sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Ed. 2664 - Nosso futuro nas urnas

Aqui, a edição digital...
  1. Terrorismo estrutural no país
  2. Simerco
  3. CineSesc I
  4. CineSesc II
  5. Visão de futuro I
  6. Aniversário I
  7. Noite da Pecuária
  8. Visão de futuro II
  9. Vagas Sine
  10. ITR
  11. Uber
  12. Na frente
  13. Aniversário II
  14. Votação
  15. Mutirão I
  16. Mutirão II
  17. Atrás
  18. Simur derruba vinculação do ITR ao Fundestradas
  19. Administração Schneider rompe limite da Lei de Responsabilidade Fiscal
  20. Josefina quer acionar Anatel
  21. MPE, PF e Brigada Militar fiscalizarão eleições
  22. Eleitores vão às urnas neste domingo
  23. Cartório muda seções
  24. Transporte público não será gratuito
  25. US$ 2 milhões em negócios são esperados em feira nos Estados Unidos
  26. Missões de inspeção sanitária avaliarão sistema brasileiro
  27. Divulgada a edição de setembro da Revista
  28. PAA repassa R$ 12,9 milhões a agricultores familiares em setembro
  29. Adolescente é acusado de estuprar menina de dez anos
  30. Acusados de roubo são apreendidos pela BM
  31. Agressão I
  32. Agressão II
  33. Agressão III
  34. Acidente
  35. Boas escolhas
  36. IF Farroupilha mantém Concurso para professores
  37. MEC divulga dados do Censo Escolar 2016
  38. Divulgada a lista de oficinas e minicursos aprovados
  39. Entrevista: Fernanda Takai escreve livro infantil inspirado na filha
  40. Jon Favreau deve dirigir nova versão de O Rei Leão
  41. Conheça a trilogia de horror mais perturbadora do momento
  42. Dicas para Cuidar dos Pés
  43. “Os Cavaleiros do Zodíaco” voltará à TV aberta
  44. Globo cancela novela
  45. Malhação
  46. Sol Nascente
  47. Haja Coração
  48. Velho Chico
  49. Atriz sentiu “humilhação” ao ser enjaulada

Comédia italiana encerra a programação de setembro


A comédia dramática “Estamos Todos Bem” encerrará a programação do mês do projeto CineSesc Uruguaiana, com exibições nos dias 30 de setembro e 1º de outubro. O filme italiano tem sessões gratuitas programadas para as 19h (sexta-feira) e 16h (sábado), no Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984). 
Em “Estamos Todos Bem”, Matteo Scuro (Marcello Mastroianni) vive sozinho na Sicília. Ele aguarda a vinda de seus filhos no verão, mas todos acabam desmarcando a viagem em cima da hora. Matteo resolve então visitar cada um deles, algo que jamais tinha feito. Nesta viagem ele parte para as cidades de Nápoles, Roma, Milão, Florença e Turim, sendo que em cada uma delas vive um de seus filhos.
Sobre o Sesc – Em 2016, o Sesc comemora 70 anos no Brasil e, no Rio Grande do Sul, a Instituição chega a estas sete décadas atuando em 100% dos municípios. Todas as 497 cidades recebem atividades sistemáticas da instituição em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Desta forma, o Sesc/RS desempenha o papel social assim como o Senac/RS o da qualificação profissional do Sistema Fecomércio-RS que atua em âmbito econômico, político e social pela constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. 
Programação CineSesc Setembro - Uruguaiana 
30/09 e 1º/10 – “Estamos Todos Bem”
Local: Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984)
Entrada franca
Horários: 19h (sexta-feira) e 16h (sábado)

Mês da Criança tem exibição de “As férias do Pequeno Nicolau” em Uruguaiana


Em outubro, mês das crianças, o CineSescUruguaiana exibe o filme francês “As Férias do Pequeno Nicolau”, de Laurent Tirard. As sessões gratuitas para escolas acontecem, às 9h e às 14h, entre os dias 3 e 28 de outubro, no Sesc (Rua Flores da Cunha, 1984), mediante agendamento. Mais informações podem ser obtidas junto ao Sesc Uruguaiana, pelo telefone (55) 3412-2482 e pela página www.facebook.com/sescuruguaiana.
Na história, termina o ano letivo e Nicolau, seus pais e a avó viajam para o litoral com o objetivo de aproveitar ao máximo o verão. Na praia, o menino faz novos amigos e conhece uma garota, Isabelle, que ele acredita ser sua futura esposa. A obra trata das temáticas status social, sociedade do trabalho, padrões de consumo e relações afetivas.
Em 2016, o Sesc comemora 70 anos no Brasil e, no Rio Grande do Sul, a Instituição chega a estas sete décadas atuando em 100% dos municípios. Todas as 497 cidades recebem atividades sistemáticas da instituição em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Desta forma, o Sesc/RS desempenha o papel social assim como o Senac/RS o da qualificação profissional do Sistema Fecomércio-RS que atua em âmbito econômico, político e social pela constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. 

03 a 28/10 - “As Férias do Pequeno Nicolau”
Horário: 9h e às 14h 
Sinopse: Na história, termina o ano letivo e Nicolau, seus pais e a avó viajam para o litoral com o objetivo de aproveitar ao máximo o verão. Na praia, o menino faz novos amigos e conhece uma garota, Isabelle, que ele acredita ser sua futura esposa. Temáticas: status social, sociedade do trabalho, padrões de consumo e relações afetivas.

Acordo entre Brasil e Bolívia permite comércio de material genético animal

Brasil e Bolívia assinaram protocolos sanitários que permitem o comércio bilateral de embriões fertilizados in vitro e ovos para produção de vacinas e diagnóstico laboratorial. O acordo também possibilitará ao país vizinho enviar material biológico (células epiteliais) bovino de alto padrão para clonagem no território brasileiro. Depois disso, os animais clonados seguirão para a Bolívia.
Os protocolos foram assinados pelo Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária e Inocuidade Alimentar (Senasa) da Bolívia. Na avaliação do DSA, o acordo reforça a cooperação regional. 
A assinatura dos protocolos ocorreu durante a reunião da Federação Internacional de Criadores de Zebu (Ficebu), em Santa Cruz de la Sierra, na última sexta-feira (23). O ministro do Desenvolvimento Rural e Terras da Bolívia, César Cocarico, participou do encontro. Ele destacou os esforços públicos e privados que resultaram no estabelecimento do acordo.
Os participantes da reunião também enfatizaram que os governos e o setor privado do continente precisam apoiar cada vez mais o comércio regional de genética bovina, a fim de melhorar os rebanhos dos países. Com informações do Mapa.

Convenio entre Cegafe e ABCCC padroniza cursos


Nestor Tipa Júnior

O Centro Gaúcho de Formação em Equinocultura (Cegafe) firmou convênio com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) onde os cursos realizados pela instituição educacional terão o padrão da entidade máxima da raça Crioula. Com isso, os sócios da ABCCC terão descontos entre e 20% e 30% nas realizações de qualificação profissional.
De acordo com o diretor do Cegafe, Daniel Schneider, a importância deste importante convênio se dá, principalmente, na qualificação dos criadores e trabalhadores do meio equestre que poderão contar com um banco de dados de recursos humanos, podendo se cadastrar nos núcleos ou através da Internet. Além disso, cursos serão distribuídos de acordo com as demandas de cada região crioulista, onde vamos preparar cronogramas e programações específicas para cada região de acordo com o perfil e necessidade local”, observa.
Conforme Schneider, os criadores poderão solicitar junto ao Cegafe os instrutores de sua preferência e agendar cursos exclusivos para núcleos com valores diferenciados. Os sócios poderão contar com o setor de Recursos Humanos do Cegafe por valores atrativos, com a certeza de terem profissionais mais qualificados para a função desejada. “Será possível também, solicitar treinamentos de equipes de trabalho. Além disso, e ainda mais importante, será a garantia de eventos e treinamentos com o padrão e reconhecimento da ABCCC, cursos com qualidade Cegafe com ainda mais propriedade na excelência e execução”, salienta. 
O diretor do Cegafe lembra que dez anos se passaram desde o primeiro curso, sobre o Freio de Ouro, com Vilson Charlat de Souza, curso de Freio de Ouro, ainda como pessoa Física. Em 2007, com o lançamento da Primeira Escola de Ginetes ao Freio de Ouro foi inaugurada a instituição. “Durante todos esses anos foram inúmeros cursos, diversos públicos do cavalo atingido, desde o peão até o patrão e usuários do cavalo. Sempre tivemos um importante apoio da Raça Crioula, assim como nós fizemos com o cavalo crioulo, que nos recebeu de braços abertos”, completa Schneider.

Curso de Agricultura de Precisão em Porto Alegre terá segunda edição


Nestor Tipa Júnior

A Agricultura de Precisão, uma importante ferramenta de trabalho para alcançar maior produtividade nas lavouras e renda ao produtor, será tema de um curso oferecido pela Falker, empresa que desenvolve, produz e comercializa com tecnologia própria equipamentos e softwares para o setor. A segunda edição do Curso de Introdução à Agricultura de Precisão será realizado nos próximos dias 20 e 21 de outubro, em Porto Alegre.
O curso tem como público-alvo quem está começando a trabalhar com Agricultura de Precisão. Conforme o diretor da Falker, Marcio Albuquerque, o objetivo é oferecer uma formação para usuários que desejam iniciar com a ferramenta.“Trabalhando no dia a dia com Agricultura de Precisão, observamos que um dos limitantes à ampla difusão de algumas técnicas é a deficiência de pessoal treinado. Por isto, estamos oferecendo este curso para ajudar a divulgar conhecimento e eliminar barreiras para quem quer trabalhar com AP”, destaca.
Destinado a quem está começando a trabalhar com esta ferramenta, o curso terá um total de 12h de aula teórica e prática, e será oferecido de forma presencial. No programa, estão Conceitos Básicos, Amostragem de Solo, Introdução à Geração de Mapas, Mapas de Aplicação e Novas Técnicas e Tendências. A parte prática envolve o uso de software para agricultura de precisão, em notebook do participante. Albuquerque lembra que será fornecida antes do curso, versão de demonstração do FalkerMap, que é o software que usado para geração dos mapas para agricultura de precisão, com validade de 90 dias.
Para um melhor aproveitamento dos treinamentos, os interessados devem ter alguns conhecimentos prévios. “É recomendável formação superior em Agronomia ou Engenharia Agrícola, ou estudantes dos anos finais de graduação dos cursos da área e técnicos agrícolas. Assim como fluência no uso de computador e conhecimento das rotinas de plantio, adubação, controle de pragas e nutrição vegetal, entre outros”, explica Albuquerque.
As inscrições para o Curso de Introdução à Agricultura de Precisão já estão abertas e seguem até o próximo dia 30 de setembro ao valor de R$ 580,00. De 1º a 11 de outubro, o valor é de R$ 690,00. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail falker@falker.com.br ou pelo telefone (51) 3092-6200. As inscrições também podem ser feitas pelos mesmos contatos.