sábado, 12 de novembro de 2016

190 em ação

Lesão corporal
Um homem ficou ferido em uma das mãos depois de ser atacado pelo ex-marido de sua prima. Ele contou à polícia que o homem esteve na casa de sua sogra, querendo falar com a ex-mulher. Depois de ser informado de que ela não estava no local, partiu para cima da vítima com uma faca.

Furto
Um homem teve o telefone celular furtado depois de se envolver em um acidente de trânsito. Dias depois, soube que uma moça estava vendendo o produto em uma rede social. Ao contatá-la, essa disse ter comprado de outra pessoa, o dono do veículo envolvido no acidente. Ao procura-lo, a vítima soube que este está novamente com o aparelho, mas recusou-se a devolvê-lo.

Apreensão
A Ronda Ostensiva Municipal Urbana (Romu) apreendeu uma adaga no banheiro da Praça Barão do Rio Branco. A apreensão ocorreu enquanto os agentes verificavam uma denúncia de traficância no local. O dono da adaga foi identificado e apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).

Ameaça I
Uma mulher registrou ocorrência policial por ameaça contra o ex-marido. Ela contou que quando deixara o Fórum de Justiça Estadual após uma audiência, ele a ameaçou de morte e disse ainda que mandaria sua namorada e as amigas lhe bater. 

Ameaça II
Uma mulher registrou ocorrência policial por ameaça contra a esposa de um conhecido traficante. De acordo com ela, a mulher tem inimizade com sua irmã e seu cunhado, que estão presos por tráfico de drogas, razão pela qual estaria sendo ameaçada. Conforme ela, a mulher passa frente à sua casa e a ameaça de morte.

Abuso
Um casal registrou ocorrência contra policias militares por abuso de autoridade. Eles contaram que, durante uma abordagem, fizeram questionamentos aos policiais que, irritados, teriam agredido o homem com socos e chutes e a mulher com empurrões. Ambos apresentavam hematomas.

Flagrante
Um homem foi preso em flagrante depois de arrombar um estabelecimento comercial na Rua Sete de Setembro. O acusado entrou do depósito da empresa, depois de escalar as grades de proteção até o segundo andar do prédio e arrombou uma janela. O proprietário, que mora no local, acordou com os barulhos e flagrou o bandido, já quando este tentava sair do local com 23 pares de calçados. A Brigada Militar foi acionada e conduziu o bandido até a DPPA, onde o delegado de plantão o autuou em flagrante delito.

Adolescente é estuprada pelo padrasto

Gabriela Barcellos

A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) investiga mais um estupro ocorrido no âmbito familiar. A vítima é uma menina de 16 anos e o acusado é o companheiro da mãe dela.
O caso chegou ao conhecimento da polícia através da mãe da menina, que compareceu à Delegacia junto com a filha, registrou a ocorrência e solicitou medidas protetivas contra o companheiro, a quem teria expulsado de casa. A adolescente foi ouvida e contou detalhadamente o abuso sofrido, além de ter sido submetida a exames periciais para comprovar o estupro. Os resultados devem ficar prontos nos próximos dias.
Dias depois de registrar a ocorrência, a mãe da menor retornou à DPCA, com o objetivo de retirar a queixa. Ela relatou que a filha teria confessado que o crime nunca ocorrera e que ‘inventou a história’. Numa tercerira visita, voltou atrás e confirmou o estupro.
O delegado responsável, Enio Tassi,  garantiu que a investigação continua, razão pela qual não quis se manifestar.
Informações extraoficiais dão conta de que a mãe da menina, que agora está abrigada na casa de uma tia, teria feito as pazes com o companheiro, razão pela qual quis colocar um ‘ponto final’ na história. Se o estupro foi confirmado, o homem deverá ser indiciado por crime de estupro, cuja pena varia de seis a dez anos de prisão.

PF desarticula quadrilha de tráfico internacional

Gabriela Barcellos

A Polícia Federal deflagrou na manhã de quinta-feira, 10/11, uma operação com objetivo de desarticular uma organização criminosa que atua no tráfico de cocaína, crack e maconha. Foram cem policiais federais, que cumpriram 12 mandados de prisão, três de condução coercitiva e 17 mandados de busca e apreensão em Uruguaiana, Quaraí, Santana do Livramento e Guaíba. A ação foi batizada de Operação Redoma e ao longo da ação foram apreendidas armas e munições.
A investigação teve início em junho passado e identificou uma organização criminosa muito bem estruturada, com traficantes estabelecimentos em Guaíba e Uruguaiana. Eles faziam a distribuição das drogas, que era transportada em veículos alugados, em Quaraí e Santana do Livramento.
De acordo com a nota oficial divulgada pela PF, a Operação Redoma já tem 34 pessoas indiciadas por tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção de menores, tentativa de homicídio, furto e roubo, de acordo com a conduta individual de cada investigado.

Traficante leva “bala na cara”


Gabriela Barcelos

Por volta das 1h30min da madrugada de quinta-feira, 10/11, Uruguaiana registrou mais um homicídio, tipo execução. Assim como os três últimos assassinatos, a vítima tinha forte ligação com o submundo do tráfico de drogas.
O crime ocorreu na Avenida Presidente Vargas, esquina com a Rua Venâncio Aires. Taunay Guimarães Moraes, de 24 anos, chegou ao empório Farroupilha para comprar cerveja - ele estava acompanhado de uma moça. Assim que pediu a bebida no balcão do estabelecimento, o matador, que chegou instantes depois, lhe alvejou com três tiros certeiros, um no rosto, mas todos na cabeça, e deixou o local a pé, pela Avenida Presidente Vargas, em direção à saída da cidade.
A moça que acompanhava o traficante fugiu durante a execução, mas foi identificada e ouvida pela polícia ainda na madrugada. Ela contou que não teve coragem de olhar para o atirador e assim que conseguiu sair do estabelecimento, pediu a um casal que estava próximo para que a tirassem dali.
Nenhuma das testemunhas foi capaz de reconhecer o homem, descrito apenas como moreno, magro, com cerca de 1,85 metro, vestindo uma camiseta do Grêmio. Ele estava com duas armas de fogo e teria embarcado em um veículo VW Gol, que o aguardava estacionado na Rua Joaquim Murtinho.
No local do homicídio, a Polícia Civil apreendeu o veículo de Taunay e os objetos que estavam em seu interior, entre os quais uma “mascada” com cerca de R$ 3 mil.
O Instituto Geral de Perícias (IGP), em Santana do Livramento, foi acionado e, por volta das 5h30min os peritos chegaram à cidade para o levantamento da cena. As informações até o momento dão conta de que Taunay foi morto com três disparos, todos na cabeça, inclusive no rosto. No entanto, a Polícia Civil aguarda a confirmação por meio do laudo do exame de necropsia, que deve ser concluído na próxima semana.
O atirador não foi identificado e a 1ª Delegacia de Polícia, sob coordenação do delegado Enio Tassi, trabalha com pelo menos duas possibilidades: crime passional ou guerra entre facções por controle de território de tráfico.
Titular de uma extensa ficha policial, que inclui lesão corporal, ameaça, facilitação à prostituição e até estupro de vulnerável, Taunay era ‘velho conhecido’ da polícia. Recentemente foi hóspede da Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana. Seu ofício mais rentável era o tráfico de drogas na região do “Morro do Piolho” e era suspeito de autoria de um homicídio acontecido no bairro Cabo Quevedo.

Campanha Papai Noel dos Correios é lançada



Daiany Mossi

Os Correios deram início à campanha nacional Papai Noel dos Correios. O projeto prevê a doação de presentes de voluntários à empresa que posteriormente os repassa às crianças carentes. Para receber as doações, as crianças precisam encaminhar cartas ao Papai Noel dos Correios. 
Nos últimos três anos, 2,8 milhões de cartas foram recebidas em todo o país, sendo que 1,5 milhão foram atendidas. No ano passado, mais de 830 mil cartas foram recebidas pela empresa, cerca de 570 mil selecionadas e 460 mil adotadas. A campanha existe há 27 anos.
Em todo o Brasil, as cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas pelos funcionários dos Correios. As que atenderem aos critérios - como, por exemplo, a carta tem que ser escrita à mão obrigatoriamente - são disponibilizadas para adoção na casa do Papai Noel ou em outras unidades. A ação vai até o dia 16 de dezembro.


Feriadão no serviço público

Começou ontem o feriadão para os servidores públicos estaduais. O Governador José Ivo Sartori transferiu o ponto facultativo do dia do funcionário público, que foi comemorado no dia 28 de outubro para o dia 14 de novembro, segunda-feira. Sendo assim, o serviço público estadual como um todo só terá as atividades normalizadas na quarta-feira. A medida não vale para o Poder Judiciário, pois os Forúns estarão funcionamento normalmente na segunda-feira.

Claro lança cobertura 4G em Uruguaiana

A partir de agora, os mais de 129 mil habitantes de Uruguaiana podem usufruir da rede de quarta geração da Claro, que permite o acesso à internet em altíssima velocidade e a melhor experiência em recursos como games multiplayers, videoconferência ou streaming de vídeo. Todos os assinantes da operadora têm acesso ao 4GMax, sejam Pré-pago, Pós-pago ou Controle, sem nenhum custo adicional. Para usufruir dos benefícios, basta o usuário estar em um local com cobertura e ter um aparelho compatível. “Além de entregarmos navegabilidade em dispositivos móveis, a Claro ainda oferece soluções quad-play. Por meio do Combo Multi, os clientes tem à disposição soluções convergentes que reúnem TV por assinatura em alta definição, internet fixa e móvel e telefonia fixa e móvel em um único plano, com fatura e atendimento unificados. Assim, garantimos a oferta de tudo o que nossos clientes querem: conectividade, mobilidade, economia, entretenimento e informação, a qualquer hora e em qualquer lugar”, afirma Marcelo Repetto, diretor regional da Claro no RS.
Antenada às tendências de mercado e necessidades dos consumidores, a Claro, além de oferecer planos com os melhores pacotes de dados do setor, é a única a disponibilizar o acesso promocional ao Whatsapp, sem descontar da franquia contratada.  Reconhecida como a operadora com o ‘Chip da Internet’, a empresa é líder em internet móvel no Brasil, com 52 milhões de acessos de dados móveis (total de acessos via celulares, modens, roteadores etc.), equivalente a 28,9% do total do mercado nacional.

Uruguaiana registra Leishmaniose em humano

Daiany Mossi

Um caso de leishmaniose visceral em humano foi registrado em Uruguaiana. A informação é da Secretaria de Saúde.
A vítima é uma mulher de aproximadamente 40 anos, estatura média e que contraiu a doença há poucos meses. Ela mora na área central da cidade, esteve hospitalizada e está em tratamento. 
Também conhecida como Calazar, a Leishmaniose Visceral é uma doença transmitida pelo mosquito Lutzomuia longipalpis, também conhecido como mosquito-palha ou birigui. A picada do mosquito introduz o protozoário Leishmania chagasi na circulação sanguínea do paciente e pode provocar problemas graves. Os mosquitos vetores desse protozoário são bem pequenos e vivem em ambientes úmidos, escuros e onde se acumulam lixo e sujeira orgânica.
Cães, raposas, roedores, tamanduás, preguiças e equídeos também podem servir de reservatório do protozoário, mas em geral o mosquito é o grande causador da doença.
A Leishmaniose Visceral não é uma doença contagiosa, ou seja não se transmite de uma pessoa para outra. Apenas a picada do mosquito fêmea transmite a doença.

Sintomas
Nos animais os principais sinais da presença do protozoário na corrente sanguínea são o emagrecimento brusco, a perda dos pelos e pequenas lesões na pele que evoluem para grande feridas. Nos humanos os sintomas que apontam para a contaminação do paciente são a febre que pode ter semanas de duração, fraqueza, inapetência, anemia, emagrecimento, palidez, aumento de órgãos como o baço e o fígado, além de comprometimento da medula óssea, do sistema respiratório, diarreia e sangramentos na boca e no intestino.

Diagnóstico
O diagnóstico para a doença é feito basicamente com a coleta e análise de amostras sanguíneas. O exame de sangue possui a capacidade de detectar os anticorpos específicos que combatem o protozoário. A análise clínica dos sintomas do paciente também ajudam no diagnóstico seguro.
Testes sorológicos e até mesmo de punção da medula óssea podem ser necessários para detectar a presença do parasita no organismo. Em casos mais avançados, pode ser necessária a biópsia do órgão afetado para análise laboratorial. É importante ressaltar que o diagnóstico precoce da doença é de extrema importância para evitar complicações que podem até levar o paciente ao risco de morte.

Prevenção
A principal medida para evitar a contaminação pelo protozoário causador da Leishmaniose Visceral é eliminar o mosquito-palha ou evitar o contato com ele. Algumas medidas simples, como usar repelentes, armazenar corretamente o lixo orgânico e não compartilhar agulhas com outros indivíduos são bastante eficazes e podem reduzir significativamente o risco de contágio do paciente. Existem também repelentes específicos para cães e animais para evitar que o mesmo seja picado pelo mosquito.

Tratamento
A Leishmaniose Visceral tem cura e pode ser combatida com a ingestão de medicamentos com substâncias antimoniais pentavalentes, via venal, anfotericina B, miltefosina, pentamidina, alopurinol e aminiosidina. Todos os medicamentos agem na eliminação do protozoário da corrente sanguínea do paciente.
É importante seguir à risca o tratamento de acordo com o diagnóstico de cada paciente, já que os sintomas da Leishmaniose Visceral são bastante parecidos com os de outras doenças, como doença de chagas, esquistossomose, malária, entre outras. O repouso do paciente acometido também e extremamente recomendável nesse caso, para evitar possíveis complicações mais sérias.
O tratamento deve ser feito sempre com acompanhamento médico.

Vereadores analisam seis projetos de lei complementar à LOM


Gabriela Barcellos

Uma comissão especial da Câmara de Vereadores, formada para analisar seis Projetos de Lei Complementar à Lei Orgânica do Município (LOM) encaminhados pelo Poder Executivo, se reuniu nesta semana para iniciar as discussões a respeito dos mesmos. Formam a comissão os vereadores Irani Fernandes (PP), Jussara Osório (Rede), Fernando Tarragó (PSD), Egídio Carvalho (REDE), Gilberto Risso (DEM) e Rafael Alves (PMDB).
Na reunião, após o estudo preliminar dos projetos, os parlamentares se mostraram preocupados com a falta de documentos, de responsabilidade do Poder Executivo, fundamentais para apreciação coerente e legal dos Projetos. Os seis projetos, que estão disponíveis na íntegra, no site da Câmara (www.uruguaiana.rs.leg.br), tratam sobre: PLC 006/2016, que reclassifica a categoria funcional do cargo de fiscal e transpõe os fiscais celetistas ao cargo de Fiscal regido pelo Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Uruguaiana; PLC 008/2016, P.L.C. 009/2016 e PLC 010/2016, que alteram artigos do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, Rural e Ambiental; PLC 011/2016, que estabelece e regulamenta a concessão de gratificações aos servidores públicos da Administração Direta do Município de Uruguaiana; e PLC 012/2016, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Servidores do quadro permanente da Secretaria Municipal de Saúde.

Moradores da Barragem apresentam reivindicações ao Parlamento

Gabriela Barcellos

Nesta quinta-feira, 10/11, a localidade de Barragem Sanchuri recebeu a visita do Poder Legislativo. A sessão ordinária da Câmara de Vereadores ocorreu na escola estadual Leda Maria Pereira da Silva. A ação faz parte de um projeto que visa descentralizar o trabalho parlamentar, aproximando os cidadãos residentes do interior do município do Poder Legislativo. Anualmente, pelo menos uma sessão ordinária é realizada em cada uma das localidades do interior. A medida está prevista no regulamento interno da casa legislativa.
Além da análise da Ordem do Dia com tramitação de projetos de Lei, houve significativa participação da comunidade, que teve espaço para expor dúvidas e reivindicações.
Entre os pedidos feitos ao Parlamento está a requisição de informações sobre a disponibilidade de ambulância para a região do interior. Segundo os moradores, a comunidade mobilizou-se pela arrecadação de recursos com bingos e promoções para o conserto de veículo, entretanto o valor colhido (mais de R$ 4 mil) foi encaminhado ao Poder Executivo sem retorno da ambulância. Ainda na área da saúde, foi solicitada presença de médico pediatra e psicólogo para atendimento aos moradores que se sentem prejudicados em relação às condições da área urbana. 
Na oportunidade, foi também pedida atenção à péssima situação das estradas vicinais e vias de acesso, assim como demonstrado o grande potencial turístico e empreendedor da localidade para ser explorado, especialmente no verão que logo inicia.

Comércio Exterior/ Transporte: Câmara rejeita criação do Comceti

Gabriela Barcellos

Os vereadores rejeitaram na noite de quinta-feira, 10/11, o projeto de lei 079/2016, de autoria do Poder Executivo, que visava criar o Conselho Municipal de Comércio Exterior e de Transporte Internacional (Comceti). O projeto foi analisado na sessão ordinária realizada na Barragem Sanchuri. Os vereadores presentes encontraram incoerências no projeto, que foi rejeitado por unanimidade. Os vereadores presentes encontraram incoerências no projeto, que foi rejeitado por unanimidade.
O vereador Irani Fernandes (PP) chamou atenção para a inexistência de informações quanto à secretaria a qual o conselho ficaria vinculado, o que causou receios. Já Fernando Tarragó (PSD) atentou para a competência do município para tratar de alguns dos assuntos abordados no projeto, como taxações aduaneiras.

Competências
De acordo com o PL, o Comceti teria a função de: I) apoiar a iniciativa privada no que diz respeito ao incremento de ações nas áreas do comércio exterior e de transporte internacional, na esfera municipal; II) coordenar os recursos municipais, estaduais, federais e privados destinados à implantação do desenvolvimento econômico tanto financeiro, como técnico e humano, dentro das áreas do comércio exterior e transporte internacional; III) definir as áreas apropriadas para atuação do Conselho; IV) definir plano estratégico na busca de incentivos para as atividades do Conselho; V – estimular ações e projetos de ampliação das áreas do comércio exterior e do transporte internacional; VI) dimensionar os recursos do Município a serem investidos em cada projeto, observados os critérios fixados pelo Poder Executivo; VII) indicar os projetos em condições de captar recursos, prover fontes da política de incentivos do Município; VIII) opinar sobre a concessão de estímulos fiscais a terceiros e outras vantagens de incentivos na área do comercio exterior e do transporte internacional; IX – Trabalhar junto aos órgãos municipais, estaduais e federais para dirimir ações pontuais de entraves para o desenvolvimento das atividades de Comércio Exterior e Transporte Internacional; X) Ser agente ativo para buscar que o Porto Seco de Uruguaiana, seja o mais eficiente e com maior volume de negócios no País.

Painel Ed.2682

Proclamação da República

A comemoração da Proclamação da República foi registrada em sessão solene de homenagens na Câmara de Vereadores. O plenário esteve lotado de autoridades, familiares, colegas e amigos dos sete cidadãos homenageados. Em nome do Parlamento Municipal, o vereador Marcelo Lemos (PDT) discursou sobre a importância da data para reflexão de todos sobre a democracia no país. A Grande Condecoração Municipal-Medalha de Ouro foi conferida a Loeci Gonçalves Albeche e Soraya Leal Salomão. O Título Honorífico de Cidadão de Uruguaiana foi dedicado a Antônio Ceolin e a Onyx Dornelles Lorenzoni. Os Diplomas de Honra ao Mérito foram entregues a Gladis Maria Dal Pra Nunes Almeida, Leoni Samuel Etcheverry e Laura Collazzo da Silva.

30 anos

Com mais de 3,5 mil leilões acumulados no currículo, incluindo vendas históricas de bovinos e equinos, Fábio Crespo comemorará três décadas de martelo do jeito que mais gosta: ao som da batida do martelo. O Leilão Especial 30 Anos, com 39 lotes diferenciados da raça Crioula, será realizado na próxima quarta-feira, 16/11, em Esteio. A oferta é uma homenagem de tradicionais clientes conquistados pelo leiloeiro ao longo da carreira. Animais retirados da ponta da manada dos maiores criatórios do país irão à venda no Tatersal do Cavalo Crioulo, a partir das 21h, com transmissão ao vivo.

Encontro

A executiva do Democratas local realizou um almoço na residência do presidente da sigla em Uruguaiana, Marcelo Ribeiro. A iniciativa foi homenagear o deputado federal Ônix Lorenzoni, que, ontem, recebeu o título de cidadão uruguaianense na Câmara Municipal, por indicação do vereador Luiz Gilberto de Almeida Risso.

Quadrinhos
O Cineclube Macuco e a secretaria de Cultura promovem no domingo, 13/11, a II Feira de História em Quadrinhos, com exposição de mangás, cosplays, RGP, games, entre outros. O evento acontece no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa.

Carteiras
O Poder Executivo está confeccionando carteiras de identificação para os agentes de trânsito municipais. O documento é semelhante às carteiras funcionais da Guarda Municipal.

Proclamação
A Câmara de Vereadores realizou ontem, 11/11, uma sessão solene em alusão à Proclamação da República. O evento ocorreu no plenário do Palácio Borges de Medeiros, e homenageou sete cidadãos indicados pelos vereadores, pelos serviços prestados à comunidade.

Estável
Após uma queda acentuada de 34,5% no valor exportado pelo agronegócio gaúcho em setembro, o mês de outubro apresentou estabilidade registrando -0,11%. O volume comercializado teve resultado negativo de 15,33%. No primeiro semestre, o setor vinha apresentando um crescimento constante nas vendas ao exterior, tendo seu ápice em junho, que antecedeu o movimento contrário. O câmbio foi o principal responsável pela virada. Os dados estão no Relatório de Comércio Exterior do Agronegócio do RS, divulgado pela Assessoria Econômica do Sistema Farsul, nesta quinta-feira,10/11.

Olivas I
Foi publicado no Diário Oficial da União de quinta-feira, 10/11, o primeiro Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) da cultura de oliva para os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. Nas portarias são apresentadas orientações aos produtores sobre municípios aptos ao plantio e ao período mais adequado à semeadura das lavouras. Para ter direito ao Proagro (Programa de Garantia da Atividade Agropecuária), ao Proagro Mais (agricultura familiar) e à subvenção federal ao prêmio do seguro rural, o produtor deve observar os indicativos desses normativos.

Olivas II
Em Uruguaiana, um experimento da Embrapa Pecuária Sul, em parceria com a Agência de Desenvolvimento de Uruguaiana (ADU), na localidade do Imbaá, já identificou cinco variedades de oliveiras com boa adaptação ao solo uruguaianense. O experimento visa identificar as variedades e incentivar a produção do fruto.

Raio X I
O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendações a 4.703 prefeituras para que realizem visitas domiciliares a mais de 870 mil beneficiários do programa Bolsa Família suspeitos de não cumprir os requisitos econômicos estabelecidos pelo governo federal para recebimento do benefício. Segundo o Raio-X Bolsa Família, projeto de iniciativa do MPF, de 2013 a maio de 2016, os pagamentos a perfis suspeitos de irregularidades totalizam mais de R$ 3,3 bilhões. O Raio-X Bolsa Família é uma ação nacional coordenada pelas Câmaras Criminal e de Combate à Corrupção do MPF.

Raio X II
O diagnóstico sobre o maior programa de transferência de renda do governo federal, assim como as ações propostas e os resultados alcançados estão disponíveis no site www.raioxbolsafamilia.mpf.mp.br, divulgado ontem, 11/11. Nele, o cidadão poderá acessar a versão interativa* da ferramenta de inteligência desenvolvida pelo MPF e filtrar os dados selecionando a(s) unidade(s) da federação e município(s) que desejar.

Etnias
Começou ontem, 11/11, a Feira das Etnias. A abertura oficial ocorreu às 20h, na Praça Barão do Rio Branco. A programação inclui apresentações artísticas, culinária e indumentária característica de cada uma das etnias que participa do projeto. A realização é da secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semic).

Carne I
A indústria de carne bovina brasileira fechou o mês de outubro com o faturamento em mais de US$ 449 milhões nas exportações e mais de 107 mil toneladas embarcadas. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC).

Carne II
A China voltou a figurar na primeira colocação entre os países que mais compraram a carne bovina brasileira, com o faturamento de US$ 94 milhões (38% a mais do que o mês anterior), o que gerou um volume de 21,3 mil toneladas exportadas (aumento de 35% em comparação com o mês anterior). No mesmo período, Hong Kong apresentou um crescimento de 5% em faturamento (US$ 91 milhões) e de 1% no volume exportado (25 mil toneladas).

Novembro Azul
Hoje é o Dia D do Novembro Azul. Ao longo de todo o dia estarão sendo realizados o exame Antígeno Prostático Específico (PSA) em todas as unidades da rede municipal de saúde. A campanha segue até o dia 30 e o alvo são homens com mais de 40 anos. Todas as unidades estão fornecendo senhas para a realização.

Vagas Sine
Vendedor interno – ótica.......1 
Editor de texto e imagem- criação gráfica............................1 
Padeiro.................................1