terça-feira, 22 de novembro de 2016

190 em ação

Assalto I
Um homem foi assaltado na Rua Santos Dumont, por dois indivíduos armados. Ele teve a carteira com documentos pessoais, cartões bancários e R$ 300 roubados.
 
Assalto II
Dois rapazes foram assaltados enquanto se deslocavam-se pela Rua Domingos José de Almeida. Eles foram abordados por dois homens que estavam armados, e lhe roubaram os telefones celulares.
 
Abigeato
Uma vaca Angus foi furtada de uma fazenda na Barra do Quaraí, próxima ao Parque do Espinilho. O dono registrou na polícia que somente as vísceras do animal foram encontradas no campo.
 
Furto arrombamento I
Um galpão foi arrombado e várias ferramentas furtadas em uma fazenda na localidade de Santana Velha.
 
Furto arrombamento II
Um aparelho celular, um aparelho de DVD e uma televisão foram furtados de uma residência na Rua Emílio Tauceda.
 
Furto arrombamento III
Uma casa na Rua Venâncio Aires foi arrombada. Foram furtados alguns eletrodomésticos, roupas e calçados.
 
Assalto I
Uma mulher foi assaltada por quatro homens, na Rua General Canabarro. Ela teve a bolsa roubada, com telefone celular, documentos pessoais e uma pequena quantia em dinheiro.
 
Assalto II
Uma senhora foi assaltada por um rapaz depois de sair de uma consulta médica. Ela teve a bolsa roubada.
 
Apreensão
Um adolescente de 13 anos foi apreendido depois de assaltar uma mulher. Ele roubou a bolsa da senhora, mas acabou detido por um cidadão que testemunhou o crime, segurou o delinquente e acionou a Brigada Militar. O menor foi encaminhado à Fase e aguardará julgamento.

Traficante é preso enquanto ‘dava uma festinha’


Gabriela Barcellos

Um homem foi preso por tráfico de drogas, na madrugada de segunda-feira, 21/11, nas Áreas Verdes. A prisão foi efetuada pela Brigada Militar, que foi acionada via 190 para atender uma ocorrência de perturbação (festa e barulho).
Ao chegar no local, os policiais se depararam com uma festa, que estava sendo realizada em uma casa abandonada, na Quadra J, Rua 12. Assim que viu a viatura, Álvaro Fabricio Ferreira da Silva, de 24 anos, o anfitrião, tentou fugir e acabou capturado pelos policiais. Cerca de 15 pessoas estavam no local.
Com ele foram encontradas 16 buchas de maconha e R$ 261,90 em dinheiro trocado, considerado indício de traficância. Ele foi detido e encaminhado ao plantão da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas pela delegada plantonista, Alessandra Xavier de Siqueira. As drogas permaneceram apreendidas.
Álvaro já tinha passagens pela polícia por roubo e porte ilegal de arma de fogo.

BM apreende celulares e carregadores na Modulada


Gabriela Barcellos

Os policiais militares que trabalhavam na guarda externa da Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU) durante a madrugada de ontem, 21/11, apreenderam celulares, carregadores e baterias protegidos em quatro invólucros de espuma e fita adesiva. O material foi encontrado junto ao muro da casa prisional, ainda pelo lado de fora.
Foram apreendidos dez telefones celular de marcas e modelos variados, 17 carregadores de telefone, também de marcas variadas, compatíveis com os aparelhos, e dez baterias.
Os policiais ainda realizaram diligencias nas imediações buscando identificar o ‘dono do pacote’, mas ninguém foi localizado.
O material foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde ficou apreendido,

Jovem deverá ser indiciado por estupro de menina de 13 anos

Gabriela Barcellos

Um rapaz de 19 anos está sendo acusado de estupro de vulnerável. M.V.N. foi encontrado com uma adolescente de 13 anos, que estava ‘desaparecida’ desde que fugiu do Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente de Uruguaiana (Cacau) a cerca de quatro meses.
A menor, A.C.S.V. foi localizada, na companhia do rapaz e está grávida. M.V.N. seria o pai da criança. Tão logo a situação chegou ao conhecimento da Polícia, o delegado Enio Tassi, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) instaurou um inquérito policial para apurar o fato. Até o momento, as informações dão conta de que a menor estaria vivendo em convivência marital com o acusado, na casa da mãe dele.
No entanto, tal situação é apontada como crime. De acordo com o Código Penal, em seu Artigo 217 – A, “ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos”, é estupro de vulnerável. “Por mais que a relação tenha sido consensual, perante a lei, é estupro. Isso porque nossa legislação considera que um menor de 14 anos não tem capacidade para consentir”, explica o Delegado. Conforme ele, a investigação ainda está em andamento e alguns aspectos ainda precisam ser esclarecidos, porém, o rapaz deverá ser indiciado por estupro de vulnerável, cuja pena é de oito a 15 anos de prisão.
Em situação de vulnerabilidade social, a adolescente foi entregue ao Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente de Uruguaiana e está novamente aos cuidados da secretaria municipal de Ação Social e Habitação (Smash).

O 40º Miguelão de Futsal de Uruguaiana começa nesta semana

 
O maior torneio de futsal amador da Fronteira Oeste já tem data marcada para seu retorno às quadras uruguaianenses. Celebrando 40 anos de história, o Miguelão de Futsal retorna em grande estilo na quinta-feira, 24/11. Os jogos serão disputados no Ginásio Municipal de Esportes Oscar Miranda Schmitt, palco do mais recente título de futsal conquistado pela Associação Esportiva Uruguaianense.
A competição contará com equipes tradicionais da cidade, além de novas agremiações que buscam seu espaço no cenário esportivo. As rodadas das primeiras fases acontecerão às segundas, terças e quintas. A Rádio São Miguel fará cobertura completa do torneio e as informações serão veiculadas na internet através do www.facebook.com/miguelaodefutsal.

Leishmaniose: Uso da coleira em cães sadios é fundamental, diz especialista

Gabriela Barcellos

No último dia 12, o Jornal CIDADE noticiou a confirmação de um caso de leishmaniose em humano no município. A paciente, uma mulher de cerca de 40 anos, moradora da área central da cidade, está em tratamento médico e, até o momento, é o único caso confirmado em humanos em Uruguaiana. No entanto, somente neste ano foram 187 casos confirmados em cães. Pensando nos números, que preocupam as autoridades no assunto e a comunidade em geral, o CIDADE conversou com a médica veterinária Taciana Noal Flores, da Merck Sharp & Dohme no Brasil. Conhecida pela sigla MSD Saúde Animal, a empresa é referência mundial no controle e na prevenção da leishmaniose visceral canina e diz que somente a prevenção é capaz de controlar a doença.
Jornal CIDADE: Por que a eutanásia é a medida recomendada pelo Ministério da Saúde?
Taciana:
Esta recomendação do Ministério da Saúde visa conter o avanço da doença em seres humanos, uma vez que estudos comprovam que o cão, mesmo depois de tratado e sem sintomas aparentes, continua sendo um reservatório da leishmaniose e, portanto, transmitindo a doença - os cães são o principal reservatório e por isso, importantes na manutenção do ciclo epidemiológico da leishmaniose visceral. Dessa forma, a indicação das autoridades de saúde para os animais positivos tem sido a eutanásia, medida que, apesar de controversa, provavelmente continuará acontecendo, na tentativa de reduzir a incidência em seres humanos e a prevalência da doença em cães. Por isso, alertamos os proprietários para que protejam seu animal e evitem que ele seja uma vítima da leishmaniose.
JC: Em que consiste o controle e prevenção referenciado pela MSD?
Taciana:
A MSD Saúde Animal está engajada em salvar vidas e se dedica ao controle e à prevenção da leishmaniose visceral canina. A empresa desenvolveu a única coleira repelente contra a picada do mosquito transmissor da doença que possui eficácia comprovada em mais de 30 estudos científicos publicados, realizados em diferentes condições de desafio. A coleira Scalibor® foi a primeira coleira impregnada com deltametrina a 4% do mercado nacional, com exclusivo e patenteado sistema contínuo de liberação. Scalibor® é recomendada mundialmente pelos principais especialistas das mais renomadas instituições de saúde. Mais de 35 milhões de unidades já foram vendidas em todo o mundo. Estudos comprovam que a ampla aplicação das coleiras Scalibor® como uma das ferramentas de controle não somente protege os cães, como também reduz o risco de transmissão da leishmaniose visceral em humanos. Há mais de 15 anos, a coleira ajuda os médicos veterinários a salvar vidas.
JC: O animal infectado e tratado tem uma vida saudável?
Taciana:
Na realidade não existe cura parasitológica (eliminação de todos os parasitas) nem em humanos e nem em cães tratados.  O que pode haver é a cura clínica, mas são raros os casos em que o tratamento consegue eliminar todas as leishmanias. O que acontece é que, com o tratamento, ocorre uma melhor resposta do sistema imune do paciente e a multiplicação do parasita é controlada, havendo uma regressão dos sintomas da doença. Em cães submetidos a tratamento podem ocorrer recidivas da doença de meses a anos após o tratamento inicial, e se faz necessário um novo ciclo de tratamento. Por essa razão, conforme mencionado acima, a recomendação do Ministério da Saúde para os animais infectados é a eutanásia, na tentativa de reduzir os riscos de infecção para os seres humanos.
JC: Até que ponto a coleira no animal infectado é garantia de controle, ou prevenção?
Taciana:
A coleira recomendada pela Organização Mundial da Saúde (Scalibor® - MSD Saúde Animal), com eficácia comprovada em mais de 30 estudos científicos publicados para combater a leishmaniose visceral, é impregnada com um potente inseticida que repele e mata o mosquito transmissor da doença, diminuindo o risco de infecção. Ela impede que o cão entre em contato com o inseto transmissor e eventualmente seja picado, evitando a proliferação da doença.
JC: Se no animal infectado a coleira afasta o vetor minimizando o risco de transmissão, pode se afirmar que nos animais sadios, minimizaria a infecção?
Taciana:
O uso da coleira repelente é indicado para todos os cães como método preventivo de combate à leishmaniose, e não somente para os animais que já foram infectados. No caso dos animais infectados, a coleira impede que o mosquito pique e leve a doença para outros animais ou seres humanos. Já nos animais saudáveis, impede que sejam picados e acometidos pela doença. É importante que os proprietários de cães mantenham seus animais sempre protegidos, para que não se tornem vítimas dessa grave doença.
JC: Pode se afirmar então que, para efetivo controle da leishmaniose, todos os cães, inclusive os sadios, deveriam usar a coleira?
Taciana:
Certamente. Nossa orientação é para que os proprietários de cães façam o uso da coleira em seu animal saudável como método de prevenção da doença, garantindo a saúde, não só do animal, mas de todas as pessoas que convivem com ele.

Doença
A leishmaniose visceral, também conhecida como calazar, é uma doença endêmica, de alta letalidade. É causada por um protozoário e provoca alterações nos rins, fígado, baço e na medula óssea, e transmitida ao cão e ao homem por meio da picada de um mosquito que tem sido encontrado em todas as regiões do país. A doença pode matar o cão e colocar em risco a vida das pessoas que convivem com ele. Os sintomas são apatia, perda de peso e aumento do volume abdominal. Nos animais, provoca ainda feridas na pele. Para os cães infectados com leishmaniose visceral, o Ministério da Saúde recomenda a eutanásia.
A incidência da doença vem crescendo em todo o Brasil. A cada ano, aumenta consideravelmente o número de casos de animais e humanos infectados e de óbitos provocados pela leishmaniose. Para se ter uma ideia, a doença mata mais do que a dengue. O último levantamento oficial do Ministério da Saúde, datado de 2013, mostra que de 2010 a 2013, 928 pessoas morreram no Brasil vítimas de leishmaniose visceral, enquanto que 847 morreram por causa da dengue no mesmo período.

Dia da Consciência Negra: Câmara homenageia cultura e religião afro-brasileira

Luana Raddatz

Uma sessão solene, realizada na noite de sexta-feira, 18/11, homenageou o Dia da Consciência Negra. A ação foi realizada pela Câmara de Vereadores, em parceria com a Sociedade Espiritualista de Umbanda de Uruguaiana (Aruanda), Federação das Religiões Afro-Brasileiras (Afrobrás), Confrubrás e Movimento. Na noite, foram homenageadas pessoas que contribuem com a cultura e religião afro-brasileira.
A solenidade foi coordenada pelo presidente da Câmara, vereador Adalberto Silva (PP), com a presença dos vereadores Irani Fernandes (PP) e Ronnie Mello (PP), de integrantes das entidades ligadas ao tema, de autoridades da Marinha e Aeronáutica, de amigos e familiares dos homenageados.
A representante do Movimento Negro, Elza Suzete da Fontoura, declarou a importância das homenagens para o reconhecimento do trabalho desses cidadãos. “Que tenhamos mais noite como essa de valorização da nossa cultura e das pessoas que sempre atuam para que a cultura esteja sempre na nossa sociedade”, afirmou Elza.
Na ocasião, representando as demais entidades proponente, Jorge Aurélio Quirino, em reverência aos laureados frisou os serviços prestados à cultura, religião, carnaval, que contribuíram para que as instituições fossem o que hoje são.
Em nome do Parlamento, o vereador Irani Fernandes salientou a data como momento de reflexão pela luta por um mundo de união. “Não é raça, religião ou classe social que determina inferioridade, mas pensamentos retrógrados existentes no mundo que é a principal razão do preconceito”, afirmou o vereador.

Schneider propõe incorporação de gratificações a servidores

Gabriela Barcellos

Tramita na Câmara de Vereadores o projeto de lei complementar 011/2016, que “estabelece e regulamenta a concessão de gratificações aos servidores públicos da Administração Direta do Município de Uruguaiana”. Na prática, o projeto prevê a incorporação das gratificações dos servidores municipais, na forma de abono salarial.
De acordo com o PLC, a concessão de gratificações fica a cargo do prefeito, sem que haja um período mínimo de exercício da função gratificada. Em seu Artigo 2º, o projeto especifica o pagamento de gratificais, gerais e específicas definidas na lei e no Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais, ficando extintas todas as demais.
Já no Artigo 6º, a PLC prevê que “os valores atualmente percebidos pelos servidores da Administração Direta do Município de Uruguaiana correspondentes a qualquer das gratificações extintas, permanecerão como parte de seus vencimentos, convertidos em abono de caráter transitório”. Na sequência, a matéria esclarece que o abono será absorvido ao vencimento básico.
O projeto está sendo estudado por uma comissão especial do Poder Legislativo, formada pelos vereadores Jussara Osório (Rede), Irani Fernandes (PP), Fernando Tarragó (PSD), Egídio Carvalho (Rede), Gilberto Risso (DEM) e Rafael Alves (PMDB) e deverá ser votado nas próximas semanas.
A matéria, assinada pelo prefeito Luiz Augusto Schneider (PSDB) contradiz o próprio entendimento de Schneider, visto que uma das primeiras ações que tomou ao assumir o governo municipal, foi ingressar com uma ação direta de inconstitucionalidade (ADIn), para derrubar a Lei 4.146/2012, assinada pelo seu mentor político, ex-prefeito José Francisco Sanchotene Felice. A legislação determinava que “a cada período completo de doze meses de efetivo trabalho prestado ao município, com a percepção da vantagem funcional, o servidor incorporará aos seus vencimentos 20% do valor da vantagem funcional respectiva”.
Dizendo que a proposta de Felice teve como objetivo agradar o funcionalismo público, Schneider alegou à e época que a lei foi promulgada apenas 13 dias antes do término do governo de Felice, o que representa ato atentatório à Lei de Responsabilidade Fiscal e, lembrou que 2012 foi ano eleitoral e argumentou que, por implicar em aumento de despesas com pessoal, se fazia necessária a produção de estudo de impacto orçamentário-financeiro, o que não fora atendido. Por fim, pediu a declaração de inconstitucionalidade da integralidade da Lei. Seu pedido, na ocasião, foi atendido.
Além de moralmente duvidosa, a atitude de Schneider pode ser considerada inconstitucional. Atualmente, o comprometimento orçamentário do município com a folha de pagamento está acima do limite legal estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, o que impede a contratação de novas despesas com pessoal. Além disso, a proposta ocorre em ano eleitoral, e o projeto é datado de 31 de outubro, ou seja, 60 dias antes do término de seu mandato. De acordo com o Artigo 21 da Lei de Responsabilidade Fiscal, nos 180 dias que antecedem o término do mandato, nenhum ato que provoque aumento de despesa poderá ser editado.

Painel Ed.2686

Cavalgada

Neste domingo, 20/11, um grupo de cavaleiros de Barra do Quaraí realizou a I Cavalgada Ecológica do Parque Estadual do Espinilho. Foram percorridos Aproximadamente quatro quilômetros de trilhas pelo interior da reserva, conhecendo as belezas de sua flora e fauna, explicadas por militantes da Ong Atelier Saladero. O objetivo é que cada vez mais as pessoas possam conhecer o Parque, que é único em todo o Brasil.

Inusitado

Uma equipe da Ronda Ostensiva Municipal Urbana (Romu) encontrou um veado campeiro ‘passeando’ pelas ruas da cidade. O animal silvestre foi capturado e, na manhã de ontem, 21/11, entregue ao Pelotão Ambiental da Brigada Militar.

Prêmio La Mujer Elige

O espumante Poesia do Pampa Brut 2015 e o vinho Luar do Pampa Rosé 2016 foram premiados no Concurso Internacional de Vinhos e Licores La Mujer Elige, em Mendoza, na Argentina, que tem apenas mulheres como julgadoras. Quarenta e duas degustadoras, entre elas enólogas, sommeliers, jornalistas e críticas do segmento, avaliaram amostras de 162 vinícolas de 19 países. O espumante recebeu medalha de Ouro e o rosé medalha de Prata. Esta é a terceira vez que a vinícola gaúcha Guatambu recebe medalhas do concurso. Em 2012, foi a vez do espumante Extra Brut ser premiado com uma medalha de ouro e em 2014 foi a vez dos rótulos Guatambu Brut Rosé 2013 e o vinho Rastros do Pampa Merlot 2012.

Atenção
Nesta terça-feira, 22/11, o abastecimento de água nos bairros Santo Inácio e Cidade Nova II ficará interrompido das 14h às 19h. O motivo é a instalação de novos equipamentos na região. O trabalho ocorrerá na Rua Antonio Mascia esquina com a Rua João Cafarate. A ação faz parte do Programa de Redução e Controle de Perdas de Água da Odebrecht Ambiental em Uruguaiana.

TV
A partir desta semana a Assembleia Legislativa vai renovar o compartilhamento do Canal Legislativo com doze câmaras municipais. Desde o início do mês de novembro, também a Câmara Municipal de Lajeado passou a utilizar o canal. Com a adesão de Lajeado, serão 13 câmaras municipais gaúchas a fazerem parte da rede legislativa brasileira, entre elas Uruguaiana.

Crise I
Alguns dos partidos que compõem a Assembleia Legislativa gaúcha já se manifestaram quanto ao posicionamento sobre o pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para analisar as causas da crise na segurança pública, bem como a proposta governista de criação de uma comissão especial na AL com o mesmo objetivo.

Crise II
É o caso do PCdoB. Em pronunciamento, a deputada Manuela D’Ávila anunciou que sua bancada assinará os dois requerimentos que, na sua opinião, não são antagônicos, mas complementares e necessários para que o problema da segurança pública seja apurado em toda a sua dimensão.

Peter Pan
A Casa da Dança apresentou, na noite de domingo, 20/11, o espetáculo Peter Pan com ballet Luiza Quadros e flamenco Terra de Santana. O evento lotou o Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa.

Chuvas I
O Boletim semanal do Instituto Climatempo, produzido especialmente para o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), informou que o tempo mais firme das últimas semanas permitiu que os produtores fossem a campo e avançassem com a semeadura do arroz, que na sexta-feira, 18/11, atingiu 82,7% da área prevista.

Chuvas II
Além do plantio, as condições se mantiveram favoráveis também à realização dos tratos culturais. Porém, para estes próximos dez dias há previsões de chuvas, mas apenas na forma de pancadas, o que irá permitir que as condições se mantenham favoráveis para a finalização total do plantio.

Chuvas III
Os volumes que estão sendo esperados deverão ser baixos, mas suficientes para permitir que os níveis de água dos reservatórios se mantenham adequados à irrigação. Não sendo, portanto, observada nenhuma grande anomalia que possa comprometer ainda mais a produtividade das lavouras. Os próximos 45 dias, no entanto, deverão ser com chuvas abaixo da média sobre as regiões produtoras de arroz do Rio Grande do Sul, uma vez que as frentes frias estarão mais concentradas nas regiões central e norte do Brasil.

Cova da Onça
O lançamento oficial do samba enredo da Cova da Onça para o Carnaval 2017 está marcado para o próximo dia nove, às 22h30min, na Arena. Além da Bateria Furiosa, o evento terá a presença de Ito Melodia e a coroação da Madrinha e da Musa da Harmonia.

PIB
O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro acumulou alta de 2,71% de janeiro a julho de 2016, na comparação com igual período do ano passado, de acordo com estudo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Projeto de redução de inquéritos de homicídios diminui 32% do passivo

A Polícia Civil deu início, em julho deste ano, ao projeto de redução do passivo de homicídios, que tem por finalidade remeter ao poder judiciário procedimentos de 2008 a 2013. O programa abrange delegacias do Departamento de Polícia do Interior, (DPI) o Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) e o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Desde a implementação do projeto, houve a redução de 32.32% das ocorrências pendentes de envio. Em algumas delegacias atingiu-se a marca de 100% de remessa de procedimentos do passivo ao Poder Judiciário. De acordo com o levantamento, foi identificado que alguns órgãos policiais elucidaram cerca de 75% dos homicídios do passivo.
Segundo o chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt, o passivo de homicídios sempre preocupou. “Como faz parte da estratégia de combate aos homicídios, remeter inquéritos antigos e com índice de elucidação superior a 30% é bastante positivo, até porque já eram procedimentos que na época tinham alguma dificuldade na elucidação”, explica Wendt. A programação de trabalho só foi possível em virtude da destinação de diárias e horas extras destinadas na 2ª Fase do Plano Estadual de Segurança Pública. O projeto se estende por todo este ano.
Com informações da SSP.