terça-feira, 8 de novembro de 2016

190 em ação

Assalto
Um adolescente teve o telefone celular e o boné roubados em um assalto. De acordo com ele, dois homens o abordaram, armados.

Atropelamento I
Um homem procurou a polícia depois de ter sofrido uma tentativa de atropelamento. Ele contou que caminhava pela Rua Antônio Mascia, no bairro Santo Inácio, quando uma mulher, com quem não se dá bem, tentou lhe atropelar. Ele conseguiu se esquivar.

Atropelamento II
A mulher, por sua vez, registrou ocorrência contra o desafeto, por dano e perturbação da tranquilidade. Ela contou que trafegava em baixa velocidade em razão das más condições das vias, quando encontrou o acusado e este arremessou um capacete em seu veículo, além de soca-lo. Segundo ela, as desavenças entre os dois são antigas e o homem, vizinho de sua mãe, sempre que a vê lhe ofende e agride verbalmente.

Ameaça
Uma mulher registrou ocorrência policial contra outra, que a vem perturbando e ameaçando a ela e suas filhas, diariamente, via telefone. Conforme ela, a mulher ameaça “pegá-la na rua”, assim como a suas filhas, além de ‘quebrar’ sua loja.

Furto


Um caminhão (cavalo placas MAJ 2235 e carreta placas IFG 1285, de Uruguaiana) foi furtado do pátio da empresa Romeu Transportes, localizada na BR-472 KM 579, ontem, 7/11. O veículo estava carregado de bobinas.

Tentativa de homicídio
Um uruguaianense sofreu uma tentativa de homicídio em São Gabriel. De acordo com a esposa, que registrou a ocorrência, ele estava a trabalho naquele município quando foi agredido por três homens. Hospitalizado em São Gabriel com ferimentos graves, ele já foi transferido para o Hospital Santa Casa de Caridade.

Furto
Uma bicicleta foi furtada da frente do supermercado Rispoli. Um homem arrebentou o cadeado que a prendia. Quando deixou o supermercado, o dono não mais a encontrou.

Incidência de embriaguez ao volante assombra Uruguaiana

Gabriela Barcellos

A embriaguez ao volante continua sendo um grave problema no trânsito. Apesar de a partir de dezembro de 2012 a legislação ter ficado mais rigorosa, estabelecendo tolerância zero para qualquer nível de alcoolemia, tanto nas estradas quanto dentro da cidade, o número de pessoas flagradas dirigindo sob efeito de álcool é bastante significativo. Nesta semana, quatro pessoas foram presas em flagrante por embriaguez ao volante em poucas horas, todas dentro da área urbana.
Na Rua Quinze de Novembro, onde a secretaria de Segurança e Trânsito realizava a Operação Balada Segura, dois homens foram detidos e encaminhados à Delegacia de Polícia. Um deles apresentou resultado de 0,46 mg de álcool por litro de ar expelido. No teste do outro motorista, o índice foi ainda maior, 0,54 mg de álcool por litro de ar. Em ambos os casos, o delegado de plantão, Enio Tassi, os autuou em flagrante por embriaguez ao volante e fixou fianças de um salário mínimo para cada.
Já na Rua José Garibaldi, outro motorista, desta vez conduzindo uma motocicleta, foi detido pela Brigada Militar depois de envolver-se em um acidente. O bafômetro apontou 1,16 mg de álcool por litro de ar expelido. A BM o apresentou na DPPA, onde ele também foi autuado em flagrante e teve a fiança fixada em três salários mínimos.
Por fim, outro motorista foi detido, também pela Brigada Militar, na Rua Senador Pinheiro Machado, após causar um acidente grave. Ele atropelou duas pessoas. Uma delas veio a óbito horas depois no Hospital Santa Casa de Caridade e a outra permaneceu internada. Inicialmente ele foi preso por embriaguez e por lesão corporal, mas com a morte de uma das vítimas, foi autuado por homicídio doloso.
No último dia dois, outro acidente resultou em morte. Uma jovem de 20 anos, alcoolizada e sem carteira de habilitação atropelou e matou uma mulher na Rua Quinze de Novembro. Uma segunda vítima ficou internada em estado gravíssimo.
Atualmente o condutor que ingerir qualquer quantidade de bebida alcoólica e for submetido à fiscalização de trânsito está sujeito à multa de R$ 1.915,40 e a suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Em caso de reincidência o valor da multa será dobrado. Se a concentração de álcool no sangue for maior do que 0,34 mg/L, a infração passa a ser crime de trânsito, o condutor é preso e a pena pode variar de seis meses a três anos, além da suspensão do direito de dirigir, de acordo com o Artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.
A bebida compromete inúmeras faculdades físicas que interferem na capacidade motora, afetando a percepção de tempo, espaço, distância, profundidade e os reflexos do motorista. Dependendo da pessoa, os sintomas podem variar de uma sensação de sonolência até uma atitude agressiva. Em ambos os casos o resultado é prejudicial ao ato de dirigir.

Adolescentes são apreendidos em flagrante por estupro de vulnerável

Gabriela Barcellos

Dois adolescentes foram apreendidos em flagrante por estupro de vulnerável. O fato ocorreu na noite de domingo, 6/11, por volta de 23h30min, na Rua Nenézio Fabrício, bairro Rui Ramos. A ocorrência foi atendida pela Brigada Militar, que fora acionada via 190.
Ao chegar no local do crime os policiais militares encontraram a vítima, J.G.C. de 19 anos, bastante abalada, e com ela um dos acusados, O.F.Q., de 16 anos, que tentou fugir dos policiais, mas acabou detido.
Aos policiais, ele confirmou ter mantido relações sexuais com a vítima, mas disse que foram consensuais. Também foi ele quem ‘engregou’ o companheiro de crime e forneceu aos policiais o e endereço do outro menor. Ao chegar à casa de B.R.B.A., de 15 anos, os PMs não o encontraram. Instantes depois, porém, o jovem chegou a casa. Questionado pelos policiais, ele também confessou ter mantido relações sexuais com a vítima, mas também alegando que o ato fora consentido por  J.G.C.
Já a vítima alegou ter sido realmente estuprada. Bastante abalada, ela contou aos policiais que os dois menores lhe seguraram pelos braços, a arrastaram para o local do crime – um terreno baldio – e durante todo o ato taparam sua boca para que ela não gritasse por socorro.
Os três foram encaminhados à Santa Casa de Caridade e, enquanto os dois menores foram examinados e liberados, a vítima permaneceu internada. Os adolescentes foram então encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde a delegada de plantão, Caroline Huber, os apreendeu em flagrante por estupro de vulnerável. Isso porque apesar de ser maior de 14 anos, a vítima seria portadora de necessidades especiais, não tendo capacidade para consentir.

Uruguaianense de 15 anos é executado em Porto Alegre

Luís Eduardo Lemes foi morto na noite de domingo, no bairro Cristal em Porto Alegre. No local, cerca de 40 capsulas foram encontradas.

Gabriela Barcellos

Um adolescente uruguaianense de 15 anos foi assassinado em Porto Alegre, na noite de domingo, 6/11, por volta de 23h. O crime ocorreu na Rua Diomário Moojen, há poucas quadras de casa, no bairro Cristal, zona sul da Capital. O corpo de Luís Eduardo Rosa Lemes foi transladado para Uruguaiana, mas até o fechamento desta edição ainda não tinha chegado ao município. De acordo com a família, Luis Eduardo voltava para casa após passar o domingo na casa de amigos. Ele costumava passar pela rua em que foi morto com frequência.
O crime está sendo apurado pela 6ª Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), aos cuidados da delegada Roberta Bertoldo. Até o momento, as informações dão conta de que uma caminhoneta EcoSport escura passou pelo jovem, estacionou um pouco à frente de onde o adolescente caminhava e o aguardou. Assim que ele se aproximou, dois homens desceram e o executaram.
Conforme a Delegada, os indícios são de que ele era realmente o alvo dos bandidos, mas a motivação do crime permanece um mistério. Luis Eduardo não tinha antecedentes e trabalhava em uma oficina mecânica na região. “Pelo que observamos na cena do crime, o adolescente era realmente o alvo, mas apuramos que ele não tinha qualquer tipo de envolvimento com a criminalidade”, disse Roberta Bertoldo.
Somente a análise do Instituto-Geral de Perícia, cujo laudo deve ser concluído em dez dias, poderá apontar quantos tiros atingiram a vítima, mas sabe-se que foram mais de dez disparos. No local do crime, a Polícia Civil encontrou aproximadamente 40 cápsulas deflagradas, de pistolas calibre .380 e 9 mm.
Inúmeras buscas foram feitas na região, mas ninguém foi preso até o momento. O próximo passo será a análise das imagens de câmeras de segurança da região, a fim de identificar os bandidos.

Paralisação dos auditores fiscais gera transtornos

Daiany Mossi

A paralisação dos auditores da Receita Federal está afetando o transporte de cargas em todo o País. Em Santa Catarina, a Justiça Federal concedeu uma liminar à Federação das Indústrias na última sexta-feira, para assegurar a movimentação de mercadorias no Complexo Portuário do Itajaí. 
Em Uruguaiana, centenas de caminhoneiros aguardam liberação na fila do Porto Seco Rodoviário debaixo de um sol de quase 40ºC, sem água e sem acesso aos banheiros. Há veículos aguardando liberação a mais de uma semana.
A paralisação é em protesto contra o projeto de lei 5864/2016. A proposta desmonta a estrutura funcional dos cargos, permite que a Receita Federal seja administrada por indicação política, reduz a autonomia dos auditores-fiscais e compartilha a autoridade tributária e aduaneira com outros servidores. O que, no entendimento dos auditores, “cria o caos” e inviabiliza operações de combate à corrupção.
Em nota, quando deflagrada a greve, os auditores afirmam que “o desmonte da Receita Federal prejudica tanto a União como os estados e os municípios, que perdem os recursos do Fundo de Participação e deixam de investir em educação, saúde, infraestrutura, segurança pública e programas sociais”, avaliam. 

Curso de Cross Training tem inscrições abertas no Sesc

Profissionais e estudantes da área de Educação Física podem se inscrever para o Minicurso de Cross Training que será ministrado, nos dias 25 e 26 de novembro, no Sesc Uruguaiana. O aperfeiçoamento profissional está com inscrições abertas e ocorrerá no Sesc local (Rua Flores da Cunha, 1984), das 19h às 22h. As inscrições são limitadas e podem ser feitas até o dia 22 de novembro, pelo site www.sesc-rs.com.br/educacao/inscricoes_acao_educativas.php escolhendo a cidade de Uruguaiana e o Curso “Minicurso – Cross Training” ou pessoalmente na Unidade do Sesc. O investimento é de R$ 50 para comerciários com Cartão Sesc/Senac; R$ 60 para empresários com Cartão Sesc/Senac; e de R$ 100 para o público em geral. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3412-2482 e no www.facebook.com/sescuruguaiana. 
Destinado a profissionais e estudantes de educação física, o curso será ministrado pelo professor mestre Gustavo Callegari e abordará o conceito de Cross Training, bem como as metodologias, iniciação ao método de condicionamento físico e variáveis de treino. O Cross Training busca trabalhar movimentos amplos, naturais e funcionais, para produzir mudanças adaptativas em termos de hipertrofia e emagrecimento. 
Com informações do Sesc Uruguaiana.

Santa Casa recebe doação de aparelhos de ar-condicionado


O Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, através de sua provedoria e administração, recebeu na manhã de segunda-feira (7), a doação de 35 aparelhos de ar condicionado, realizada pelo Rotary Club de Uruguaiana. 
A cerimônia aconteceu em frente ao prédio do hospital e contou com a presença de representantes da entidade rotária e da governadoria do Distrito 4780 do Rotary Internacional. Conforme o engenheiro Osmar Saldanha, integrante do Rotary Clube Uruguaiana, o valor dispendido pela entidade rotária foi arrecadado durante a realização da 30ª edição da Festa da Lã, realizada este ano nas dependências do Clube Comercial. Saldanha fez questão de agradecer a oportunidade que a Provedoria da instituição hospitalar deu à entidade rotária por ter a possibilidade de contribuir para a manutenção do trabalho centenário desenvolvido pela Santa Casa de Caridade. Já o provedor do HSCC, Eduardo Velo Pereira, agradeceu aos representantes rotários, lembrando o perfil benemérito da instituição que de longa data auxilia a Santa Casa. Com informações da Santa Casa de Caridade. 

Corte do Carnaval será conhecida dia 11/12

Daiany Mossi

Uruguaiana conhecerá no dia 11 de dezembro, a Corte do Carnaval 2017. A informação é da Comissão Organizadora do Carnaval de Uruguaiana.
As inscrições para o concurso já estão abertas e devem se feitas no escritório da Comissão, na Rua Flores da Cunha, na Casa do Artesão. Serão eleitos no dia 11, rei momo, rainha e princesas. Os candidatos devem estar ligados a uma entidade carnavalesca e dispostos a encarar uma rotina de muito samba e trabalho. 
 Vales destacar que os vencedores serão remunerados durante os meses de evento, ou seja, dezembro, janeiro, fevereiro e março. 
As inquirições encerram no dia 30 de novembro.

Governo aponta 74 casos de tuberculose em Uruguaiana

Daiany Mossi

Na última sexta-feira, a Secretaria da Saúde (SES) reuniu representantes de 15 municípios do Estado, entre eles, Uruguaiana, considerados prioritários no combate à tuberculose. O prefeito Luiz Augusto Schneider, que cumpria agenda na capital por este e outros motivos, também participou do evento.  A finalidade foi sensibilizar os gestores para as metas do governo estadual de ampliar o percentual de cura de casos novos de tuberculose de 62,5% para 75%. 
Por ano, são registrados cerca de 5 mil casos novos, dos quais três de cada quatro ocorrem em um dos 19 municípios prioritários. Esses municípios estão distribuídos majoritariamente na Região Metropolitana e grandes cidades do interior - como Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, cidades de fronteira (Santana do Livramento e Uruguaiana) e Charqueadas, pelo complexo penitenciário.
Em Uruguaiana, 74 pacientes com tuberculose são acompanhados pela Secretaria de Saúde.
Atualmente, cerca de 15% dos pacientes que iniciam o tratamento não o completam. A meta é reduzir esse índice para 5% nos próximos anos. 
Junto aos gestores locais, a secretaria visa a uma corresponsabilização do tratamento de tuberculose. O Estado fica encarregado do monitoramento, capacitação, vigilância epidemiológica e suporte técnico. Os municípios, por sua parte, comprometem-se com a Atenção Básica, vigilância epidemiológica local, busca ativa de pessoas com sintomas respiratórios e o Tratamento Diretamente Observado (TDO), que consiste na observação diária da tomada dos medicamentos por um profissional da equipe de saúde ou por alguém por ele supervisionado.
A doença 
A tuberculose é uma doença curável em praticamente 100% das novas ocorrências. O processo dura no mínimo seis meses. Logo nas primeiras semanas de tratamento o paciente se sente melhor e, por isso, precisa ser orientado pelo profissional de saúde a fazer o tratamento até o final, independente da melhora dos sintomas. É importante destacar que tratamento irregular pode complicar a doença e resultar no desenvolvimento de cepas resistentes aos fármacos. O tratamento está disponível em todos os municípios, gratuitamente, e cerca de 90% dos casos podem (e devem) ser efetuados na Atenção Básica. 
Municípios prioritários casos sendo acompanhados 
Alvorada (187)
Cachoeirinha (64)
Canoas (180)
Charqueadas (104)
Caxias do Sul (146)
Gravataí (156)
Esteio (54)
Guaíba (44)
Novo Hamburgo (91)
Pelotas (239)
Porto Alegre (1.458)
Rio Grande (154)
Santa Cruz do Sul (40)
Santa Maria (79)
Santana do Livramento (15)
São Leopoldo (114)
Sapucaia do Sul (115)
Uruguaiana (74)
Viamão (153)

Confira a proposta de governo da nova administração

Ronnie Mello e Brasil Carús apresentaram um plano de governo ‘sucinto, porém, objetivo’, e se dizem abertos ao diálogo a fim de garantir uma gestão democrática, em prol de uma nova Uruguaiana

Gabriela Barcellos

A partir de 1º de janeiro, Uruguaiana estará sob nova gestão, sob o comando do jovem prefeito eleito Ronnie Mello (PP) e do experiente vice-prefeito, Antônio Augusto Brasil Carús (PSD), que já governou nosso município em duas ocasiões.
A aposta dos dois partidos agradou e outras seis agremiações formaram a coligação ‘União Pela Mudança’: Partido Republicano Brasileiro (PRB), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido da República (PR), Partido Popular Socialista (PPS), Partido Verde (PV) e Partido Trabalhista Nacional (PTN).
A eleição dos dois, com 63,02% dos votos ou 28 305 votos, demonstrou a insatisfação com a atual administração e a confiança em uma nova proposta de governo, intitulada ‘Um Novo Tempo, uma Nova Uruguaiana’, que recebeu críticas ao longo de toda a campanha eleitoral, especialmente por possuir apenas quatro páginas e foi defendido pelos candidatos como ‘sucinto, porém, objetivo’. Nas linhas que seguem, o Jornal CIDADE fez um apanhado das propostas constantes no plano de governo, descrito por Ronnie e Carús como “de caráter flexível e dinâmico, com responsabilidade e a firme determinação de executar uma gestão democrática, no atendimento às necessidades e expectativas dos uruguaianenses.
No documento, Ronnie e Carús pregam como pilares a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, e reconhecem que realidade que se configura é desafiadora, conforme eles, não havendo espaço para o modelo convencional de administrar e exigindo inovação.
Para tal inovação, o plano de governo propõe:
- Racionalizar a estrutura administrativa da Prefeitura, otimizando resultados para privilegiar as atividades fins através de: eficiente captação de recursos, controle e gerenciamento da execução orçamentária, desburocratização dos processos internos e externos, adoção dos benefícios tecnológicos, atuação técnica especializada.
- Planejar o orçamento em busca da recuperação da saúde financeira do município, associando a capacidade de investimento e a manutenção dos serviços públicos, executando-o com credibilidade e transparência no efetivo pagamento das despesas.
- Corrigir distorções aplicando a correta incidência dos tributos municipais, sem aumentar a carga tributária; controlar, fiscalizar e garantir que o município obtenha os tributos, a devida transferência e repasses dos recursos estaduais e federais e, incrementar as finanças municipais pela intensa captação de recursos de programas governamentais.
- Implantar uma cultura organizacional inclusiva no ensino municipal, com pertinência, relevância e equidade, de modo que as unidades de ensino sejam Escolas de Referência.
- Instituir uma política de saúde resolutiva, através da reestruturação e da integração de ações e serviços que contemplem uma assistência eficiente e humanizada.
- Manter e apoiar, oferecendo as melhores condições de atuação, às forças de segurança, para a proteção da integridade da pessoa e acesso pleno aos direitos fundamentais, qualificando os meios e recursos de prevenção, inibição, neutralização e de repressão, implementando o profissionalismo dos agentes e comungando esforços para a gestão integrada.
- Assegurar direitos às pessoas em situação de vulnerabilidade social, através de um serviço de assistência social qualificado e humanizado, para promover condições dignas de vida e exercício pleno da cidadania, incluída a formação geral e a qualificação profissional.
- Estabelecer uma política de desenvolvimento sustentável pela melhor e responsável utilização do meio ambiente, enquanto fonte inigualável de recursos, com destaque ao Rio Uruguai, arbitrando formas adequadas de tratamento e destinação dos resíduos sólidos e líquidos que interferem no ecossistema; e desenvolver um processo amplo de educação ambiental em todos os setores da sociedade.
- Assumir a responsabilidade do desenvolvimento e acesso aos bens culturais, contemplada a exploração do patrimônio municipal e implantar, apoiar e fomentar as diversas manifestações artísticas e culturais.
- Assumir o papel governamental na reestruturação, integração, ampliação e qualificação dos espaços e oportunidades de esporte e lazer, de forma proativa, com a assunção dos projetos e ações por profissionais da área, resgatando a cultura de que o esporte é o diferencial positivo no desenvolvimento pessoal e social.
- Respeitar o servidor público, implantando uma política de valorização financeira e aperfeiçoamento profissional, ciente de que o diferencial na prestação qualificada dos serviços públicos é o ser humano.
- Instituir no município uma política de estímulo à geração de empregos, dotando o distrito industrial da infraestrutura necessária ao seu pleno e regular funcionamento, implementando a concessão de incentivos para o produtor, para o empresariado local e para a atração de novos empreendimentos que contemplem os diversos setores econômicos, bem como através da exploração de novas opções de negócios, investindo no turismo multissetorial e fomentando o empreendedorismo para a elevação da renda per capita.
- Transformar a cidade com obras e serviços, além de todas as ações que geram o desenvolvimento, objetivando o bem-estar dos uruguaianenses e a qualificada e inclusiva mobilidade urbana e rural, incluído todos os espaços de uso público.

Painel Ed.2680

Boteco Beer



Enquanto muitos reclamam da crise, outros criam, e investem na criação. A inauguração do Boteco Beer, na Presidente Vargas, frente ao Parcão, foi de um sucesso esplendoroso. Uruguaiana, finalmente, têm uma pizzaria alto padrão, “padrão Prodócimo”. Parabéns, Gecson e irmãos.

Uma imagem... 

A imagem foi registrada em uma fazenda uruguaianense, em um dos momentos mais fortes do ciclone extratropical no mar, entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. As rajadas de vento chegaram a 50 km por hora.

Parabéns

A gata da foto é Juliana Rezes, que ontem completou mais um ano de vida. Parabéns, Ju.

30 Anos da Nova República
No próximo dia 21 de novembro, o ex-ministro Luiz Carlos Borges da Silveira, que ocupou a pasta da saúde entre os anos de 1987 e 1989, no governo de José Sarney, lançará oficialmente seu novo livro: “30 Anos da Nova República”. A obra retrata o período que vai do fim da ditadura militar e eleição do primeiro presidente civil (Tancredo Neves, eleito pelo Colégio Eleitoral), no ano de 1985, ao início do governo Michel Temer.

Vagas Sine
Secador de arroz – temporária (45 dias) 2 
Controlador de caldeira 1 
Editor de texto e imagem - criação gráfica 1

Socorro I
O Governo do Estado ainda não sabe de onde sairão os recursos para fechar as contas do ano e pagar o 13º salário dos servidores públicos do Rio Grande do Sul até o dia 20 de dezembro, data limite de acordo com a Constituição Estadual.

Socorro II
São necessários pelo menos R$ 1,3 bilhão para cumprir o compromisso do 13º. Uma das alternativas da secretaria da Fazenda é, mais uma vez, recorrer ao socorro financeiro da União. A proposta é pedir uma linha de crédito ao BNDES para garantir o pagamento do funcionalismo.

Enem no Twitter I
Realizado no último final de semana, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) gerou grande movimentação no Twitter. De 0h de sábado (5) às 23h59 de domingo (6), foram contabilizadas 4.231.101 menções ao Enem 2016 no Twitter no mundo. Só no Brasil, foram 3.107.692 menções ao tema. As hashtags mais utilizadas durante esse período foram #ShowDosAtrasados, #AprendiNoENEM e #ENEM2016.

Enem no Twitter II
Os maiores picos de conversas sobre o assunto no Twitter aconteceram no sábado (5). O maior deles foi às 13h, com comentários, fotos, GIFs, vídeos e memes referentes aos estudantes que chegaram atrasados para o Exame; outro momento com grande volume de conversas ocorreu às 10h, com a expectativa para o início das provas; e às 19h, com comentários sobre o primeiro dia do Enem.

Migração I
Na manhã de ontem, 7/11, Dia do Radialista, o presidente Michel Temer assinou termo aditivo que autoriza a migração de cerca de 240 rádios AM a operarem na faixa FM. Com a mudança de frequência, que deve beneficiar 25 milhões de pessoas, as rádios ganham mais qualidade de sinal, além de poderem ser sintonizadas em celulares e tablets.

Migração II
A assinatura do termo encerra a fase jurídica da migração. Agora, as rádios que obtiveram a autorização devem apresentar um projeto técnico de instalação da FM ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a autorização de uso da radiofrequência. Depois da liberação da agência, os veículos já podem começar a transmitir a programação na faixa de FM.

Agronegócio
Nos dez primeiros meses de 2016 a balança comercial brasileira acumulou superávit de US$ 38 bilhões com participação decisiva dos 15 princípios produtos do agronegócio que representam 39% das vendas totais do país no período. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) destaca que a soja foi o produto do agronegócio com maior participação nas exportações entre janeiro e outubro deste ano, 12% do valor total (US$ 18 bilhões).

Sub 9 participa de quadrangular final


Daiany Mossi

A Associação Uruguaianense Sub 9  estará na cidade de Soledade neste final de semana, disputando o Quadrangular Final do Campeonato Estadual Masculino de Futsal. 
Além da Uruguaianense, participam do evento equipes de Santa Maria, Carazinho e Não Me Toque. 
A Comissão Técnica da Uruguaianense é composta por Pedro Trojan Paz, Jonathan Gabriel Souza Salgueiro,  Joaquim Jardim Ribeiro Soares, Murilo Henrique Jacques Fonte,  Pedro Henrique Dinat Marques,  José Luiz C. Chamorra Neto,  Luis Felipe Ribeiro Souza, Lucas Ferreira Martins Apesteguy, João Vitor Gomes Vieira, Guilherme Rodrigues Barros, Gabriel Pavin Batista, João Ricardo Barnetche de Oliveira, Milton Folchini Lopes Neto, Victor Aguiar Gomes e Maicon Eduardo Silveira Rodrigues.
A equipe tem como técnico Paulinho Bola Brasil, Preparador Físico e Auxiliar Técnico Anderson Cardoso e o Preparador de Goleiros Fernando Vargas.

Laura realiza Feira do Livro


Daiany Mossi

Na última terça-feira, foi realizado no salão de atos da escola Laura Vicuña, a abertura do Caleidoscópio Cultural e VII Feira do Livro. 
Durante todo o dia estará acontecendo á mostra pedagógica, a feira das profissões, hora do conto, exposição de artes e apresentações artísticas.
Neste a ano, a patrona da Feira do Livro é a escritora Uruguaianense, Valéria Surreaux, que se fez presente na abertura e recebeu a homenagem do Instituto Laura Vicuña.
Toda a comunidade escolar esteve envolvida no evento. 

190 em ação

Boa mãe
Uma mulher foi acusada de abandonar o filho de oito anos sozinho na casa de uma tia do menor, que estava viajando. Ele ficou trancado na residência, mas conseguiu se comunicar com o pai através do aplicativo WhatsApp. O Conselho Tutelar foi chamado e, o menino foi retirado da casa. Até o registro da ocorrência, a mãe, que saíra para um baile, não havia sido encontrada. Ela responderá por abandono de incapaz.

Desobediência
Um homem foi detido depois de fugir de uma barreira da Brigada Militar e, sofrer um acidente de carro durante a fuga. Ele foi levado para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde o delegado de plantão determinou o registrou de ocorrência simples por desobediência, direção perigosa e fuga de local de acidente.

Amigo
Um homem tentou ‘resgatar’ um amigo, que havia sido detido pela Brigada Militar. Depois que o rapaz foi colocado na viatura, o amigo tentou tirado da viatura. Assim que foi avistado pelos brigadianos, o rapaz fugiu e escondeu-se em um estabelecimento comercial, mas acabou sendo localizado e detido pelos policiais.

Assalto I
Um homem foi preso em flagrante na tarde de ontem, depois de tentar assaltar uma pessoa no bairro Cabo Luiz Quevedo. Inicialmente ele pediu R$ 5 para a vítima, que disse não ter o dinheiro. O bandido então sacou uma faca e a ameaçou. No entanto, não conseguiu roubar nada da vítima e acabou sendo preso pela Brigada Militar.

Assalto II
Um adolescente foi assaltado na Rua General Hipólito, por dois jovens, que o ‘gravatearam’ e o derrubaram ao chão. Os bandidos levaram o telefone celular da vítima.

Acidente
Dois carros se chocaram de frente na Avenida Presidente Vargas, proximidades do Ginásio Municipal. Houve somente dados materiais.

Arrombamento
Um salão de beleza foi arrombado na Rua Bento Martins. Foram levados vários produtos de beleza, uma televisão, um notebook e R$ 200.

DPCA faz buscas por adolescente desaparecida

Gabriela Barcellos

A Polícia Civil segue a procura da adolescente Patrícia Pinto dos Santos, de 17 anos, desaparecida desde o último dia cinco. Ontem, a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), sob coordenação do delegado Enio Tassi, cumpriu dois mandados de busca em Uruguaiana atrás da menor. Um terceiro mandado, também expedido pelo Poder Judiciário de Uruguaiana a pedido do Delegado, foi cumprido na cidade de Novo Hamburgo.
Em Uruguaiana, os endereços são na Profilurb e na União das Vilas. No entanto, conforme Tassi, nenhum indício da presença de Patrícia foi encontrado nos locais, residências de duas pessoas que têm passagens pela polícia por tráfico de drogas. Em Novo Hamburgo, as buscas também não tiveram sucesso.
Patrícia foi vista pela última vez pela família na quarta-feira, 5/10, quando saiu de casa, na Rua Prado Lima, para ir a uma festa com amigas. Uma amiga da menina, que estava com ela em um baile, foi a última pessoa a ver a menor e foi ouvida pela Polícia em mais de uma ocasião.
As informações repassadas pela amiga, assim como todas as outras que chegaram a conhecimento da polícia, inclusive um pedido de resgate de um falso sequestrador, não resultaram em nada, apesar dos esforços da DPCA e da própria família da menor.
Nos últimos dias, informações davam conta de que Patrícia teria sido vista na cidade de Maçambará, a cerca de 120 km de Uruguaiana pela BR-472. A informação, porém, também não se confirmou.
Conforme o Delegado, as buscas pela jovem irão continuar, mas a participação da comunidade é extremamente importante. A notícia do desaparecimento da menor, assim como sua foto e informações básicas está sendo difundida em todo o Estado e qualquer informação pode ser encaminhada à DPCA através do telefone 3414 4195 e 3412 1127, ou pelo e-mail Uruguaiana-dpca@pc.rs.gov.br.

Defrec prende traficante no Salvador Faraco

Seis casas do loteamento foram alvo de mandados de busca e apreensão, na tarde de ontem, resultado na prisão de José Antônio Abadi Freitas, conhecido como “Tonho”.




Gabriela Barcellos

Uma operação da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) resultou na prisão de um conhecido traficante na tarde de ontem, 4/11.
Ao todo, a Defrec cumpriu seis mandados de busca e apreensão no loteamento Salvador Faraco. Um dos endereços é a casa do traficante José Antônio Abadi Freitas, conhecido como “Tonho”, 36 anos, os outros cinco são casas de pessoas pagas por ele para guardar as drogas.
A ação foi coordenada pela delegada Caroline Huber e resulta de um intenso trabalho de investigação, que monitorou todo o ‘esquema’ montado pelo traficante. Ao longo das buscas os policiais encontraram entorpecentes na casa de Tonho, que foi autuado em flagrante delito por tráfico de drogas. Os entorpecentes encontrados foram apreendidos. Tonho ainda não tinha sido preso e suas únicas passagens pela polícia são por lesão corporal de trânsito.
Na tarde anterior, outras duas pessoas já haviam sido presas por tráfico de drogas, no bairro Cabo Luiz Quevedo. Klaiton Alves de Ataíde, 22 anos, e Luís Carlos d Oliveira Alves, 23 anos. Com eles foi apreendido com quatro tubos contendo 56 pedras de crack já embaladas e prontas para comercialização, uma pedra de crack de 21,5gr, duas porções de maconha pesando dez gramas, uma bucha de maconha, já embalada, dois revólveres calibre 32 municiados, um coldre e dez munições calibre 32 e uma calibre 38, além de R$ 395 em espécie.
Klaiton não tem antecedentes criminais. Já Luís Carlos tem passagem pela polícia por porte ilegal de arma.

Bayer, Braskem e Pacifil Brasil anunciam parceria para o agronegócio brasileiro

A partir de agora o agronegócio brasileiro passa a contar com mais uma alternativa para a solução do conhecido problema de armazenagem de grãos. A parceria firmada entre a Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, e a Bayer, fabricante de insumos agrícolas, passa a viabilizar o serviço de silo bolsa, fabricado pela Pacifil, aos produtores por meio do Programa de Pontos da Bayer.
Com o alto rendimento no campo, o agronegócio brasileiro sofre com carência de infraestrutura para estocar grãos, já que os silos convencionais – de metal e alvenaria – têm alto custo de instalação e demandam importantes investimentos. Daí a ideia de incluir o silo bolsa – tubo flexível de plástico – no programa de relacionamento da Bayer. “Nesse cenário, esta ferramenta aparece como uma solução viável tanto do ponto de vista técnico quanto do econômico, já que é de fácil instalação e reduz o custo operacional, agilizando a logística da colheita e melhorando a capacidade de armazenamento. Além disso, permite a separação dos grãos de acordo com suas características e qualidade, o que facilita a comercialização”, afirma Gustavo Borrat Bazzano, diretor comercial da Pacifil. A parceria enfatiza, principalmente, a importância da integração dos elos do agronegócio, e a ideia de uni-los à rede para a construção de um setor mais forte. Os silos bolsas reduzem o custo da armazenagem terceirizada e ajudam o produtor a manejar melhor o negócio da safra.
Em 2016 o Programa de Pontos da Bayer completou um ano de atividades e atingiu a marca de mais de um bilhão de pontos resgatados por mais de 70 mil produtores brasileiros inscritos. Seu funcionamento é simples: agricultores que compram insumos agrícolas com distribuidores somam um ponto a cada R$ 1 investido em produtos, podendo trocá-los por serviços e produtos agronômicos.
Há sete anos, a Pacifil e a Braskem trabalham no desenvolvimento de soluções para o agronegócio, um dos principais negócios para a petroquímica. “Ao garantir a estocagem dos grãos, o silo bolsa permite ao agricultor escolher o melhor momento de vender a produção e maximizar seu resultado financeiro. O Programa de Fidelidade é mais um canal que facilita o acesso do produtor a esta excelente solução de armazenagem”, comenta Ana Paiva, da área de Desenvolvimento de Mercado para o Agronegócio da Braskem.
O silo bolsa é um túnel flexível de polietileno, com 2,75 metros de diâmetro e até 100 metros de cumprimento, cria uma atmosfera livre de oxigênio que impede o desenvolvimento de pragas e insetos, mantendo a qualidade do produto estocado. Cada bolsa armazena até 200 toneladas e pode ser instalada na própria lavoura. A solução já é usada há décadas em países como Estados Unidos, Uruguai e Argentina, sendo neste último responsável pela armazenagem de 45 a 50% da produção de grãos no país.
A Bayer é uma empresa global focada em Ciências da Vida nas áreas de cuidados com a saúde humana, animal e agricultura. Seus produtos e serviços são desenvolvidos para beneficiar as pessoas e melhorar sua qualidade de vida. Além disso, a companhia objetiva criar valor por meio da inovação. A Bayer é comprometida com os princípios do desenvolvimento sustentável e com suas responsabilidades sociais e éticas como uma empresa cidadã. Em 2015, o grupo empregou cerca de 117 mil pessoas e obteve vendas de € 46.3 bilhões. 
Os investimentos totalizaram € 2.6 bilhões e as despesas com Pesquisa & Desenvolvimento somaram € 4.3 bilhões. Esses números incluem os negócios de polímeros de alta tecnologia, que foram lançados no mercado de ações como companhia independente nomeada Covestro, em 06 de outubro de 2015.

Concurso de Carcaças coroa qualidade do Angus

Gabriela Barcellos

O maior concurso de carcaças do Brasil promovido pela Associação Brasileira de Angus e pelo frigorífico Marfrig acaba de realizar mais uma edição. Reunindo criadores e animais de todo o país, neste ano o campeonato foi realizado em Bataguassu, no Mato Grosso do Sul e teve a Agropecuária Maragogipe, de Itaquiraí (MS), como grande vencedora, pelo quarto ano consecutivo.
Depois de um longo dia de abates, os quatro lotes de 20 animais meio sangue (NeloreXAngus) apresentados pela propriedade de Wilson Brochmann e família conquistaram as primeiras colocações com rendimentos das carcaças de mais de 58% para fêmeas e quase 60% para machos. Nos machos, venceu o lote 10 ao pesar 343,31 kg de carcaça (22,9), seguido pelo 11, que alcançou 320,43 kg (21,4). Nas fêmeas, a vitória veio com o lote 13 (280,34 kg/carcaça – 18,7) e o segundo lugar ficou com os ventres do 12 (274,59 kg/carcaça – 18,3).  Neste ano, o concurso contou com 1.016 animais de 19 criadores. Na média, os exemplares da cruza Angus atingiram peso de 301,71 quilos por carcaça.  
Segundo Brochmann, que acompanhou o abate pessoalmente, a premiação coroa o trabalho da Maragogipe, o que está alicerçado no melhoramento constante das matrizes Nelore através do Programa de Melhoramento Genético DeltaGen. Mais que isso, o segredo para obter as melhores carcaças também passa por uma seleção criteriosa dos touros Angus para realização de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF) e por uma nutrição ​de precisão​ com uso de creep feeding dos 45 dias até a desmama. O manejo e o planejamento permitem ao pecuarista abater animais super precoces (entre 12 e 14 meses) e obter carcaças com alto peso e qualidade de terminação. Resultado que também se reflete no bolso. Além das bonificações por qualidade previstas no Programa Carne Angus, o​s animais cruza Angus​ também rende​m​ maior produção de carne por animal em um mesmo período de criação se comparado ao Nelore puro. Com 26 mil cabeças nas cinco fazendas do grupo, quatro delas no Mato Grosso do Sul (três em Itaquiraí e uma em Iguatemi) e uma no Rio Grande do Sul (Camaquã), Brochmann recomenda: “Só não pode faltar comida”.
Segundo o gerente do Programa Carne Angus, Fábio Medeiros, é visível ​a evolução da qualidade dos animais apresentados. “A cada edição, o que se observa é o crescimento da qualidade apresentada e da homogeneidade entre e dentro dos lotes”, frisou. Qualidade que também conquista quem precisa oferecer os melhores cortes ao consumidor. Acompanhando os abates, André Luiz Paszcuk,​ da Marfrig,​ garante que a disputa é essencial para mostrar ao pecuarista qual o caminho para produzir mais e melhor. “Encontros como esse dão uma alavancada no setor, chamam mais criadores para o Carne Angus. Ano a ano, esse concurso vem crescendo em paridade entre os lotes. Em 2016, estamos com uma qualidade de Angus excepcional”, concluiu.
Carne Angus 
O Programa Carne Angus​ iniciou suas atividades em 2004 com objetivo de fomentar a produção da raça e estimular os pecuaristas a utilizarem a genética Angus para obtenção de carne de alta qualidade. Em 12 anos, a ação cresceu e conquistou diversas regiões do Brasil. O Marfrig Bataguassu ingressou no projeto em ​2007.​

Plantio do arroz não deve ser concluído até o fim do período ideal

Chuvas acima da média em outubro atrasam plantio e parte da área deve ser feita fora do zoneamento

Nestor Tipa Júnior

As chuvas no mês de outubro atrapalharam a expectativa dos produtores de arroz de uma safra de grande volume e produtividade. O plantio, que até a primeira quinzena de outubro andava com velocidade acima da média histórica, estagnou em 60% da área projetada de 1,09 milhão de hectares, de acordo com os dados do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
Conforme o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dornelles, o mês passado, período ideal de plantio, teve uma primeira quinzena com grandes avanços na área, mas depois a perspectiva foi invertida. Mesmo com pausas nas precipitações, poucas regiões retomaram os trabalhos após o período de chuvas acima da média, o que deve comprometer o prazo de plantio dentro do zoneamento, que termina na primeira quinzena de novembro. “Não se tem a expectativa de que a área restante seja plantada no período ideal. Teremos parte da área plantada fora de época, além do replantio de lavouras”, justifica. 
Os problemas climáticos, de acordo com o dirigente da Federarroz, também trouxeram danos para o estabelecimento da lavoura, como a não germinação de sementes pelo excesso de chuvas, obrigando o replantio destas áreas e aumentando o custo de produção, como reconstituição de curvas de nível. Em outras áreas, há desuniformidade no nascimento das plantas e já são registrados ataques de pássaros nas lavouras. “Também temos muitos relatos da ocorrência de arroz espontâneo excessivo, que é quando o grão cai na colheita e vem a emergir durante o plantio seguinte, podendo comprometer a colheita pelo número de plantas em demasia”, observa.
Além disso, o crédito também vem trazendo problemas aos produtores de arroz. A greve dos bancários, ocorrida em um momento de tomada de financiamentos, atrapalhou o planejamento dos arrozeiros gaúchos, travando também as renegociações, segundo Dornelles. “Isto poderá agravar a comercialização da próxima safra, pois muitos produtores foram obrigados a buscar dinheiro no mercado privado, que tem um vencimento fixo sempre em abril de cada ano. O fato normalmente acaba acarretando a queda nas cotações e isso pode agravar a descapitalização dos produtores”, reforça.
O dirigente da Federarroz lembra que, mesmo com as renegociações de dívidas, houve um período de adaptação dos bancos, além de altas exigências feitas pelas instituições financeiras aos produtores que tiveram prejuízos na última safra. Dornelles lembra que, apesar da queda na tomada de recursos, os valores de contratações vêm mantendo a estabilidade nos últimos anos. “Em agosto e setembro caíram muito as contratações, pois os produtores menos capitalizados começaram a perceber a influência negativa da necessidade das renegociações e dos problemas de renda que o setor vem enfrentando nos últimos anos. O produtor viu os custos de produção crescer e retirou o mesmo valor de custeio dos últimos anos, tendo uma menor parcela da safra sendo financiada por recursos oficiais”, analisa. 
Dornelles salienta que essa percepção de menor renda no cultivo de arroz não é somente sentida pelos gaúchos. Maior prova é o novo decréscimo da intenção de plantio nos demais estados da federação. Conforme dados da Federarroz, em determinado período, houve redução de 40% das vendas de adubos para o setor arrozeiro, enquanto na soja e no milho, por exemplo, houve acréscimo de 20%. Mas, dentro do cenário positivo, o presidente informa que há uma estabilidade de produção em outras regiões produtoras, com tendência de leve baixa na área em países como Uruguai e Argentina. Os estoques ajustados também devem ser uma realidade no próximo ano.

Fronteira-oeste tem vagas para salva-vidas

As inscrições para o processo seletivo para contratação de salva-vidas civis temporários seguem até o dia 10 de novembro e devem ser feitas exclusivamente pelo site da Brigada Militar (BM). Neste ano serão 600 vagas, o dobro da edição passada, para atuação nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2017, em praias de mar e águas internas.
Para se inscrever, o candidato deve ter entre 18 e 45 anos (ambos os sexos), Ensino Fundamental completo, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares e não ter sofrido condenação criminal, com pena privativa de liberdade. Durante o período de contratação, o salva-vida temporário receberá mensalmente R$ 2.778,00, a título de remuneração e indenização por risco de vida, 30 vales-refeição e auxílio-transporte.
Para praias de mar, são oferecidas 460 vagas - 360 no Litoral Norte e 100 no Litoral Sul. Para águas internas, são 140 vagas - 16 no Litoral Norte, 30 na Região Metropolitana, 14 na capital, 20 na Região Sul, 16 na Região Central, 14 no Vale do Rio Pardo, 16 no Vale do Rio dos Sinos e 14 na Fronteira Oeste.

Táxis terão nova tarifa

Daiany Mossi

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), dará início na segunda-feira, a aferição dos táxis de Uruguaiana. Segundo o secretário de Transporte, Eloy Trojan, serão fiscalizados cerca de 300 táxis. 
A aferição deve-se a nova tarifa a ser aplicada a partir do dia 19/11. O valor da tarifa que era de 4,70, passa a custar R$ 5,87. Alguns táxis já estão aplicando o reajuste em razão da alteração legal do taxímetro, porém Trojan enfatiza que a nova taxa passa a ser obrigatória somente a partir do dia 19. 

Cidade começa a receber decoração natalina

Daiany Mossi

Uruguaiana se prepara para viver as festas de final de ano. Pelas ruas da cidade, principalmente no centro, já é possível ver lojas decoradas pelos proprietários e as ruas pelo Poder Público. 
De acordo com o secretário de Indústria e Comércio de Uruguaiana, Jorge Prestes, a decoração da cidade está sendo realizada através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, o Sindilojas e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). 
A Prefeitura caberá a decoração da Praça do Barão; ao Sindilojas, a decoração das ruas centrais e à CDL a construção da Casa do Papai Noel, na Praça da antiga Estação Férrea. 
Segundo Prestes, a chegada do Papai Noel ocorrerá na semana natalina.

Santa Casa ganhará reforço financeiro

O Ministério da Saúde liberou ontem, R$ 5,7 milhões para qualificar, reforçar e ampliar os atendimentos hospitalares oferecidos pelas santas casas e entidades filantrópicas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A verba será repassada diretamente, em parcela única, para 188 instituições distribuídas em 16 estados brasileiros. A portaria nº 2.241, que autoriza os repasses, está disponível no Diário Oficial da União (D.O.U). saúde”, destacou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.
Cabe à Confederação das Santas Casas de Misericórdia do Brasil (CMB) informar, anualmente, ao Fundo Nacional de Saúde (FNS), quais as instituições deverão receber, prioritariamente, os recursos.
O fortalecimento das entidades beneficentes está entre as prioridades da gestão do ministro da Saúde, Ricardo Barros. Desde que assumiu o comando da pasta, em maio deste ano, foi feita uma força tarefa para analisar todos os processos de concessão do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), na área de saúde, que ainda aguardam posicionamento do Governo Federal. O certificado concede isenção das contribuições sociais e permite que as instituições possam, entre outras coisas, celebrar convênios com o poder público com menos burocracia. 
Outro apoio que dado a essas unidades é o novo acordo com a Caixa Econômica Federal, que amplia o prazo de pagamento das Operações de Crédito das entidades filantrópicas para até 120 meses e com até 6 meses de carência. Antes, o limite era de 60 meses. Dessa forma, as organizações conseguem antecipar os recursos a receber do Ministério da Saúde referentes aos serviços ambulatoriais e internações hospitalares prestados ao SUS. Além disso, o crédito fica limitado à margem financeira disponível para cada instituição, não podendo ultrapassar 35% do faturamento total da entidade nos últimos 12 meses junto ao SUS. Antes, essa porcentagem estava limitada em 30%.

Casa do Artesão será entregue ao Irga

Daiany Mossi

A Prefeitura de Uruguaiana terá que entregar ao Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), um prédio localizado na Rua Flores da Cunha, entre Presidente Vargas e Santana. A informação é do prefeito Luiz Augusto Schneider. 
Segundo ele, o prédio onde funciona atualmente a Casa do Artesão e a Comissão de Carnaval, faz parte de uma negociata feita em 2012, quando o Irga entrou o seu prédio, localizado na Rua Dr. Maia com Benjamin Constant à Prefeitura Municipal em troca de um novo espaço para atuar e uma contrapartida em dinheiro. 
A promessa de construir o prédio na Rua Dr. Maia com Venâncio Aires não foi cumprida, e agora a Prefeitura entrega ao Irga, a Casa do Artesão. A contrapartida está sendo abatida no ICMS da instituição. 
De acordo com Luiz Augusto Schneider, os serviços que atualmente são ofertados na Casa do Artesão, serão deslocados à Esplanada da Justiça, localizada na antiga Estação Férrea. 
Vale destacar que o antigo prédio do Irga foi entregue no ano passado à empresa AES Sul, como parte do pagamento de uma dívida que continua em aberto e ultrapassa os R$ 5 milhões.

Privatização e extinção de estatais é pauta na AL

Gabriela Barcellos

A Assembleia Legislativa realizou na quinta-feira, 3/11, uma audiência pública para debater a privatização e extinção das fundações do Estado do Rio Grande do Sul. A proposta foi do deputado Pedro Ruas (PSOL), através da Comissão de Segurança e Serviços Públicos, presidida pelo Deputado Nelsinho Metalúrgico (PT) e lotou o Teatro Dante Barone. “O governo Sartori enviará para a Assembleia Legislativa projetos que privatizam e extinguem estatais. Por impactar diretamente no desenvolvimento do estado e na prestação dos serviços públicos, é muito importante discutirmos este assunto e levarmos a população nosso posicionamento contrário contra este desmonte que está ocorrendo no nosso país e mais uma vez está sendo arquitetado em nosso estado’, ponderou Nelsinho ao abrir a audiência pública.
Representantes de empresas estatais como a Sulgás, Banrisul, CEEE-D, Corag, Corsan e CRM, destacaram que além da qualidade e protagonismo na prestação de serviços, tais empresas ainda trabalham com lucros, arcando totalmente com sua estrutura, manutenção e expansão, e que muitas vezes ainda aportam recursos para os cofres do governo do estado. “O que estamos fazendo aqui hoje? Pedindo que nos deixem trabalhar!”, coloca Rogério Lima, membro da Associação dos Servidores da Corag. Ele lembra que em outros anos os recursos da Corag foram utilizados para colocar em dia o pagamento dos servidores do estado.
Como encaminhamento da audiência pública foi redigido e aprovado um manifesto ao povo gaúcho contra as privatizações e extinções. Além disso, a proposta de articular a unificação das diversas categorias e entidades, em especial para somar no próximo dia de mobilização nacional que ocorrerá em 11 de novembro, e levar o debate para os municípios e assim chegar a população em geral.

AL debate orçamento 2017

Gabriela Barcellos

Uma audiência pública, comandada pelo deputado Ronaldo Santini, que preside a Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, foi realizada na Assembleia Legislativa, na manhã de quinta-feira, 3/11, para apresentação e discussão do Projeto de Lei do Orçamento 2017 (PL 194/2016).
A apresentação do Projeto esteve sob responsabilidade da secretaria Estadual de Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional, que contextualizou o atual cenário econômico mundial e brasileiro para apresentar as dificuldades financeiras do Estado e a necessidade do corte de recursos em diversos setores. Deputados e representantes de todos os poderes do Estado puderam usar o espaço para colaborar com a discussão.
Para Santini. Que propôs a audiência, o resultado é positivo, especialmente pela participação de representantes de todos os poderes, o que para ele demonstra o empenho e o interesse de todos de que a proposta seja a melhor possível.

Combate à violência doméstica pode ser tema curricular

Gabriela Barcellos

O deputado estadual Edegar Pretto (PT) apresentou proposta ao Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul para inserir no currículo escolar o tema de combate à violência contra as mulheres. A proposta vale para escolas estaduais de ensino fundamental e médio.
Entre as ações sugeridas estão a capacitação de docentes e equipes pedagógicas, a inclusão de programas que constranjam a prática do machismo, o desenvolvimento de campanhas educativas, informativas e de conscientização de jovens sobre o direito das mulheres. “Educação é a chave para combater o machismo. Podemos ter uma geração de homens que não agridam as mulheres e nem concordem com qualquer tipo de violência, e o Estado pode ajudar nesta tarefa”, avalia o Edegar, que é coordenador da Frente Parlamentar de Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher e integrante do Comitê Brasileiro Impulsor do Movimento ElesPorElas da ONU. A iniciativa tem argumento nos números crescentes de violência contra as mulheres no estado. O deputado resgatou dados da secretaria de Segurança Pública do RS, de janeiro de 2012 a setembro de 2015. Os números mostram que 274 mulheres foram assassinadas no período, todas vítimas de feminicídio (crime cometido por maridos, namorados, companheiros ou ex, na grande maioria na própria residência da vítima). No mesmo período 3.211 mulheres foram estupradas.

Diplomação dos eleitos acontece dia 16 de dezembro

Gabriela Barcellos

A diplomação dos candidatos eleitos no dia dois de outubro já foi agendada pelo juiz eleitoral, André Luís Coelho. A cerimônia ocorre no dia 16 de dezembro, sexta-feira, às 14 no auditório do Ministério Público Estadual. Na ocasião, serão diplomados o prefeito e o vice-prefeito eleito, os onze vereadores eleitos e os suplentes.
A Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados pelo presidente da junta eleitoral.
A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições.
A Diplomação em Uruguaiana acontece três dias antes do término do prazo estipulado pelo Calendário Eleitoral, dia 19 de dezembro. É nesta data que os cinco maiores colégios eleitorais do Estado, Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas e Santa Maria, terão sua Diplomação.

Painel Ed.2679

Wolf Genética & Pitangueira

O Parque de Exposições Juventino Correa de Moura, do Sindicato Rural de Dom Pedrito, foi palco do último remate das Raças Hereford e Braford programado dentro da 83º Exposição Agropecuária de Dom Pedrito, Farm Show – 2016, o, Remate Wolf Genética & Pitangueira, que reuniu em pista animais de genética destacada, registrando bons índices de vendas e mostrando a credibilidade das duas cabanhas. Foram comercializados 43 reprodutores que alcançaram um faturamento total de R$ 411.300,00. O Braford da Pitangueira teve pista limpa, com os 15 touros vendidos por R$ 9.570 de média. A raça Hereford da Wolf Genética atingiu média muito parecida, totalizando R$ 9.562 para os 28 animais comercializados. O Touro mais valorizado do pregão foi o Hereford Wolf 5652, adquirido por Marcelo Antônio Fontoura Irigaray por R$ 19,5 mil.

Parabéns I

O empresário Leonardo Krieger Gattiboni, na foto com a esposa Maria Eduarda, completou mais um ano de vida na quinta-feira, 3/11. Mesmo atrasadinho, parabéns Leonardo!

Parabéns II

Já ontem, 4/11, foi a vez do grande amigo Paulo Azevedo, na foto ao lado do filho Ramiro, soprar as velinhas. Parabéns, Paulo.

Parabéns III

E amanhã, 6/11, é a vez do Antônio Augusto Brasil Carús, por duas vezes prefeito de Uruguaiana, secretário estadual e agora vice-prefeito eleito, comemorar 82 anos em plena forma. Parabéns, coronel.

Princesas I
A Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu) com o apoio da Unidade Parceiros Voluntários de Uruguaiana realiza o projeto “III Baile das Princesas – Uma Noite Inesquecível”. Neste ano o evento acontece no dia 25/11, no Clube Comercial.

Princesas II
O projeto teve início em 2014, tornando realidade o sonho da festa de “15 Anos” para 13 adolescentes. Em 2015, foram 14 princesas. Neste ano, são 20 meninas participando, todas ligadas a organizações governamentais e não-governamentais. Está edição teve início em maio e, além do baile as meninas passam por várias oficinas, como Jovem Aprendiz, Voluntariado, Linguística, Personal Stylist, Comportamento, Relacionamento, Etiqueta, Dança, Culinária, Maquiagem e Cuidados com a Pele, todas ministradas por profissionais voluntários.

Incentivo I
A medida que permite o lançamento de leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e Prêmio para Escoamento do Produto (Pep) para apoiar a comercialização de trigo da safra 2016/2017 está tramitando na área econômica do governo federal. Uma portaria interministerial, assinada pelos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Fazenda e Planejamento, deverá ser publicada no Diário Oficial da União para que a medida entre em vigor.

Incentivo II
De acordo com o Mapa, o objetivo dos leilões é garantir o preço mínimo ao produtor neste momento em que o mercado está com cotações abaixo do preço mínimo, de R$ 644,17/t ou R$ 38,65/saca” para o trigo pão tipo 1. Os leilões serão realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Do Pepro, poderão participar produtores rurais e cooperativas. Eles deverão comprovar a venda do produto para receber a subvenção do governo federal.

Ovinocultura
Ovinocultura é o tema a ser abordado neste mês no projeto Noite da Pecuária, da Universidade Federal do Pampa. Os palestrantes são os engenheiros agrônomos uruguaios Javier Frade e Daniel Casstells. Eles falarão sobre ‘Estratégias para o controle de predadores’ e ‘recria de ovinos’, respectivamente. O evento acontece na segunda-feira, 7/11, às 19h, na Pastoril.

Seminário do 3º Setor
No próximo dia dez, às 19h, no auditório do Senac, acontece o ‘Seminário do 3º Setor – O uso dos incentivos fiscais em tempos de crise’, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu) e Unidade Parceiros Voluntários de Uruguaiana. Estarão palestrando o presidente da Associação Rio-Grandense de Fundações, Institutos e Entidades do Terceiro Setor (ARF), Clóvis Xavier, e o coordenador geral da Rede Parceiros Voluntários, Guilherme Mielle Borba.

Estupros
É alarmante! Foram 45.460 casos de estupros registrados oficialmente em 2015 no Brasil. Mas de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a estimativa é que os casos sejam até dez vezes mais frequentes, chegando a 454 mil agressões. São cinco estupros por hora.

Etnias
Entre os dias 11 e 13 acontece a Feira das Etnias, na Praça Barão do Rio Branco. A promoção é da secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho e o evento reúne a cultura, a gastronomia e apresentações artísticas características das etnias participantes.

Vagas Sine
Padeiro.........................................................................................1 
Empregado doméstico nos serviços gerais......................................1 
Mecânico de manutenção de máquina industrial- arroz..................1 
Operador de empilhadeira........................................................1