sábado, 19 de novembro de 2016

Operação Avante Rural percorreu mais de quatro mil quilômetros


Gabriela Barcellos

Teve início no último dia 27 a Operação Avante Rural, com incremento de efetivo e viaturas, buscando a redução do furto abigeato, contrabando e descaminho
Na região, a operação é coordenada pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva da Fronteira Oeste, abrangendo Aceguá, Alegrete, Bagé, Barra do Quaraí, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Garruchos, Hulha Negra, Itaqui, Lavras do Sul, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana da Boa Vista, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel, Uruguaiana e Vila Nova do Sul.
De acordo com o capitão Giovani Dalcol, a ação ocorre até o final do ano. Além das patrulhas rurais destes municípios, o grupo está contando com reforço de 15 policiais militares com formação especializada em crimes rurais e área de fronteira, selecionandos entre as quatro unidades do Comando Regional: 2º Regimento de Polícia Montada (RPMon), em Santana do Livramento, 6° RPMon, em Bagé, 1° Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF), em Uruguaiana, e 2° BPAF, em São Borja.
Dalcol explica que o grupo atua de forma itinerante, em rotas específicas de circulação de ilícitos, buscando criminosos que atuam em área rural e realizando fiscalizações em conjunto com Inspetoria Veterinária, Vigilância Sanitária e Polícia Civil. “Indistintamente, todo e qualquer ilícito, de qualquer proporção estará ao alcance da Operao, assim, reduzindo-se a incidência de crimes rurais, ação de criminosos e, através do policiamento ostensivo, reduz-se particularmente o crime de abigeato”, comenta.
Giovani Dalcol diz que, até esta sexta-feira foram percorridos mais de quatro mil quilômetros em estradas em área rural na Fronteira Oeste. Estabelecimentos Rurais também estão sendo visitados de forma a aproximar a segurança pública executada pela Brigada Militar dos habitantes e trabalhadores do campo. Pontos de venda e abate de carnes também são fiscalizados, com auxílio das vigilâncias sanitárias dos municípios abrangidos.
O Capitão lembra a importância do apoio da comunidade através do repasse de informações. É garantido o sigilo ao denunciante. “Da mesma forma, uma mudança de Cultura no que tange a documentação pertinente ao trânsito de animais. Qualquer dúvida pode ser sanada nas inspetorias veterinárias nos municípios”, conclui.

Família presa em ação na Barra do Quaraí

Gabriela Barcellos

Uma operação de buscas resultou na prisão de três pessoas, na quarta-feira, 16/11, na Barra do Quaraí. A ação foi coordenada pela delegada Alessandra Xavier de Siqueira, que responde pelo posto policial da Barra do Quaraí, e contou com apoio de policiais da 1ª Delegacia de Polícia e da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM).
De acordo com a Delegada, a ação teve o objetivo de cumprir um mandado de busca e apreensão em uma casa. No local, moram um casal e o filho, que é suspeito de ter cometido vários furtos no município. Os policiais procuravam aparelhos de televisor furtados e armas. “Recebemos denúncia de que ele seria o autor de um furto e iniciamos a investigação. A partir daí surgiram indícios da participação dele em outros crimes da mesma natureza, então pedimos o mandado de busca e apreensão”, explica Alessandra.
Durante as buscas foram encontrados, no quarto do casal, um revólver e três espingardas. De acordo com os moradores, as armas pertencem a um parente que vive fora da cidade. Ainda assim, os três – mãe, pai e filho – foram presos em flagrante por porte ilegal de armas e trazidos para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). No entanto, eles não chegaram a ser encaminhados à Penitenciária Modulada. A Delegada estipulou fiança, que foi paga. Os três responderão em liberdade. As armas, porém, permaneceram apreendidas.

Homem é alvejado no bairro Rui Ramos

Gabriela Barcellos

Um homem sofreu uma tentativa de homicídio na noite de quinta-feira, 17/11, por volta de 22h45min. Salatiel Sommerfild Rodrigues, 28 anos, foi alvejado com um disparo de arma de fogo na região abdominal. De acordo com a Polícia Civil, ele está internado na Santa Casa de Caridade, mas seu quadro é estável e ele não corre risco de vida.
O crime ocorreu na Rua Doutor Sergio M. de Oliveira, entre as ruas Fernando Ferrari e Arnaldo Ribeiro, bairro Ipiranga. A investigação está a cargo da delegada Alessandra Xavier de Siqueira, da 2ª Delegacia de Polícia. Procurada pela reportagem do Jornal CIDADE, ela não atendeu ou retornou nossas ligações até o fechamento desta edição.

Defrec prende Setembrino

Gabriela Barcellos

A Delegacia Especializada em Furtos, Roubos e Entorpecentes (Defrec) efetuou a prisão de Hilton Assis Mattos Requelmo, bandido conhecido como ‘Setembrino’, de 33 anos. Setembrino possui extensa ficha criminal por roubo a residência e ao comércio, sempre com bastante violência. Setembrino foi indiciado por roubo pela delegada Caroline Huber, que representou por sua prisão preventiva, deferida pela 1ª Vara Criminal de Uruguaiana.
Entre os crimes atribuídos a Setembrino está o roubo ao restaurante de um posto de gasolina BR-290, pelo qual também foi indiciado. Setembrino foi preso em casa, na esquina das ruas Tiradentes com Feliciano Ribeiro.

Adolescentes são indiciados por estupro de vulnerável

Gabriela Barcellos

Os dois adolescentes apreendidos em flagrante, no último dia seis, depois de estuprar uma jovem, foram indiciados pelo delegado Enio Tassi por estupro de vulnerável. O procedimento de apuração de ato infracional foi remetido à Justiça na quarta-feira, 16/11, pedindo ainda a manutenção dos dois menores na Fundação Case.
O crime ocorreu na Rua Nemézio Fabrício, bairro Rui Ramos, por volta de 23h30min e a ocorrência foi atendida pela Brigada Militar, acionada através do 190. No local, os policiais encontraram a vítima, acompanhada de um dos agressores, O.F.Q., de 16 anos, que tentou fugir dos policiais, mas acabou detido. O outro, B.R.B.A., de 15 ano, havia fugido do local, mas foi encontrado em sua casa.
Os dois confessaram ter mantido relações sexuais com a moça, mas alegaram que o ato foi consensual. A moça, J.G.C., no entanto, contou ter sido arrastada para o terreno baldio onde a agressão ocorreu, e disse ter implorado para que a soltassem, sem sucesso. Bastante abalada, ela contou em detalhes a agressão aos policiais militares.
Ainda na noite do crime, os dois menores foram atendidos na Santa Casa de Caridade e liberados, sendo posteriormente encaminhados à Case. Já a vítima, permaneceu internada. No depoimento que prestou à Polícia Civil, J.G.C. manteve a história inicial e, mais uma vez, descreveu em detalhes a agressão, contando inclusive que os bandidos lhe taparam a boca para que ela não gritasse por socorro durante o ato. Ela também passou por exames que constataram a agressão.
Para o Delegado, há indícios suficientes para concluir que os dois adolescentes, de fato, a estupraram. Ao longo da investigação também ficou comprovado que a vítima é portadora de uma deficiência mental, o que faz com que o crime seja qualificado como estupro de vulnerável, apesar de J.G.C ter 19 anos. “Mesmo que ela tenha mais de 14 anos, é considerada vulnerável, pois em razão de suas condições de saúde, ela não possui capacidade de consentir”, explica Tassi.

Parlamento homenageará 50 anos do MTG

Gabriela Barcellos

Nesta terça-feira, 22/11, a Câmara de Vereadores realiza uma sessao especial em hoemangem aos 50 anos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). O evento foi proposto pelo vereador Irani Fernandes (PP) e aprovado pelos demais parlamentares. A sessão está marcada para às 20h, na Casa da 4a Região Tradicionalista.
Além do próprio MTG, serão homenageados na sessão Arlindo Frizzo, Paulo Roberto Pavin, Antônio Gonçalves, Ivoné Emílio Colpo e Eliane Rezes, pela contribuição ao Movimento. O MTG é uma associação civil, sem fins lucrativos, que objetiva congregar os Centros de Tradições Gaúchas e entidades afins para padronizar procedimentos e a realização de atividades com abrangência estadual ou nacional das quais participam todos os filiados com interesse no tema, e preservar o núcleo da formação gaúcha e a ideologia nos estudos da história, da tradição e do folclore.

Sindilojas sedia reunião de trabalho da AL sobre turismo

Gabriela Barcellos

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Hiratan Pinheiro da Silva, esteve em Uruguaiana ontem, 18/11, quando participou de uma reunião de trabalho que teve como tema central a implantação de melhorias no atendimento aos turistas do Brasil e da Argentina durante a temporada 2016/2017 e a necessidade de melhorias na Ponte Internacional Getúlio Vargas/Agostín Pedro Justo, que liga Uruguaiana e Paso de los Libres e seus acessos.
O evento foi organizado pela Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, que tem a vice-presidência do deputado Frederico Antunes, que coordenou o encontro.
Durante o evento, o prefeito eleito, Ronnie Mello (PP), e sua comissão de transição municipal encaminhou às autoridades presentes uma pauta de reivindicações contendo seis itens para aplicação num curto prazo: 1) melhoria no sistema de iluminação da Ponte Internacional Uruguaiana / Paso de Los Libres; 2) implantação de banheiros móveis para o atendimento aos turistas; 3) colocação de placas de sinalização, no idioma espanhol; 4) aumento do policiamento em nível federal, estadual e municipal no local; 5) limpeza e capina dos acessos à Aduana; 6) implantação de pórticos com informações turísticas e de deslocamento para atendimento aos turistas; 7) implantação de câmeras de monitoramento no entorno da Aduana; 8) manter o acesso secundário ao município aberto durante esse período.
Os representantes da Polícia Federal, Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal informaram na reunião que existe a previsão de reforço no contingente de servidores para o período de férias. Na temporada de 2015/2016, mais de 1,2 milhão de turistas passaram pela Fronteira Uruguaiana / Libres. Para esse ano, há a expectativa que o número de turistas que cruzem a fronteira via Uruguaiana supere o número de 2 milhões na temporada 2016/2017.

Câmara aprova contratação de servidores temporários

Gabriela Barcellos

Na sessão ordinária de quinta-feira, 17/11, o Poder Legislativo aprovou o projeto de Lei 96/2016 que dispõe sobre contratações, por tempo determinado, para atender demandas da secretaria de Saúde. De origem executiva, o projeto prevê a manutenção do funcionamento dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) II e III (Álcool e outras Drogas); do Projeto Casa de Acolhimento Transitório; do Projeto Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dants) e Serviço de Atendimento Especializado em HIV/AIDS (SAE); do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); da Equipe de Consultório na Rua, da Policlínica Central; da Farmácia Popular do Brasil; Farmácia Básica e Atenção Básica.
As contratações terão prazo de até seis meses, prorrogáveis por igual período, serão realizadas a partir de processo seletivo simplificado, cujo edital deverá ser lançado nos próximos dias, estabelecendo as atribuições e requisitos para o exercício das funções oferecidas.
Para o Caps, as vagas são de assistente social, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista, pedagogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, agente social, artesão, técnico de enfermagem e auxiliar de cozinha. O projeto Dants deverá ter a contratação de assistente social, biólogo– Área 1, biólogo – Área 2, enfermeiro, farmacêutico – Área 1, farmacêutico – Área 2, educador físico (professor) – Área 1, contador e nutricionista. Para o CEO, o projeto pede autorização para contratar: cirurgião-dentista periodontista, cirurgião-dentista protesista, cirurgião-dentista bucomaxifacial, cirurgião-dentista endodontista, cirurgião-dentista clínico geral e auxiliar de saúde bucal. O Projeto Consultório na Rua deverá ter a contratação de assistente social, farmacêutico, enfermeiro, educador físico (professor), técnico de enfermagem e agente de redução de danos. Já a Policlínica deve receber fisioterapeuta e fonoaudiólogo. Para a Farmácia Popular (recursos da Farmácia Popular do Brasil) devem ser contratados um farmacêutico para exercer o cargo de gerente e outro para o cargo de co-responsável, além de contador e auxiliar de farmácia. Já a Farmácia Básica deve receber farmacêutico e auxiliar de farmácia.

Exercício 2013: Vereadores aprovam contas de Schneider

Gabriela Barcellos

A Câmara de Vereadores aprovou na sessão ordinária de quinta-feira, 17/11, as contas de governo do primeiro ano de gestão do prefeito Luiz Augusto Fuhrmann Schneider (PSDB). O parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que após um recurso de Schneider opinou pela aprovação das contas, foi analisado pela Comissão de Finanças e Orçamento da Casa, presidida pelo vereador José Fernando Tarragó (PSD) e recebeu parecer favorável, que foi aprovado em plenário pelos vereadores.
Na Comissão de Finanças e Orçamento, o relator foi o vereador Luís Gilberto de Almeida Risso (DEM). Durante a sessão, Tarragó ressaltou que o Prefeito teve a oportunidade de manifestar-se a respeito das contas, mas que preferiu utilizá-la, em razão da aprovação das contas pelo TCE.
Tal aprovação, porém, não foi unanime e resulta de um recurso interposto pelo mandatário, depois que suas contas foram rejeitadas e o TCE emitiu parecer pela desaprovação da mesma. Na ocasião, o conselheiro Marco Peixoto (relator) destacou que houve atraso no envio do relatório de gestão fiscal, do relatório de validação e encaminhamento e da manifestação conclusiva da unidade de controle interno, não atendimento da Lei de Acesso à Informação em sua plenitude, insuficiência financeira verificada ao final do exercício – o que justificaria o julgamento pelo não atendimento da lei de responsabilidade fiscal – além da existência de falhas que, em seu conjunto, comprometeram a gestão. Ele então determinou a emissão de parecer desfavorável à aprovação das contas e recomendação para que fossem implementadas medidas preventivas e corretivas. Alguns dos problemas apontados naquele primeiro parecer, como o não atendimento integral da Lei de Acesso à Informação, perduram até hoje.
Schneider recorreu, buscando a desconsideração do parecer e a emissão de um novo. Em maio passado, os conselheiros deram provimento ao recurso, derrubando o primeiro parecer e emitindo um novo, desta vez favorável à aprovação das contas. Na ocasião, a relatora foi a conselheira Letícia Ramos, que votou pelo não provimento do recurso. Ainda assim, por maioria de votos, Schneider teve êxito no pedido.

Painel Ed.2685

Trabalho premiado

Integrantes do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Bovinos Leiteiros (Gepebol), que faz parte do Centro de Tecnologia em Pecuária (CTPEC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) participaram, em Marechal Cândido Rondon (PR), do VII Sul Leite – Simpósio Sobre a Sustentabilidade da Pecuária Leiteira na Região Sul do Brasil. Acompanhado pela professora Deise Dalazen Castagnara, o grupo apresentou sete trabalhos científicos, entre eles, “Composição de resíduos gerados após a colheita do grão de soja na fronteira oeste do Rio Grande do Sul como alternativa na inclusão de dietas na bovinocultura leiteira”. Apresentado pelo acadêmico Neliton Flores Kasper, o trabalho contemplou a avaliação nutricional de resíduos da pré-limpeza da soja tratados com ureia para uso em dietas de vacas leiteiras e demais ruminantes e foi premiado pela relevância científica. Parabéns!

Novos horizontes

Um qualificado grupo de seis grandes importadores mundiais de arroz desembarcou no Brasil recentemente para visitas técnicas e rodadas de negócios com indústrias brasileiras do cereal. A vinda dos compradores estrangeiros ao país compõe as ações do projeto Brazilian Rice, uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), para o incentivo às exportações deste produto nacional. A estimativa é de que esta ação, chamada de Projeto Comprador, possa gerar negócios na ordem de US$ 7,5 milhões para o Brasil nos próximos 12 meses.

Evolução
Falando nisso, com chuvas de curta duração e pouca intensidade durante a semana, as máquinas voltaram a trabalhar no Rio Grande do Sul. O Estado tem hoje 816.427 hectares semeados. O acréscimo na semana foi de 107.711 hectares, ou seja, aproximadamente 9,9% em relação à semana anterior. Com isso, o RS tem concluída, até agora, 74,8% da intenção de semeadura para safra 2016/2017.

“A gratidão é a memória do coração.”

Agradecemos a confiança, o apoio e o carinho da Comunidade Escolar durante o processo de Eleição de Diretores que tornou Eleita para Gestão 2017-2019 a Chapa 1 com 97% dos votos.
Reiteramos o nosso compromisso e a nossa responsabilidade para com a Comunidade Escolar que sempre esteve ao nosso lado, compartilhando e auxiliando no desenvolvimento da nossa Escola.
Contamos com o incentivo da equipe da EMEI Cecília Meireles, pois de braços dados e na mesma direção, para quem trabalha em equipe a vitória é a união.
Com carinho, Jane Tavares e Julia Oliveira.

Selo
Estão abertas até o dia 30/12 as inscrições para o Selo Ambiental da Lavoura de Arroz Irrigado do Rio Grande do Sul referente à Safra 2016/2017. A distinção é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Irga e da Fundação Irga, em conformidade com a Seapi e apoio da Federarroz. O regulamento pode ser acessado no site do Irga (www.irga.rs.gov.br). As inscrições devem ser feitas nos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates). O tempo entre habilitação, vistoria, parecer conclusivo e julgamento é de seis meses.

Bem-Estar
A proposta de inclusão de novas medidas na realização do exame de admissão veterinária está sendo tratada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), que acaba de criar uma comissão de Bem-Estar Animal. A ideia é ampliar os cuidados e a preservação do animal, buscando melhorar a avaliação das suas condições antes da realização de competições. Considerando o padrão adotado pela Federação Equestre Internacional (FEI), o plano de aprimoramento da análise prévia dos animais será avaliado pelo Conselho Deliberativo Técnico da ABCCC nas próximas semanas.

Novembro Azul
A Campanha Novembro Azul continua em todos as unidades da rede municipal de saúde. Homens com 40 anos ou mais devem procurar uma unidade para realizar o Antígeno Prostático Específico (PSA).

Provas
Na próxima quarta-feira, 23/11, o Parque de Exposições Dr. Lauro Dornelles, em Alegrete, sedia provas oficiais da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Estão programados concentração de machos, credenciadoras mistas do Freio Jovem, Freio do Proprietário e Paleteada.

Feira do Livro
Entre os dias dois e onze de dezembro acontece a 40ª Feira do Livro de Uruguaiana. Neste ano, o evento será realizado frente à Igreja Catedral de Sant’Ana e tem o escritor Marcelo de Carvalho Ribeiro como patrono.

Auditoria I
Conforme previsto no regulamento do registro genealógico da raça Crioula, em cumprimento à exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a superintendência do Serviço de Registro Genealógico (SRG) da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) irá realizar auditoria técnica anual em 59 criatórios associados à entidade até o final de dezembro.

Auditoria II
Os estabelecimentos que participarão do processo foram selecionados aleatoriamente por meio de sorteio eletrônico e, desde quinta-feira, 17/11, já estão sendo notificados. Neste ano, serão vistoriados exclusivamente estabelecimentos que realizam transferência de embrião – selecionados de forma proporcional entre as oito regiões.

Auditoria III
A auditoria consiste na conferência de documentos, medidas e vínculos de parentesco dos animais - caso considere necessário, o auditor poderá fazer coleta de material genético para exame de DNA. Também serão avaliados o manejo da propriedade e o contentamento do criador em relação à qualidade do atendimento do inspetor técnico.

DRLD
A Polícia Civil inaugurou, na quinta-feira, 17/11, a primeira Delegacia de Polícia de Repressão ao Crime de Lavagem de Dinheiro (DRLD) do Rio Grande do Sul. A nova unidade tem o objetivo de reforçar o combate à estrutura financeira de atividades criminosas e está localizada no terceiro andar do Palácio da Polícia, em Porto Alegre.

Vagas Sine
Vendedor porta a porta 1
Vendedor interno 1

Ed. 2685 - Menores indiciados por estupro

Aqui, a edição digital...
  1. Um chamado para um novo tipo de política
  2. Trabalho premiado
  3. Auditoria I
  4. Auditoria III
  5. Auditoria II
  6. Provas
  7. DRLD
  8. Vagas Sine
  9. Feira do Livro
  10. Novos horizontes
  11. Evolução
  12. Selo
  13. Bem-Estar
  14. Vereadores aprovam contas de Schneider
  15. Sindilojas sedia reunião de trabalho da AL sobre turismo
  16. Parlamento homenageará 50 anos do MTG
  17. Câmara aprova contratação de servidores temporários
  18. Odebrecht retoma construção de interceptador e estação de bombeamento
  19. Ambulantes são retirados das imediações da Aduana
  20. Uruguaiana terá seminário sobre autismo
  21. Dívida da Santa Casa é de mais de R$ 40 milhões
  22. Acesso pela Vasco Alves será mantido
  23. Temporada de Primavera apresenta estabilidade nos negócios
  24. Leilão Especial 30 Anos movimenta R$ 992,5 mil
  25. Valor bruto da produção agropecuária deve ser de R$ 519,3 bi neste ano
  26. Adolescentes são indiciados por estupro de vulnerável
  27. Homem é alvejado no bairro Rui Ramos
  28. Família presa em ação na Barra do Quaraí
  29. Operação Avante Rural percorreu mais de quatro mil quilômetros
  30. Defrec prende Setembrino
  31. Mexendo na terra
  32. Simpósio debate empreendedorismo em Alegrete
  33. Municípios têm até o dia 25 para aderir ao programa
  34. Enade acontece neste domingo
  35. 2017 será o ano do terror – confira mais dicas
  36. Sai a biografia do padre Fábio de Mello
  37. ‘Harry Potter’ completa 15 anos com lançamento do novo filme
  38. Metallica une os anos 80 e 90: novo álbum traz peso, rapidez e homenagens
  39. Espinhas e cravos na idade adulta preocupa muitas mulheres
  40. Ben Affleck e Jennifer Garner cancelam divórcio após gravidez surpresa
  41. Malhação
  42. Sol Nascente
  43. Rock Story
  44. A Lei do Amor
  45. Dan Stulbach volta à Globo e toma papel de Fabio Assunção
  46. Antonia Fontenelle diz que não desistirá da herança de Marcos Paulo