quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Brigada Militar apresenta 1,3 mil novos soldados-alunos

Foram oficialmente apresentados, na manhã de ontem, 16/11, os 1,3 mil novos soldados-alunos da Brigada Militar. A cerimônia ocorreu na Academia de Polícia Militar (APM), em Porto Alegre.
Dos futuros soldados que vão integrar as fileiras da corporação, 1.040 serão destinados ao policiamento ostensivo e 260 ao Corpo de Bombeiros Militar. Os alunos serão distribuídos entre as Escolas de Formação e Especialização de Soldados em Montenegro, Osório, Porto Alegre e Canoas. “O nosso esforço é fazer com que o aparato estatal esteja onde ele precisa estar: nas áreas essenciais e de mão estendida aos que mais precisam de amparo”, assegurou José Ivo Sartori.
O Curso Básico de Formação Policial Militar tem início marcado para segunda-feira, 21/11. Com carga-horária de 1.600 horas-aulas, inclui estágios operacionais e tem sete meses de duração. A previsão da BM é de que os novos soldados estejam formados em junho de 2017. “Um efetivo que estará apto para o trablaho num momento decisivo e que poderemos empregar em diversas regiões do RS, de acordo com a análise a ser realizada”, lembrou Schirmer.
Segundo o comandante-geral da BM, coronel Alfeu Freitas Moreira, o objetivo do Departamento de Ensino da corporação é antecipar as aulas de técnica policial militar, uso de arma de fogo, decisão de tiro, abordagem policial e preenchimento de documentação operacional. “Dessa forma, esperamos habilitar os alunos para que eles possam, em três meses, ter condições de ir para a rua monitorados por policiais da ativa e iniciar logo a atividade de polícia ostensiva”.
O comandante ressaltou, no entanto, que todas as atividades serão exercidas dentro da carga horária estipulada para o curso, sem sobrecarga para os alunos. “Existe um extenso referencial teórico a ser aplicado e revisado antes. É muito importante qualificar bem esses policiais. Eles estarão nas ruas, com um revólver no coldre e tendo que decidir entre atirar e não atirar”, concluiu.
Com informações da SSP.

Bandido é preso durante furto em residência


Gabriela Barcellos

Um homem foi preso em flagrante pela Brigada Militar na XV de Novembro, depois de arrombar e furtar duas televisões, um relógio e uma pulseira de ouro de uma casa. A prisão ocorreu por volta de 15h de terça-feira, 15/11.
A Brigada foi acionada através do 190. No local, soube que um dos bandidos havia fugido pelos fundos da casa e deu início às buscas. Foi então que encontrou Luan Giovani Bianchi Ferreira, ofegante e com cortes pelo corpo. Ele teria entrado na residência através de uma janela no segundo andar, deixando ainda vidros e grades danificadas. Assim que viu a viatura da BM, Luan tentou fugir, mas foi detido e levado à Delegacia de Polícia, onde a delegada plantonista, Alessandra Siqueira, o autuou em flagrante.
Além de Luan, outro homem participou do crime, no entanto, não foi identificado. Ele estaria de bicicleta e fugiu antes da chegada da chegada da Brigada Militar.

Galpão de pneus pega fogo nas Áreas Verdes

Sob responsabilidade da Prefeitura Municipal, o local abrigava quase dois mil pneus e não possuía PPCI. Bombeiros trabalharam no local até a manhã de ontem.






Gabriela Barcellos

Os galpões do antigo matadouro, que abrigavam mais de 20 famílias que foram despejadas pela administração Schneider, foi consumido pelo fogo na manhã de terça-feira, 15/11. O sinistro iniciou às 9h e, até a manhã de ontem, 16/11, o Corpo de Bombeiros trabalhava intensamente no local com cinco viaturas, um efetivo de 15 bombeiros e uma retroescavadeira.
No local estavam armazenados precariamente 2 000 pneus sob responsabilidade da secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema).
A polícia
A origem do fogo ainda é desconhecida, mas a possibilidade de incêndio criminoso não está descartada. 
A investigação cabe a 2ª Delegacia de Polícia que, de acordo com a delegada titular, Alessandra Siqueira, até o momento não recebeu o registro formal do sinistro. “Temos informações, inclusive sobre a possibilidade de ter sido provocado criminosamente, mas até o momento não houve o registro por parte das autoridades municipais, contudo, um inquérito policial será instaurado e os responsáveis por esse galpão serão inquiridos”, comentou.
Meio ambiente
Procurado pelo CIDADE, o secretário de Meio Ambiente, Vitor Gediel, Machado disse que o local não possui PPCI, porque é aberto, mas não esclareceu  a razão pela qual o local estava sendo utilizado como depósito, pois estaria “de saída”.
Ecoponto
Há poucos metros do local, está o Ecoponto, próprio municipal destinado a receber o descarte de pneus da comunidade. Antes de levar os pneus ao local, deve obter autorização da Sema para depositá-los. O Ecoponto não foi atingido pelo fogo.

Iniciada campanha para regularizar dívidas de água e esgoto

A Odebrecht Ambiental inicia hoje uma campanha para regularização de dívidas de água e esgoto. A concessionária oferece descontos especiais para que os consumidores possam quitar as dívidas. “A expectativa é proporcionar meios que facilitem o pagamento e a regularização dos serviços com a empresa”, ressalta Aline Marchezan, coordenadora comercial da unidade.
A adesão pode ser feita até o dia 30 de dezembro e é direcionada para os clientes que possuem faturas vencidas até agosto de 2016. Entre as vantagens estão descontos de 100% em multas e juros, além da religação gratuita e imediata do abastecimento de água e exclusão do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa. 
O desconto será automaticamente cancelado caso o cliente não efetuar o pagamento da negociação. As negociações devem ser feitas na central de atendimento na rua Flores da Cunha, 1516, das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.
Outras informações sobre a campanha de descontos também podem ser obtidas pelo odebrechtambiental.com/uruguaiana.

Dos 14 feriados de 2017, dez datas poderão ser prolongadas

Ainda faltam 47 dias para 2016 terminar, mas para quem é ansioso o momento já é de contagem regressiva. Para os que gostam de feriados prolongados, uma boa notícia: em 2017, serão dez datas que podem ser emendadas de um total de 14 feriados. São aqueles feriados que caem em segundas, terças, quintas ou sexta-feiras. Em tempo: no ano que vem, apenas a Confraternização Universal de 1º de janeiro e a Páscoa serão celebradas em domingos.
Em fevereiro de 2017, o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes (2) - feriado municipal em Porto Alegre - será numa quinta-feira, e o Carnaval (28), como todos os anos ocorre numa terça. Em abril, além do feriado da Paixão de Cristo (dia 14), sempre na sexta-feira, Tiradentes (dia 21) também cai no mesmo dia da semana. Em maio de 2017, o Dia do Trabalho (1º) será numa segunda-feira, e Corpus Christi (dia 15), numa quinta-feira.
Em setembro, a data de Independência do Brasil (dia 7) cairá numa quinta-feira. No último trimestre do ano, mais três feriados prolongados: primeiro em outubro, no Dia de Nossa Senhora Aparecida (12), que será numa quinta-feira, depois em novembro, com Finados (2), no mesmo dia. Por fim, a celebração de Natal (25) cairá em uma segunda-feira.

Oi amplia cobertura 4G em Uruguaiana

As cidades gaúchas de Alvorada, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Passo Fundo, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Sapucaia do Sul e Uruguaiana, ganharão até dezembro deste ano, a cobertura 4G da Oi, que permite acesso à internet de alta velocidade. A companhia já oferece cobertura 4G nas cidades de Canoas, Caxias do Sul, Gravataí, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria, São Leopoldo e Viamão.
No Rio Grande do Sul, a Oi investiu mais de R$ 216 milhões de janeiro a setembro de 2016, registrando aumento de mais de 21% nos investimentos no estado, no acumulado do ano em comparação com igual período do ano passado. A companhia está priorizando investimentos na expansão e na manutenção da rede como uma das estratégias de seu plano de transformação operacional, que visa a qualidade do serviço oferecido aos clientes em todas as regiões. 
Neste período, a Oi instalou mais de nove mil novas portas para o serviço de banda larga fixa, ampliando sua capacidade de atendimento. Além disso, 32 novos sites de telefonia móvel foram implantados e 106 foram ampliados ou modernizados. Os sites são locais onde ficam as antenas que realizam a transmissão do sinal do serviço móvel.
 No Estado, a Oi conta com aproximadamente 5 milhões de clientes na telefonia móvel, telefonia fixa, banda larga fixa e TV por assinatura, além de 158 mil hotspots da rede Oi Wifi.

Funcionários da Santa Casa realizam protesto


Daiany Mossi

Os funcionários da Santa Casa de Caridade realizaram na manhã de ontem, protesto pelas principais ruas da cidade e em frente à Prefeitura Municipal. A intenção dos funcionários foi chamar a atenção das autoridades para a atual situação do hospital, que devido ao atraso de repasses por parte do Estado e do Município, não consegue manter em dia os salários dos funcionários. 
Conforme a Administração da Santa Casa, o Município deve mais de um milhão de reais, por serviços prestados pelo hospital ao Banco de Sangue Municipal, Clínica de Hemodiálise e Pronto Socorro Municipal. 
Em reunião com os funcionários, a Prefeitura Municipal alegou que a falta de uma prestação de contas mais específica emperra um acordo. Para as finanças municipais, os valores não estão de acordo com os repasses já feitos pelo Executivo ao hospital e sugere uma reunião para que sejam acertadas as pendências de valor. 
A Administração da Santa Casa esclarece que a prestação de contas vem sendo feita diretamente à Justiça, pois ultimamente só consegue receber recursos através de bloqueios judiciais. 
A dívida do Governo do Estado com a Santa Casa também é exorbitante, ultrapassando a casa dos R$ 3 milhões.
No final da reunião de ontem pela manhã, o Prefeito se negou a conversar com o administrador do Hospital, mesmo que sentado à mesma mesa. O Chefe do Executivo disse não reconhecer os saldos a descoberto e que só iria dialogar com o Provedor da instituição. Apesar disso, ressaltou que liberaria cerca de R$ 250 mil referentes aos documentos enviados pelo HSCC comprovando serviços prestados não pagos pela Prefeitura até ontem. 
Os funcionários estão com os salários de setembro e outubro em atraso.

Prefeito busca autorização para contratar 133 novos funcionários

Gabriela Barcellos

Será apreciado hoje, 17/11, pela Câmara de Vereadores, o projeto de lei 96/2016, de autoria do Poder Executivo, que busca autorização do Legislativo para contratação de servidores temporárias para atuar em várias áreas da secretaria de Saúde.
De acordo com o projeto, os funcionários serão empregados nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) I e Caps Álcool e outras drogas readaptado; no projeto Casa de Acolhimento Transitório (CAT); no projeto Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dants) e no Serviço de Atendimento Especializado em HIV/AIDS (SAE); no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); na Equipe de Consultório na Rua; na Policlínica Central; Farmácia Popular do Brasil; Farmácia Básica e Atenção Básica.
Em sua justificativa, o prefeito Luiz Augusto Schneider destacou a importância dos serviços. Entre as questões técnicas, destacou que os Caps irão atuar no regime de 24 horas ininterruptas, nos sete dias da semana, o que justifica o aumento da carga horária de seus profissionais, em relação às contratações anteriores, além de novas atividades, recentemente adicionadas a programação dos tratamentos oferecidos pelo serviço. Em relação ao CEO, o foco é dar continuação no Programa Brasil Sorridente e destacou que há repasses por parte do Ministério da Saúde, para tal serviço.
Se aprovado o projeto, deverão ser contratados até 133 profissionais. Para o Caps, as vagas são de assistente social, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista, pedagogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, agente social, artesão, técnico de enfermagem e auxiliar de cozinha. O projeto Dants deverá ter a contratação de assistente social, biólogo– Área 1, biólogo – Área 2, enfermeiro, farmacêutico – Área 1, farmacêutico – Área 2, educador físico (professor) – Área 1, contador e nutricionista. Para o CEO, o projeto pede autorização para contratar: cirurgião-dentista periodontista, cirurgião-dentista protesista, cirurgião-dentista bucomaxifacial, cirurgião-dentista endodontista, cirurgião-dentista clínico geral e auxiliar de saúde bucal. O Projeto Consultório na Rua deverá ter a contratação de assistente social, farmacêutico, enfermeiro, educador físico (professor), técnico de enfermagem e agente de redução de danos. Já a Policlínica deve receber fisioterapeuta e fonoaudiólogo. Para a Farmácia Popular (recursos da Farmácia Popular do Brasil) devem ser contratados um farmacêutico para exercer o cargo de gerente e outro para o cargo de co-responsável, além de contador e auxiliar de farmácia. Já a Farmácia Básica deve receber farmacêutico e auxiliar de farmácia.

Dia da Consciência Negra terá homenagens na Câmara

Gabriela Barcellos

Como de praxe, a Câmara Municipal de Vereadores realizará uma sessão solene para marcar a passagem do Dia da Consciência Negra. O evento está marcado para às 19h de sexta-feira, 18/11, no plenário do Palácio Borges de Medeiros.
O evento integra as atividades da Semana Municipal da Cultura Afro-brasileira, que é realizada em parceria entre as entidades ligadas ao tema, como a Sociedade Espiritualista de Umbanda de Uruguaiana (Aruanda) e Federação das Religiões Afro-Brasileiras (Afobrás).
Durante a sessão solene, serão homenageados Paulo Renato Trindade dos Santos, Antônio Aires Dias Ferreira, Patrícia de Brito Francisco, Vera Camargo e Alexandre Leão Alves. As homenagens são decorrentes de indicações pela contribuição dos agraciados com a cultura afro-brasileira.

Câmara aprecia parecer sobre as contas de Schneider em 2013

Com um recurso, Schneider conseguiu reverter, em maio, o parecer desfavorável do TCE, que à época alegou falhas prejudiciais ao erário.

Gabriela Barcellos

A Câmara de Vereadores vota hoje, 17/11, as contas de governo do prefeito Luiz Augusto Schneider (PSDB) referentes ao ano de 2013.
Inicialmente, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) deu parecer desfavorável a aprovação das contas do tucano, considerando que houve falhas em sua administração naquele primeiro ano de governo. Foi citado no documento “o fato de o Balanço-Geral da Administração Municipal e demais documentos que integram o referido Processo de Contas de Governo, no período de sua responsabilidade, conterem falhas prejudiciais ao erário, as quais, na sua globalidade, comprometem as contas em seu conjunto, situações ensejadoras de recomendação no sentido de sua correção para os exercícios subsequentes”.
Schneider então recorreu da decisão através de embargos e, em maio deste ano, conseguiu, por maioria de votos – contra o parecer da relatora, conselheira Letícia Ramos – reverter a decisão e conquistar o parecer favorável. Votaram a favor do recurso de Schneider os conselheiros Pedro Henrique, Algir Lorenzon, Iradir Pietroski e Marco Peixoto. Já Cezar Miola, Cesar Santolim e Letícia Ramos se posicionaram pela manutenção do parecer desfavorável. 
O novo parecer do TCE foi então encaminhado à Câmara de Vereadores e passou pela análise da Comissão de Finanças e Orçamento da casa, presidida pelo vereador Fernando Tarragó. De acordo com a Ordem do Dia da sessão ordinária de hoje, o parecer da comissão estará em votação em plenário.

Painel Ed.2684

Despertando Risos
Na cidade para realizar um show, o Guri de Uruguaiana fez uma visitar ao Hospital Santa Casa de Caridade. Além de conhecer o hospital, o personagem também interagiu com o quadro de colaboradores e visitantes. Na ocasião, esteve acompanhado do grupo Despertando Risos, formado por palhaços, que de forma voluntária levam alegria aos pacientes do nosocômio. Mais tarde, durante o show, o humorista Jair Kobe, que dá vida ao Guri, fez uma belíssima homenagem ao grupo pelo trabalho realizado no nosocômio, no palco do Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa.

Jogo de Morfologia

Depois de ministrar o Curso online sobre avaliação morfológica da raça Crioula, o médico veterinário e técnico credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Rodrigo Albuquerque Py, lança o Jogo de morfologia, uma nova ferramenta de aprendizado para aqueles que se interessam pelo tema. Estimulando o exercício do julgamento morfológico, ao oferecer prêmios diferenciados para os 20 melhores colocados no ranking de jurados, o jogo começa no dia 1º de dezembro. A inscrição deve ser feita no site www.crioulista.com. As vagas são limitadas. Todas as avaliações serão realizadas através da internet. No decorrer de três meses serão dez vídeos de cavalos e três de potros, após cada julgamento será disponibilizado o gabarito do teste com justificativa técnica.

Parabéns

O administrador de empresas Elton Blini, na foto recebendo o Prêmio Profissional Nota 10 RS (2015), comemorou ontem, 16/11, mais um ano de vida. Parabéns, Blini.

Jornada I
Entre hoje e amanhã acontece a II Jornada de Segurança Pública da Faculdade de Desenvolvimento do RS. Hoje, o evento começa às 9h30 e se estende até 11h45 e, à noite, das 19h às 22h, e amanhã, das 9h30 às 11h45. O evento é aberto ao público.

Jornada II
Entre os temas das palestras do evento estão: “As Torcidas Organizadas no Futebol e a Segurança Pública; um enfoque legal e pragmático”, “O stalking e sua relevância jurídico-penal”, “Direito Ambiental: atualidades e perspectivas”, entre outros.

Tempo bom
Boletim semanal do Instituto Climatempo informa que para essa quarta-feira (16) a previsão é de chuvas apenas na forma de pancadas isoladas, devido ao rápido avanço de uma frente fria pelo Estado. Contudo, como serão pancadas de chuvas, apenas uma ou outra localidade terá os trabalhos de plantio e de tratos culturais afetados. Mas mesmo assim, sem grandes prejuízos aos produtores.

Vagas Sine
Vendedor interno – ótica 1

Melhor Idade
Na próxima semana, inicia a 13ª edição da Convenção da Maturidade Ativa Sesc, em Torres. Neste ano, o evento reunirá grupos de idosos de 56 cidades gaúchas para quatro dias de atividades, recreação e confraternização. A terceira idade da Região da Fronteira será representada pelos integrantes dos grupos da Maturidade Ativa dos municípios de Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, São Borja, Santana do Livramento e Uruguaiana. Seguem abaixo mais informações.

PIB
O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro acumulou alta de 2,71% de janeiro a julho de 2016, na comparação com igual período do ano passado, de acordo com estudo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Restituição I
A Receita Federal efetuou ontem, 16/11, o pagamento do penúltimo lote de restituições do Imposto de Renda 2016. Cerca de 2,2 milhões de contribuintes estão nesta lista e os valores chegam a R$ 2,67 bilhões, por uma taxa de 7,76%, referente à Selic acumulada entre maio e novembro deste ano.

Restituição II
Para saber quem está nesta lista ou mesmo quem já caiu na malha fina, o acesso referente à restituição deve ser obtido pelo site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br).

Malha Fina
Os contribuintes que estão na malha fina poderão realizar ajustes com uma declaração retificadora. A Receita Federal permite ao contribuinte acessar ao detalhamento do processamento de sua declaração através do código de acesso gerado no próprio site da Receita ou certificado digital. Caso tenha sido detectada alguma divergência o Fisco já aponta ao contribuinte o item que está sendo ponto de divergência e orienta o contribuinte em como fazer a correção.

Grêmio 
O Grêmio Futebol Clube, categoria SUB 13, promove campeonato em Uruguaiana. Os jogos estão sendo realizados aos finais de semana no campo do Sá Viana e envolveu cerca de dez equipes.

Uruguaianense decide campeonato em Parobé

O Ginásio Municipal de Uruguaiana tem sido testemunha de grandes duelos este ano. Na noite do dia 12 de novembro, mais um aconteceu. De um lado, uma das revelações mais intensas do certame, Eduardo, goleiro da AEU, de apenas 16 anos. Do outro lado da quadra estava Yuri (3), com pedigree de família do futsal, filho do ex-melhor do mundo Jorginho. Um jogo que poderia terminar com um placar elástico, dado ao poder de artilharia dos ataques da Uruguaianense e da APF, foi encerrado com uma pequena vantagem para o time da fronteira. Tudo por conta das atuações dos dois jovens goleiros que mostraram o tempo todo, a razão de estarem em todas as seleções dos melhores do campeonato. 
Até sair o primeiro gol, as equipes perderam várias oportunidades de gol, com um equilíbrio impressionante para o primeiro jogo entre ambos. Até ali, jamais haviam se enfrentado em uma quadra de futsal. Porém, o respeito pelas campanhas era demonstrado pelo equilíbrio de ações. Porém, em uma jogada de bola parada, surgiria o primeiro gol do jogo. Carlos Eduardo (8) cobrou forte uma falta que foi encontrar livre, na base do poste direito o pé direito de Bruno (11), que aproveitou a falha de marcação da Uruguaianense e fez 1x0, faltando 17min48seg. 
Após o lance, o técnico Noninho cobrou mais decisão do goleiro Eduardo (24), que esperou muito para sair na bola. Ironia para aquele que vem sendo o melhor jogador do time da AEU nessa fase final da Série Bronze. Mas o que acontece de um lado, também pode ocorrer de outro. E foi de um momento de extrema lucidez do goleiro da Uruguaianense que surgiria o lance do gol de empate. Ele repôs a bola em alta velocidade e encontrou livre o pivô da equipe, Barriga (22). 
Com um leve toque ele tirou do alcance de Yuri e empatou a partida, faltando 5min13seg para o encerramento do primeiro tempo. O goleiro da APF saiu atrasado na bola e deixou à feição de Barriga o lance. Tanto que ele mesmo fez questão de pedir desculpas aos companheiros, tão logo sofreu o gol. Até aí, os responsáveis pelo minguado 1x1 eram exatamente os que falharam nos dois lances de gol: Eduardo e Yuri. E foi assim o jogo inteiro, tendo os goleiros como protagonistas. No segundo tempo, mais defesas incríveis dos dois lados. Porém, na etapa final, a força da torcida local influenciou ainda mais o desempenho da equipe que teve mais chances. Tanto bateu que faltando 11min30seg para acabar o jogo, num contra-ataque rápido, Somália (9) roubou a bola e tocou na direita do ataque da Uruguaianense para o goleador do campeonato Rodrigol (7) esperar a saída de Yuri e colocar o seu time em vantagem, 2x1, de virada. O golpe fatal veio dos pés do capitão da equipe, Grillo (96). Ele que saíra no banco de reservas conseguiu se superar durante o jogo. Faltando apenas 5min10seg, Grillo bateu forte sem chances para o bom goleiro da APF: 3x1. Com a vitória da Uruguaianense, apenas um empate no tempo normal será suficiente para dar o título da Série Bronze ao time da fronteira. 
A segunda e decisiva partida acontece no próximo sábado (19), em Parobé, distante de Uruguaiana cerca de 700 km.

Colégio lança projeto voltado aos ex-alunos


O Colégio Marista Sant’Ana dá início ao projeto Marista Sempre, que tem o objetivo de qualificar e intensificar o relacionamento do colégio com os seus ex-alunos e cultivar a semente do carisma marista presente na sua formação enquanto estudante.
É compromisso da missão marista desenvolver um processo de evangelização que compreenda toda a vida, não apenas o ciclo da educação básica. É um novo espaço de congregação da comunidade educativa para fortalecimento do sentimento de pertença e o espírito de família. 
Através do banco de dados dos ex-alunos o colégio poderá contatá-los em datas especiais e enviar informações das atividades e eventos promovidos. Todo ex-aluno cadastrado receberá uma carteria de identificação, personalizada, de ex-aluno marista.

Questionário do Estudante deve ser preenchido até o dia 20

Vai até o dia 20 próximo o prazo para os alunos concluintes de cursos nas áreas de conhecimento a serem avaliadas este ano no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) preencherem o Questionário do Estudante. A data-limite coincide com o dia da prova, cujo local só pode ser visualizado após o preenchimento correto do questionário, o que deve ser feito on-line.
Com mais de 215 mil inscritos na edição deste ano, o Enade de 2016, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação, estabelece o Questionário do Estudante como obrigatório apenas para os concluintes regulares. Ou seja, para os habilitados a fazer o exame. Ingressantes e inscritos como irregulares de anos anteriores não têm acesso ao documento.
O exame deste ano terá novidades para garantir mais segurança ao procedimento de aplicação. A folha de resposta será encartada no caderno de provas. Ambos, nominais, identificarão a área do conhecimento em que se enquadra o curso realizado pela instituição. Esses dados permitirão a conferência pelo participante. Ao fim do processo, a folha de resposta será destacada e entregue ao fiscal de sala.
As provas serão aplicadas em todo o Brasil, com início às 13h (horário de Brasília) e duração de quatro horas. Este ano, serão avaliados os bacharéis em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia, além dos tecnólogos em agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia.

Produtos do agronegócio representaram 39% das exportações

Nos dez primeiros meses de 2016 a balança comercial brasileira acumulou superávit de US$ 38 bilhões com participação decisiva dos 15 principais produtos do agronegócio que representaram 39% das vendas totais do país no período.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) destaca que a soja foi o produto do agronegócio com maior participação nas exportações entre janeiro e outubro deste ano, 12% do valor total (US$ 18 bilhões).
Outra participação relevante foi do açúcar em bruto, em segundo lugar no ranking: vendas externas de US$ 6,58 bilhões, 4% do total vendido ao exterior pelo país em 2016.
Os números consolidados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), divulgados nesta semana, mostram que as exportações totais do país foram de US$ 153 bilhões, com importações de US$ 114 bilhões.
Dos produtos do agronegócio, a maior variação nas vendas externas em 2016 foi do açúcar em bruto. Entre janeiro e outubro, as vendas desse segmento tiveram crescimento de 40%, comparadas com igual período do ano passado, um incremento de US$ 1,89 bilhão. A receita total foi US$ 6,58 bilhões.
Já as vendas externas de etanol tiveram aumento de 23% em 2016, em relação a igual período de 2015, somando receita de US$ 827 milhões. A principal razão desse bom desempenho deveu-se à elevação dos preços do etanol no mercado internacional nos últimos meses.
O setor sucroalcooleiro passa por um período de reestruturação após uma das piores crises da história, causada pela queda dos preços internacionais do açúcar e a política de precificação dos combustíveis, que privilegiou a gasolina em detrimento do etanol. Isso gerou aumento dos custos de produção, endividamento das usinas e falta de renovação dos canaviais.
Queda
A CNA observa que, apesar do bom desempenho de algumas cadeias do agronegócio, até outubro deste ano, as exportações brasileiras apresentaram queda para todas as regiões, com exceção do Oriente Médio, onde houve variação positiva de 1%, e da Oceania, que apresentou crescimento de 15%.
China e os Estados Unidos foram os dois países que mais importaram do Brasil. Os chineses compraram US$ 32 bilhões, enquanto os Estados Unidos US$ 18,8 bilhões. Ainda assim, esses valores representam uma redução de 4% e 5% nas compras, respectivamente.
Apesar do saldo positivo da balança comercial em 2016, entre janeiro e outubro, o valor das exportações foi 5% inferior ao obtido no mesmo período de 2015 (US$ 160 bilhões). As importações totais também caíram: 23% em relação ao mesmo período do ano passado (US$ 148 bilhões).
Com informações da CNA.

Após período de queda, exportações do agronegócio gaúcho estabilizam

Gabriela Barcellos

Na última quinta-feira, 10/11, a Assessoria Econômica da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) divulgou o Relatório de Comércio Exterior do Agronegócio do Rio Grande do Sul referente ao mês de outubro. Os dados mostram estabilidade nas exportações, depois de uma acentuada queda de 34,5% no valor exportado pelo agronegócio gaúcho em setembro. Outubro registrou -0,11%.
O volume comercializado teve resultado negativo de 15,33%. No primeiro semestre, o setor vinha apresentando um crescimento constante nas vendas ao exterior, tendo seu ápice em junho, que antecedeu o movimento contrário. O câmbio foi o principal responsável pela virada.
De acordo com o economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, os seis primeiros meses do ano foram marcados por uma desvalorização do Real e preços internacionais baixos, o que permitiu que o produtor brasileiro garantisse bons negócios, especialmente com a soja. A taxa cambial compensava o valor de mercado do grão, cenário que vinha desde o ano passado.
No segundo semestre o quadro é outro. Os preços no mercado internacional vêm, gradativamente, apresentando alta, enquanto o Real se recupera. “A taxa de câmbio em queda neutralizou a alta dos preços, ao contrário do que acontecia na primeira metade do ano quando os preços baixos neutralizavam a alta do câmbio”, comenta da Luz. O economista acredita que a retração nas vendas em setembro e outubro esteja relacionada a dois fatores, “vendemos muito no início do ano e, provavelmente, o produtor que tem estoque deve estar esperando o melhor momento para comercializar”, pondera.
Esse quadro fica mais claro na comparação entre setembro e outubro. Mesmo não havendo grande variação no total comercializado nos dois meses, quando discriminados os grupos é possível identificar a redução nas vendas da oleaginosa. O complexo soja fechou outubro com -29,3%, (US$ 100 milhões), mas, no resultado final, a queda foi compensada por um expressivo aumento de 79,2% (US$ 107 milhões) nas exportações do fumo e seus derivados.
Em relação a 2015, a diferença é ainda mais acentuada. O Rio Grande do Sul vendeu 45,5% a menos de soja, e também apresentou queda em cereais (62,2%), fumo (-1,3%) e produtos florestais (-7,4%). O destaque positivo ficou com a carne suína, com 18,4%. Na comparação entre outubro do ano passado e deste, a diferença é de -22,2%, aproximadamente US$ 240 milhões. O valor acumulado do ano foi de US$ 9,577 bilhões, registrando -5,61% menos que no anterior. O volume também teve resultado negativo de -5,4%.
O agronegócio exportou 1,027 milhão de toneladas no último mês. Em valores, atingiu US$ 834 milhões, respondendo por 66,6% do total comercializado pelo Estado. A China continua sendo o principal parceiro comercial do agronegócio gaúcho, com a 38,6% (US$ 3,358 bilhões). O saldo da balança comercial do setor fechou em US$ 745 milhões, influenciado também pelo aumento das importações. Outubro registra 55% de acréscimo na compra de produtos do exterior, na comparação a 2015. 
Entre os produtos que colaboram para o aumento das importações, os dois principais são arroz e trigo. O primeiro teve um aumento de 143,29% no valor e o segundo 29,43%.  Para da Luz, os motivos dos crescimentos são diferentes, “No caso do arroz é por uma questão climática, as perdas na lavoura em razão das chuvas geraram as compras. Já para o trigo, o preço do mercado internacional está muito baixo e o Governo Federal tem sido lento demais para tomar medidas de apoio ao setor”, afirma.

Produtores rurais são as principais vítimas da infraestrutura logística precária no Brasil

Os produtores rurais são as principais vítimas de uma infraestrutura logística precária, insuficiente, e enfrentam, no dia-a-dia, “uma verdadeira aventura” para conseguir escoar seus produtos aos pontos de venda. A afirmação foi feita pelo presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, em discurso na abertura do I Encontro Nacional dos Usuários do Transporte de Cargas, em Brasília, nesta terça (8).
Como consequência deste estado precário da infraestrutura logística, “parte considerável do lucro dos produtores rurais se perde com o transporte, além do desperdício físico da produção ao longo do trajeto”, disse Martins. 
Enquanto os produtores fazem investimentos pesados dentro das propriedades, avaliou o presidente da CNA, o setor público não “investe quase nada há muito tempo, apesar do nível elevado de impostos que são pagos”. Para Martins, preconceitos ideológicos impediram o Estado de transferir responsabilidades ao setor privado. Ele elogiou a criação do Programa de Parcerias em Investimentos (PPI), que vem na hora certa para atrair recursos privados, gerando novos postos de trabalho e ampliando a competitividade das exportações brasileiras. “Esperamos que o estatismo seja expurgado do novo modelo de concessões, pois afugenta os capitais privados e torna as empresas dependentes dos créditos do Estado. Que seja um modelo de competição e liberdade”, afirmou. Para concluir, o presidente da CNA disse esperar que o estado volte a cumprir minimamente sua capacidade administrativa. “Só assim evitaremos que os processos de privatização ou concessão se percam nos descaminhos da burocracia”.

Encontro 
Durante o evento, os participantes discutiram temas como a retomada dos investimentos nos modais de transporte para dar mais eficiência e competitividade ao setor produtivo no país. No final do encontro, realizado pela CNA e outras 14 entidades, foi elaborado um documento com as principais reivindicações dos segmentos rural e do transporte.
O documento pede um ambiente regulatório e segurança jurídica para os investimentos privados em infraestrutura logística.

Ed. 2684 - Galpão queima por mais de 24h

Aqui, a edição completa...
  1. A agenda imoral do Congresso
  2. Despertando Risos
  3. Jornada I
  4. Jogo de Morfologia
  5. Jornada II
  6. Tempo bom
  7. Vagas Sine
  8. Melhor Idade
  9. PIB
  10. Parabéns
  11. Grêmio
  12. Restituição I
  13. Restituição II
  14. Malha Fina
  15. Câmara aprecia parecer sobre as contas de Schneider em 2013
  16. Prefeito busca autorização para contratar 133 novos funcionários
  17. Dia da Consciência Negra terá homenagens na Câmara
  18. Funcionários da Santa Casa realizam protesto
  19. Oi amplia cobertura 4G em Uruguaiana
  20. Dos 14 feriados de 2017, dez datas poderão ser prolongadas
  21. Iniciada campanha para regularizar dívidas de água e esgoto
  22. Deu Trump: e agora para o agro brasileiro?
  23. Oferta heterogênea da raça Crioula ganha destaque em São Gabriel
  24. Mapa adere a programa de simplificação de procedimentos
  25. Médicos Veterinários vão debater polêmico PL sobre terceirização
  26. Galpão de pneus pega fogo nas Áreas Verdes
  27. Bandido é preso durante furto em residência
  28. Brigada Militar apresenta 1,3 mil novos soldados-alunos
  29. Novos diretores serão anunciados na sexta-feira
  30. Microdados do Censo de 2015 estão disponíveis para consulta
  31. Projeto permite que professor dê aula em dois turnos na mesma escola
  32. Suspensa indenização à aluno obrigado a limpar pichação
  33. Os filmes de terror mais esperados para 2017 e 2018
  34. Oscar registra recorde no número de animações
  35. 1ª Jornada Literária de Uruguaiana promove o incentivo à leitura
  36. Quinta-feira, 17/11
  37. Sexta-feira, 18/11
  38. Como Manter As Folhagens Bonitas e Saudáveis
  39. Antonia Fontenelle não entrevista Wesley Safadão
  40. A atriz Claudia Abreu lidera lista de cabelos mais pedidos da Globo
  41. Malhação
  42. Sol Nascente
  43. Rock Story
  44. A Lei do Amor
  45. Com saída do SBT, Raul Gil cogita dar um tempo da televisão