Felice, ter participado de um esquema que lesou os cofres públicos. Schneider, outras três pessoas e a empresa Sulmedi Comércio de Produtos Hospitalares LTDA foram condenadas em primeiro grau. A ação judicial foi um desdobramento da chamada Operação Saúde.
A empresa era responsável por fornecer medicamentos ao município, e, segundo o MPF, embota tenha recebido por isso, jamais teria repassado os medicamentos. Um dos outros condenados na ação, à época farmacêutico da Secretaria, atestava o recebimento dos remédios, a mando de outro condenado. Um terceiro réu realizava supostos encontros, com a presença de Schneider, que tinham como objetivo o pagamento de quantias em dinheiro para encobrir a fraude.
Na decisão, do juiz Adérito Martins Nogueira Júnior, da 2ª Vara Federal de Uruguaiana, Schneider e os demais envolvidos foram condenados a devolver à União o total de R$336,8 mil. Porém, a ação ainda tramita em fase de recurso, não tendo, portanto, transitado em julgado.

A defesa
O coordenador de sua campanha de Schneider e secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes, explica que a contestação será entregue à Justiça Eleitoral ainda hoje, 27/8. 
Conforme ele, todas as certidões negativas necessárias foram obtidas e, no início da noite de ontem a defesa era preparada pelos advogados Mateus Carvalho e André Linck. “Houve um equívoco. O Prefeito está totalmente apto a concorrer, pois não há nenhuma condenação transitava em julgado. Existe uma falta de sintonia nas informações entre os órgãos que compõem a Justiça”, disse Lopes. Procurado, o prefeito Luiz Augusto não atendeu a reportagem do Jornal CIDADE.

Painel Ed.2649

Dia do Soldado
Ocorreu na manhã de quinta-feira, 25/8, a tradicional solenidade cívico-militar alusiva ao Dia do Soldado, frente ao Palácio Rio Branco. O evento contou com desfile da tropa e entrega de honrarias, sob coordenação do general de brigada Wilson Mendes Lauria, comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua. Estiveram presentes autoridades civis e militares.

Parabéns

O Ney Ulrich Filho comemora mais um ano de vida neste domingo, 28/8. Parabéns, Neyzinho!

Crioulos I

A Expointer 2016 inicia oficialmente hoje, 27/8, mas desde quinta-feira, 25/8, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos está desenvolvendo sua programação no Parque de Exposições Assis Brasil. Na quinta-feira, foi realizada a Morfologia do Freio de Ouro, tanto de machos quanto das fêmeas, o exame de admissão da Morfologia; já a programação de ontem, 26/8, incluiu Andaduras/Figura/VSP/Esbarrada e para hoje está agendada a primeira fase da Prova de Mangueira e da Prova de Campo.

Crioulos II
Cada uma das decisões do cavalo Crioulo conta com cobertura ao vivo através do portal da Associação. A apresentação é da jornalista Estela Facchin e os comentários estão a cargo dos técnicos Thiago Persici e Cláudio Neto de Azevedo.

Utilidade pública

O Parlamento aprovou na quinta-feira, 25/8, o projeto de lei de autoria do vereador Marcelo Lemos (PDT), que concede ao Sá Viana Futebol Clube o título de Utilidade Pública. Aprovado por unanimidade, o projeto visa reconhecer o serviço prestado pelo clube desde 1940, conforme o autor. As lideranças do Sá Viana acompanharam a votação.

Equivoco I
Atribuir a insegurança pública ao governador Sartori e as forças sob seu comando, como Polícia Civil ou Brigada Militar, é um equívoco. É da Justiça o monopólio de punir bandidos. Enquanto o delegado prende pensando no direito do cidadão, a Justiça solta pensando no direito dos bandidos.

Equívoco II
“Governo” é um conjunto de normas emanadas do Legislativo, cumpridas pelo Executivo, e sopesadas pelo Judiciário. Sartori é chefe apenas de um desses poderes. Elaborar e aplicar as leis são responsabilidade dos outros dois.

Propaganda I
Começou ontem a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Este ano, a propaganda terá dez dias a menos que nas eleições anteriores, se estendendo até o dia 29 de setembro somente.

Propaganda II
Por falar em propaganda, alguém viu a participação do prefeito Luiz Augusto Schneider (PSDB) no bloco?

Aumento
Especula-se que o aumento de salário para os parlamentares poderá chegar a 15%. A fixação do subsídio é feita pelos próprios vereadores, na última sessão da legislatura, até 30 dias antes das eleições, de acordo com a Lei Orgânica do Município.

Polo
Acontece entre os dias oito e onze de dezembro, no Círculo Militar, o Torneio Internacional de Polo ‘Cidade de Uruguaiana’. O evento é organizado pela pelo 8º Regimento de Cavalaria Mecanizado e terá a participação de equipes do Brasil, da Argentina e do Uruguai.

Vagas no Sine
Eletricista de instalações de veículos automotores (auxiliar)...1

Expointer
Acontece nesta manhã a abertura oficial da 39ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A abertura será feita pelo governador José Ivo Sartori (PMDB), e terá a presença, entre outras autoridades, do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi.

Indiciado I
A Polícia Federal (PF) indiciou, no início da tarde de ontem, 26/8, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a mulher dele, Marisa Letícia, o ex-presidente da OAS, José Adelmario Pinheiro Filho (conhecido como Léo Pinheiro); o arquiteto Paulo Gordilho; e o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, por crimes como corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro.

Indiciado II
Os cinco são investigados, na Operação Lava Jato, por supostas irregularidades na aquisição e na reforma de um apartamento tríplex do Edifício Solaris, no Guarujá, no litoral de São Paulo, e no depósito de bens do ex-presidente.

BT
A Cabanha Basca realizou na noite de ontem, a partir das 21h, o remate ‘BT a Marca da Função’, a cargo da Premier e Tellechea e Bastos Leilões. O leilão integrou a programação oficial do cavalo Crioulo na 39ª Expointer.