sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Ed. 2682 - Traficante morto com "bala na cara"

Edição digital aqui...
  1. Linguagem podre
  2. Proclamação da República
  3. Quadrinhos
  4. Estável
  5. 30 anos
  6. Carteiras
  7. Proclamação
  8. Encontro
  9. Etnias
  10. Novembro Azul
  11. Olivas I
  12. Olivas II
  13. Carne I
  14. Carne II
  15. Raio X I
  16. Raio X II
  17. Vagas Sine
  18. Reavaliação urgente
  19. Câmara rejeita criação do Comceti
  20. Moradores da Barragem apresentam reivindicações ao Parlamento
  21. Vereadores analisam seis projetos de lei complementar à LOM
  22. Uruguaiana registra Leishmaniose em humano
  23. Claro lança cobertura 4G em Uruguaiana
  24. Feriadão no serviço público
  25. Campanha Papai Noel dos Correios é lançada
  26. Campanha ultrapassa Fronteira Oeste na evolução da semeadura
  27. Investidores estrangeiros visitam a Estação Experimental do Irga
  28. Produção Integrada Agropecuária reduz custos em até 35%
  29. Traficante leva “bala na cara”
  30. PF desarticula quadrilha de tráfico internacional
  31. Adolescente é estuprada pelo padrasto
  32. Lesão corporal
  33. Furto
  34. Apreensão
  35. Ameaça I
  36. Ameaça II
  37. Abuso
  38. Flagrante
  39. Escolinha
  40. Questionário do Estudante deve ser preenchido até o dia 20
  41. Prazo de adesão para Escola em Tempo Integral vai até o dia 25
  42. Definida a programação do 8º Siepe
  43. Guri de Uruguaiana faz show no feriado da República
  44. Ler para uma criança fortalece os vínculos afetivos com ela
  45. Pequeno Segredo narra drama pessoal da família Schurmann
  46. Candidato brasileiro ao Oscar chega aos cinemas
  47. Criança pode ser vegetariana?
  48. Jéssica descobre que Tião mandou matar Isabela
  49. ‘Quero morrer na ativa’
  50. Malhação
  51. Sol Nascente
  52. Rock Story
  53. A Lei do Amor
  54. Dani Suzuki vai parar no SBT

Só Te Pegando vence Copa Uruguaianense


Daiany Mossi

Foram realizados no dia 6 de novembro, no Ginásio Municipal, os jogos finais da 1ª Copa Uruguaianense Futsal Masculino. O evento que reuniu 180, contou com 12 equipes. Após várias partidas, a equipe Só de Pegando sagrou-se campeã, restando o vice-campeonato à equipe Dallcar e o terceiro lugar ao Sindivur. 
Anderson dos Santos foi o goleador do campeonato e Eduardo Bueno o Goleiro Menos Vasado. Erick Machado foi considerado a grande revelação e Anderson os Santos, o destaque. 
O evento foi organizado pela equipe feminina Atlético.

Uruguaiana está na final dos Jogos Comerciários


Uruguaiana tem representantes na final estadual dos 36ª Jogos Comerciários Sesc, nos dias 12 e 13 de novembro, no Sesc Campestre (Av. Protásio Alves, 6220), em Porto Alegre. As equipes classificadas são: “Sindivur/Comercial Duda”, do Futebol Sete Livre; “Sindivur/Despachantes”, do Futebol Sete Máster; “Super Rispoli, do Futsal Máster; “Despachantes/Sindivur, do Futebol de Campo; “Dukim Butekim”, do Voleibol masculino; e “SM Voleibol”, do Voleibol Feminino. A delegação de Uruguaiana sairá da cidade no dia 11 de novembro, da frente do Sesc local, conduzindo 99 atletas até Porto Alegre.
Os Jogos Comerciários são voltados a trabalhadores e empresários do setor terciário gaúcho. Os atletas representantes da região na final estadual terão o transporte, alimentação e hospedagem subsidiados pelo Sesc/RS. Mais detalhes sobre o regulamento também podem ser acessados pelo site www.sesc-rs.com.br/jogoscomerciarios.Mais informações podem ser obtidas junto ao Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984), pelo telefone (55) 3412-2482, no site www.sesc-rs.com.br/uruguaiana e na página www.facebook.com/sescuruguaiana.

Repasse vai garantir livro didático em 2017

O Ministério da Educação liberou em 1° de novembro R$ 57,96 milhões para pagamentos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Os recursos serão repassados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão responsável por efetuar o pagamento às editoras e aos Correios. Os recursos serão aplicados no pagamento de 5,59 milhões de livros didáticos e obras literárias adquiridas por meio do programa.
O material será distribuído para escolas públicas de ensinos fundamental e médio em 2017. A maior parte das obras – 5.390 mil livros – será distribuída para estudantes e escolas na zona urbana. As demais 200 mil unidades foram adquiridas para entrega na zona rural. Informações do MEC.

Brasil não atinge meta de universalização da pré-escola proposta pelo PNE

Os resultados do primeiro ciclo de monitoramento das 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE) para o biênio 2014-2016 mostraram que a universalização da pré-escola, que deveria ocorrer até o início deste ano, não foi concluída. O acesso total de crianças entre 4 e 5 anos ao ensino infantil estava previsto na Meta 1 do plano. O relatório com os primeiros resultados foi apresentado nesta terça-feira, 8, pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
“A universalização da pré-escola deveria ter acontecido até janeiro de 2016, mas isso não foi cumprido. Ainda faltam 600 mil vagas para garantir o acesso das crianças à pré-escola”, lamentou a secretária executiva do MEC, Maria Helena de Castro. “Esta era uma meta prevista desde 2009, pela Emenda Constitucional 59. A pré-escola é essencial para melhorar o desenvolvimento emocional, comunicativo e social das crianças”.
A ampliação do acesso à educação infantil para as crianças de até 3 anos de idade, outra meta do PNE, também está longe de atingir o resultado esperado. Até 2024 deverá ser garantido que, no mínimo, 50% dessas crianças sejam atendidas em creches. “Houve um crescimento razoável no atendimento, mas ainda distante de alcançar a meta”, ressaltou Maria Helena. Em 2015, mais de mil obras de construção de creches foram paralisadas por falta de recursos.  “Agora, o governo federal está retomando a construção de 615 dessas creches”, concluiu a secretária executiva.
O relatório, apresentado no Conselho Nacional da Educação (CNE), revelou tendências e desafios para as políticas públicas educacionais até 2024, principalmente em relação à qualidade, condições de oferta e universalização da educação básica. Ele atualiza os indicadores selecionados e anteriormente divulgados no documento PNE – Linha de Base, em 2015, incorporando modificações e aprimoramentos nos indicadores apontados por pesquisadores do MEC e de instituições que compõem o Fórum Nacional de Educação (FNE) ligados ao monitoramento.

Divulgado novo calendário escolar


Daiany Mossi

Foi divulgado nesta semana pela Secretaria Estadual da Educação, o calendário das aulas em 2017.  Conforme os dados, as atividades terão inicio no dia 6 de março. 
O secretário da Educação, Luís Antônio Alcoba de Freitas, adiantou  que o recesso escolar será de 20 a 30 de julho de 2017. O calendário escolar tem previsão de encerramento em 22 de dezembro.
As escolas têm autonomia para definir como farão as atividades dentro do calendário definido pelo governo estadual, desde que cumpram os 200 dias letivos. Na rede privada as aulas terão início no dia 13 de fevereiro. 

Divulgado gabarito do Enem

Daiany Mossi

No divulgado na manhã de ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), os gabaritos oficiais dos cadernos de questões dos dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Eles podem ser acessados na página do exame e também pelo aplicativo Enem 2016. 
Os cadernos de questões também estão disponíveis para download, com acesso a todos os itens do exame realizado no último fim de semana. O resultado final, individual, será divulgado no dia 19 de janeiro.
No sábado foram aplicadas as provas de ciências humanas e de ciências da natureza. No domingo foi a vez de linguagens, matemática e redação. O tema do texto foi caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil. 
Os 270 mil inscritos que não fizeram as provas no último fim de semana em função das ocupações de escolas farão o exame nos dias 3 e 4 de dezembro.

Rede municipal: Novos diretores serão eleitos dia 11

Daiany Mossi

As escolas municipais elegerão na próxima sexta-feira (11/11), os seus novos diretores. 
Conforme a presidente da Comissão Eleitoral, Mari Barros Coelho, 30 escolas participam do processo, sendo que podem votar alunos, pais, professores e funcionários que façam parte da comunidade escolar da instituição. 
A votação terá início às 8h e término às 21h. O resultado oficial será divulgado no dia 16 de novembro, através de edital. 
A presidente da Comissão ressaltou que apenas a escola José Maria Argemi apresenta três chapas. Cabo Luiz Quevedo, Moacir Ramos Martins, Castelo Branco, Osvaldo Cruz, Cecília Meireles, Gonçalina Alves, Tia Nina, Crespo de Oliveira, Elvira Cerati e Cinderela possuem chapa única e as demais possuem duas chapas. Cada escola possui a sua comissão eleitoral. 
As novas direções tomarão posse no mês de janeiro.

Advogados conquistam acesso ao Ministério do Trabalho

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, assinou na manhã de terça-feira, 8/11, a portaria que reconhece as prerrogativas dos advogados no âmbito do Ministério do Trabalho. O documento garante aos advogados, dentre outros direitos, “livre acesso às repartições do Ministério em que deva praticar ato, obter prova ou informação de que necessite para o exercício de sua profissão”. 
O Ministério do Trabalho terá ainda um prazo de até 30 dias para ceder uma sala para uso dos advogados. Para o Ministro, o documento é importante para garantir o exercício da advocacia, a partir do atendimento e tratamento respeitoso por parte de servidores e autoridades. “Nosso entendimento é que não há democracia sem justiça plana e plena, e não há justiça sem o advogado. As prerrogativas do advogado são da própria sociedade que ele representa. Nós pretendemos através dessa portaria oferecer ao advogado condições plenas dele exercer suas atividades no âmbito do Ministério do Trabalho”, afirma.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cláudio Lamachia, parabenizou o Ministério do Trabalho pela iniciativa e disse esperar que sirva de exemplo para outras instituições públicas. “A importância é de reafirmarmos o que está na lei 8.906, sobre as prerrogativas da advocacia. O exemplo que o Ministério do Trabalho dá ao editar essa portaria e a presença do ministro aqui no Conselho Federal da OAB alegra a todos nós, pelo respeito que o Ministério do Trabalho demonstra à advocacia. Espero que essa portaria possa ser a primeira de várias regulamentando efetivamente o atendimento de advogados”, afirma.
Com informações do Ministério do Trabalho.

OAB: Grupo de trabalho avalia mudanças no foro privilegiado

Gabriela Barcellos

O Conselho Pleno da OAB Nacional designou grupo de trabalho para estudar e sugerir mudanças quanto ao foro especial por prerrogativa de função, conhecido como “foro privilegiado”. Segundo o presidente da entidade, Claudio Lamachia, esse instituto merece análise por parte da advocacia brasileira. “O ‘foro privilegiado’ é um tema relevantíssimo na sociedade brasileira, inclusive levantando diversos debates recentes, além de congestionar em muitos sentidos o sistema de Justiça”, afirmou Lamachia na terça-feira, 8/11, durante a reunião do Conselho Pleno.
O grupo de trabalho será formado pelos conselheiros federais Bruno Veloso (Paraíba), Ary Raghiant Neto (Mato Grosso do Sul), Valentina Jungmann Cintra (Goiás), Flávio Pansieri (Paraná) e Sílvio Carvalho Júnior (Pernambuco). Eles analisarão propostas legislativas em tramitação sobre o assunto e irão elaborar uma Proposta de Emenda à Constituição, que será votada posteriormente pelo Conselho Pleno.

OAB/RS protocola pedido de CPI da Segurança Pública

Gabriela Barcellos

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil gaúcha (OAB/RS), Ricardo Breier, protocolou nesta terça-feira, 8/11, na Assembleia Legislativa, o requerimento para a instalação da CPI da Segurança Pública. Foram mais de cinco mil assinaturas de cidadãos gaúchos, exigindo solução para a insegurança por meio da investigação do destino dos recursos de Segurança Pública e eventuais ações indevidas ou omissas pelo Estado.
No documento, a OAB/RS apresenta os dados dos registros de homicídios no Estado, apontando a alta de 34,8% no número de latrocínios (roubo seguido de morte) e o crescimento de organizações criminosas e tráfico de drogas somente no primeiro semestre deste ano, além da falta de medidas-políticas eficazes realizadas pelo governo.
A Ordem exige, entre outros itens, a criação de um sistema único e permanente de Segurança Pública que não sofra alterações quando da troca de governo; a identificação e avaliação dos planos do governo em andamento atualmente, relativos à violência e à segurança pública, os custos de sua implementação, a alocação de recursos orçamentários, os resultados obtidos e as conclusões acerca dos benefícios trazidos pela sua aplicação; a apuração da existência de políticas preventivas, analisando se o governo vem cumprindo o dever de gerir minimamente sobre segurança pública; além de pedido de recursos destinados ao aprimoramento das casas prisionais no Estado, questionando se existem projetos vinculados a esse tema com os recursos disponíveis.
Breier ainda destacou a importância da instalação da CPI, que teve apoio das 106 subseções da OAB no Estado. “A CPI é para tratar historicamente o problema e entender o que os governos fizeram e não fizeram ao longo dos anos. Não é para ser uma caça às bruxas, mas sim trazer a oportunidade de dialogar com entidades, governos atuais e anteriores, e abrir um franco debate para buscar soluções. Não é um simples debate político, mas sim uma forma de aprender com as experiências passadas, abrir os números para ver onde houve falhas”, disse.
A presidente do Legislativo gaúcho, deputada Silvana Covatti (PP), recebeu o documento das mãos de Ricardo Breier, acompanhado de sua diretoria e entidades representativas da sociedade civil. Silvana salientou que o Legislativo é a caixa de ressonância da sociedade. “Quando o documento for entregue com o número necessário de assinaturas encaminharemos para a Procuradoria da Casa e daremos o andamento protocolar ao pedido. Segurança é um assunto que afeta diretamente toda a população. Trataremos o assunto com muita responsabilidade”, destacou a presidente.
Para a realização da CPI é preciso, no mínimo, a assinatura de 19 deputados no requerimento que a OAB está passando pelos gabinetes dos deputados.

190 em ação

Acidente
Uma mulher registrou ocorrência policial depois de ser vítima de extorsão. Ela contou que estava parada em um cruzamento, quando um homem de bicicleta se chocou contra o capo do veículo. Ela contou que tentou prestar socorro ao homem, mas ele não quis. Ainda assim, achou melhor dar seu telefone para o caso de ele precisar de algo. Desde então, ele vem ligando para a vítima, pedindo dinheiro.

Agressão I
Uma mulher registrou ocorrência depois de ser agredida física e verbalmente por um casal. Ela contou que a agressão ocorreu em seu local de trabalho, onde os agressores foram cobrar uma dívida. Diante das explicações da vítima de que precisava esperar seu patrão chegar para quitar a dívida, os dois passaram a agredi-la.

Agressão II
Um homem foi agredido por dois homens, na Chácara do Sol. Ele disse desconhecer o motivo da agressão, mas contou que levou socos, chutes e coronhadas na cabeça e no rosto.