terça-feira, 29 de novembro de 2016

190 em ação

Ameaça
Um homem foi ameaçado por dois usuários de drogas que frequentam uma casa abandonada, ao lado de sua residência. Ele contou que há meses um grupo de jovens – do qual os dois fazem parte – utiliza o local para se drogar e fazer a divisão de produtos ilícitos. Neste final de semana, o grupo teve um desentendimento e alguns membros passaram a se agredir com pedradas. Uma delas acertou o carro da vítima, danificando-o. Ao reclamar com o grupo, os dois marginais, irmãos gêmeos, passaram a lhe fazer ameaças de morte, dizendo ainda que irão invadir sua casa.
Maria da Penha
Uma denúncia anônima levou a Ronda Ostensiva Municipal Urbana (Romu) a uma casa na Rua Benjamin Constant, onde uma mulher foi agredida pelo companheiro com um cabo de vassoura. No local, o homem tentou fugir, mas acabou detido pelos guardas e teve de ser algemado, já que resistia a detenção. Ambos foram levados ao pronto socorro para exames e posteriormente apresentados na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). O homem escapou da prisão em flagrante, mas responderá a inquérito policial na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam). A moça solicitou medidas protetivas contra o acusado.
Apreensão
Um homem foi detido na Avenida Presidente Vargas portando um aspirador de pó, com indícios de tratar-se de produto de furto. Ele foi conduzido à DPPA. Onde foi registrada ocorrência simples e determinada a apreensão do aspirador.
Veículo
Um veículo Toyota Corolla XRS foi apreendido na Rua Domingos de Almeida, nas proximidades do Hospital Santa Casa de Caridade. A apreensão foi realizada por uma equipe da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) que estavam em diligencia em uma investigação a respeito de veículos clonados na cidade. Ao abordar o motorista do carro e verificar as informações do veículo, os policiais perceberam que o Corolla, que usava placas MKX 5794, cujas placas verdadeiras são IUC 1109, estava na condição de roubado.
Adolescente
Um adolescente foi detido pela Brigada Militar depois de ser flagrado portando uma arma de fogo. A abordagem ocorreu depois que um policial militar ouviu três disparos e chamou reforços. Depois da abordagem, o adolescente confessou que efetuou os disparos contra um veículo GM Celta, que passara nas proximidades e cujo motorista lhe sacou uma arma. O registro foi feito por porte e disparo de arma de fogo, mas o menor foi liberado logo depois.
Captura

Um homem foi capturado na Rua Roberto Kramer. Ele estava na condição de foragido desde que sua liberdade provisória fora revogada pelo Poder Judiciário, em razão de um crime de tráfico de drogas.

Bandidos presos depois de cometer assalto



Gabriela Barcellos

Um homem foi preso e um adolescente apreendido por roubo a pedestre e receptação. Os dois foram detidos pela Brigada Militar em um acampamento às margens do Rio Uruguai, no bairro Mascarenhas de Moraes (Marduque) e acusados por dois assaltos, mas já estavam na mira da polícia, suspeitos pela prática de outros crimes semelhantes.
Matheus Giacomini Duarte, 33 anos, conhecido como ‘Gaúcho’ e o adolescente A.T.S.M. de 17 anos estavam com três telefones celulares e dois relógios. Um dos telefones pertencia a uma menina de 15 anos, assaltada na sexta-feira, 25/11, e os outros dois, assim como um dos relógios, pertenciam a dois adolescentes assaltados no início da noite de sábado, 26/11, na Rua XV de Novembro.
A atenção e a coragem dos dois rapazes foram imprescindíveis para a prisão dos bandidos. Enquanto os dois marginais, que diziam estar armados e praticaram o crime ‘de cara limpa’ deixavam o local, os dois conseguiram visualizar e memorizar a placa do veículo que usavam, uma motocicleta que também foi apreendida na ação, assim como uma faca. Os bandidos foram reconhecidos pelas vítimas e, ‘Gaúcho’ foi encaminhado à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU). Já o menor foi recolhido à Fase.

Homem tira a vida na frente de policiais


Gabriela Barcellos

Um homem tirou a própria vida na tarde de domingo, 27/11, por volta de 15h, na Rua General Flores da Cunha, bairro Mascarenhas de Moraes, junto ao trevo de acesso à Aduana. Jefferson de Bittencourt Jaques, de 26 anos, efetuou um disparo de arma de fogo contra a própria cabeça, na frente dos policiais militares que tentavam rendê-lo.
O homem fora visto por populares caminhado descontrolado pela rua, aos prantos, com a arma na mão e já demonstrando a intenção de se suicidar. A Brigada Militar então foi acionada e o encontrou sentando nos trilhos, junto ao trevo. Assim que a viatura chegou ao local, dois policiais tentaram aproximar-se, armados, mandando que Jefferson largasse a arma e colocasse as mãos para cima. O jovem não obedeceu e imediatamente fechou os olhos, encontrou a arma no lado direito da cabeça e efetuou o disparo.
A delegada Caroline Huber, de plantão naquela tarde, acionou a perícia sediada em Santana do Livramento. Até a chegada dos peritos o corpo de Jefferson permaneceu no local, sendo guardado pela Brigada Militar. Somente depois que a local e o corpo passaram pelo crivo dos profissionais, afim de corroborar a versão contada pelos policiais militares e pelas testemunhas, o corpo fora removido do local.
Pessoas próximas ao rapaz contam que ele era tranquilo, não costumava envolver-se em confusão. Informações extraoficiais dão conta de que o jovem rompera recentemente um relacionamento e estava inconformado, inclusive teria procurado a ex-namorada pouco antes de se matar, buscando reatar o relacionamento.

Flagrante: Piscinas são criatórios de mosquitos


Daiany Mossi

Apesar de Uruguaiana estar entre as cidades com o maior número de focos de dengue registrado no ano de 2016, a prevenção parece não ser levada a sério por parte da população.
Além da falta de limpeza de pátios no centro da cidade e em áreas afastadas, dos mini-lixões formados pela comunidade, a falta de manutenção e limpeza de piscinas torna-se um alvo fácil para o mosquito da dengue.
No final de semana, o Jornal CIDADE flagrou uma triste situação no Sá Viana Futebol Clube. Das quatro piscinas existentes no local, três encontram-se abandonadas com água parada e sem manutenção.
O cenário é típico para a proliferação do mosquito Aedes-Aegypti, transmissor da Dengue e do Zika Vírus e que conforme especialistas, se reproduz em água parada, limpa ou suja.
“Quando chega o verão, a mesma cena se repete todos os anos: o aumento dos casos de dengue no país. É nesta época que o mosquito transmissor do vírus da doença, o Aedes aegypti, encontra o ambiente ideal para sua reprodução. As larvas do mosquito são incubadas em locais com presença de água parada. São medidas simples, como evitar deixar água parada em vasos de plantas e pneus velhos, por exemplo. Reservatórios como caixas de água e piscinas também devem ficar tampados e cobertos”, diz Renato Grinbaum, infectologista paulista.
O mosquito da dengue é menor e mais escuro que o pernilongo comum e possui listras brancas no corpo e nas patas. Após a picada, os vírus caem na corrente sanguínea, invadem as células do organismo e começam a se reproduzir. Geralmente, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia depois da picada do mosquito.
A fiscalização à residências, pontos comerciais e áreas de risco é competência da Secretaria de Saúde de Saúde, através do setor de Endemias. Tentamos contato com a responsável pelo setor de Epidemiologia, Marciria Lamberti, mas não obtivemos sucesso, já que o seu expediente encerra às 14h. A secretária de Saúde, Jeniffer Avila também foi contatada, mas o seu telefone funcional esteve desligado durante todo o dia.
Em contato com a diretora do Sá Viana, Maria de Graça Pereira, ela informou que as piscinas estão sendo limpas esta semana, pois a temporada de verão terá início na próxima segunda-feira, 5/12.

Por Decreto: Saúde entra em Situação de Emergência

Nilson Corrêa

Uma reunião entre os chefes do Legislativo e Executivo com o provedor da Santa Casa, ocorrida ontem, 28/11, na Prefeitura, definiu a decretação da Situação de Emergência na Atenção Secundária e Terciária na Saúde Pública em Uruguaiana.
As dificuldades financeiras da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, agravadas desde a devolução à mantenedora, levaram seu provedor, advogado Eduardo Velo Pereira, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Adalberto Silva, a recorrer ao Executivo para que, decretando Emergência, auxiliasse na busca junto ao Governo do Estado, do pagamento pelos serviços prestados no atendimento à população, permtindo ao hospital, por sua vez, o pagamento das despesas, principalmente o quadro de pessoal, que padece já há três meses sem receber.
Pressionado com o possível comprometimento da saúde da população com a redução em 30% dos atendimentos SUS, Schneider decretou ontem mesmo a situação requerida e incumbiu-se de buscar uma audiência com o governador Ivo Sartori, reforçando a reunião agendada pelo vereador Adalberto Silva com o secretário de Saúde do Estado, Gabbardo dos Reis, que espera-se seja realizada amanhã, 30/11.

Incertezas
Em meio as ações proativas, o médico Lourival Gonçalves, presidente da Unimed, avisou de um possível pedido de demissão coletiva dos médicos que atuam na Santa Casa, medida que, se por um lado perturba a tranquilidade da população, por outro, chantageia as autoridades públicas a encontrarem dinheiro para satisfazer a folha de pagamento, na qual os doutores também estão incluídos, afinal, não existe saúde sem médicos.

A dívida de Uruguaiana
Ante a controvérsia existente entre as contas da prefeitura e da Santa Casa, o prefeito Schneider está solicitando judicialmente a nomeação de um perito para determinar o montante devido pelo município. A diferença entre as contas da prefeitura e da Santa Casa é de R$ 1 milhão.
Luiz Schneider também acusa a atual administração de desvirtuar a aplicação dos recursos obtidos com a venda do piano adquirido na gestão anterior e que, por lei, deveriam ser aplicados em despesas de capital, e não em despesas de custeio.

Modelo falido
Ao repudiar o que chama de “tentativa covarde de transformar o Prefeito da cidade em demônio, em algoz da nossa centenária casa de saúde”, Schneider disse que sua história de dignidade e coragem deve ser respeitada, pois não é um “forasteiro em busca de conchavos, cargos ou notoriedade”.
Para o Prefeito, há uma tentativa de creditar aos governos Estadual e Municipal a responsabilidade por um modelo de gestão falido e sem transparência, destacando que a Santa Casa foi devolvida à sua mantenedora com uma folha de pagamento de R$ 720 mil. Hoje a folha de pagamento supera a casa dos milhões, e a dívida chega a R$ 40 milhões.

Caixa preta
Em sua manifestação o prefeito lançou severas críticas sobre a transparência da administração hospitalar: Quanto está a folha de pagamento? Quantos são os funcionários? Quantas diretorias foram criadas? Qual o salário dos diretores? Qual o salário do administrador? Qual foi o resultado da auditoria noticiada? Que ações (além de pedir dinheiro aos agentes públicos), serão tomadas?
O prefeito finaliza declarando que quem recebe dinheiro público, deve prestar contas à sociedade, que clama por transparência, verdade, seriedade e Justiça.

Prefeitos ingressam na Justiça pela repatriação

Amanhã, 30/11, a partir das 10h prefeitos de todas as regiões do Rio Grande do Sul participam a partir das 10h, na sede da Famurs, de uma mobilização que marcará o ingresso dos municípios na Justiça Federal com ações que visam garantir que as prefeituras recebam os valores correspondentes à multa paga pelos contribuintes na repatriação de recursos. A Federação estima que os municípios do RS possam receber R$ 356 milhões.
Na última terça-feira, 22/11, a União aceitou liberar a parcela dos Estados sobre a multa de 15% dos valores repatriados do exterior. A decisão aconteceu após ação coletiva dos governadores no Supremo Tribunal Federal (STF). “Esperamos que os municípios também recebam o percentual que têm direito sobre o total arrecadado com as multas da repatriação”, reivindicou o presidente da Famurs, Luciano Pinto. A decisão de ingressar na Justiça foi tomada, na quarta-feira, 16/11, durante a Assembleia Geral de prefeitos, depois da orientação do setor jurídico da Federação.
Pelas regras em vigor, os brasileiros que aderiram ao programa de repatriação, processo de regularização de recursos lícitos mantidos por brasileiros no exterior, tiveram de pagar 15% de imposto de renda e mais 15% de multa para regularizar os ativos que não haviam sido declarados ao Fisco. Com isso, o governo federal arrecadou R$ 46,8 bilhões entre imposto e multa.
Porém, a legislação aprovada no Congresso Nacional prevê que estados e municípios só recebam uma parcela sobre a receita do imposto. As prefeituras receberam 24,5% do que foi recolhido. Os municípios gaúchos ficaram com R$ 356 milhões. Pela lei, no entanto, toda a arrecadação da multa ficaria com a União. Insatisfeitos com essa decisão, os governadores ingressaram no STF para garantir o repasse do percentual sobre as multas. Após decisão liminar da ministra Rosa Weber, favorável aos Estados, o governo federal acenou com a liberação dos valores aos Estados.

Decisão
Rosa Weber deferiu a liminar no último dia onze a 23 Estados – entre eles o Rio Grande do Sul – e mais o Distrito Federal para que a União deposite em juízo os valores correspondentes do Fundo de Participação dos Estados (FPE) questionados por essas unidades da Federação. Os valores são correspondentes à multa prevista na Lei da Repatriação.
Por ser uma decisão monocrática, as liminares concedidas pela relatora ainda terão de ser analisadas pelo plenário da Corte. O dinheiro que será depositado pela União na conta judicial ficará à disposição do STF até a definição do caso. Ainda não há previsão de quando as ações serão julgadas pelo tribunal.
Um dos argumentos apresentados pelos governadores ao STF é que a proposta de lei da repatriação previa partilha da multa, mas o trecho foi vetado pela ex-presidente Dilma Rousseff. Os estados alegam ainda que a Lei Complementar 63/1990, que regulamenta os fundos de participação de estados e municípios, prevê partilha não só do imposto de renda, mas da multa arrecadada em razão de atrasos no pagamento.
Com informações da Famurs.

Executivo apresenta projeto final da Avenida Beira Rio


Gabriela Barcellos

A Prefeitura Municipal, através da secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semic) e a empresa 3C Arquitetura, vencedora do processo licitatório para elaboração do projeto de construção da Avenida Beija Rio, organizou uma audiência pública na última sexta-feira, 25/12, para apresentação do projeto final de construção do empreendimento.
A apresentação institucional do projeto ficou a cargo do secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semic), Jorge Prestes Lopes, que ressaltou a importância da construção da Avenida Beira Rio para o município. Já a apresentação técnica ficou a cargo do arquiteto Tiago Holzmann da Silva, de forma bastante prática e didática. De acordo com Prestes Lopes, depois de vários meses de trabalho e três audiências públicas para coleta de sugestões da população, este já é o projeto final. Ele também ressaltou que este é o primeiro projeto técnico para construção da Avenida Beira Rio da história de Uruguaiana. “É o primeiro projeto de fato, com dados técnicos, com planilhas de custo, estudos de solo, vegetação, entre outros. O que havia até o momento era um Layout, uma ideia que foi colocada no papel em forma de desenho, mas o projeto nunca existiu”, explicou.
Ao todo, a Avenida Beira Rio custará R$ 22 milhões, mas conforme o Secretário foi projetada possibilitando a construção modulada, de acordo com a captação de recursos. A expectativa do Poder Executivo é captar recursos para realização da obra junto ao Ministério do Turismo, Ministério dos Esportes e Ministério das Cidades, além de emendas parlamentares. “Recentemente, a empresa responsável projeto desenvolveu um semelhante em Foz do Iguaçu e, o arquiteto Thiago Holzmann nos fez esta sugestão também, considerando o fato de estamos em área de fronteira”, comenta Prestes Lopes.
O projeto inclui várias atividades de turismo, lazer e esportivas, inclusive turismo e esporte náutico. Entre outros, haverá um píer para atracação de embarcações, três rampas – Marinha, Martin Pescador e Clube Tamamdaré – pista de caminhada, ciclovia e pista de trafego de veículo, ao longo da orla do Rio Uruguai. A Avenida Beira Rio tem início da Rua Treze de Maio e se estende até a Rua Tiradentes, um total de 1,1 mil km.

Painel Ed.2689

Pequeno público, grande festa!

Uma programação especial no Ginásio Municipal homenageou jogadores e comissão técnica da Associação Esportiva Uruguaianense, na noite de sábado. Apesar de o público não ter sido o esperado, a festa foi inesquecível para os campeões da Série Bronze em 2016. Jogadores e comissão técnica entraram em quadra um a um, aplaudidos pelos torcedores. Após atravessarem a quadra de futsal, cada um recebia a faixa, entregue por um familiar.

Luto

Faleceu na madrugada do último domingo, 27/11, o médico Olavo Rodrigues, há mais de 30 anos vivendo em Uruguaiana. Além da carreira como médico, Rodrigues teve importante trajetória polícia do município e, por duas vezes integrou o Poder Legislativo de Uruguaiana. O velório ocorreu na Câmara de Vereadores, com a presença da família, amigos e colegas.

Aniversário I

O professor e talentosíssimo escultor Lupe Souza comemorou ontem, 28/12. Parabéns!

Aniversário II

O representante comercial e líder do Grupo Ação do Rio Uruguai, Arcídio Trojan, comemora hoje mais um ano de vida. Parabéns Arcídio.

Black Friday
No final de semana da Black Friday (25 a 27 de novembro), as vendas nos comércios de rua e shoppings centers cresceram 11% em todo o país, superando o crescimento de 9,0% verificado no mesmo período de 2015 (comparado a 2014), conforme revela o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Black Friday 2016.

IPTU
No próximo dia 16, às 10h, acontece o segundo sorteio da promoção IPTU Premiado. Para participar os contribuintes deverão ter pago o imposto predial e territorial urbano em cota única ou estar em dia com o carnê de parcelas. Serão sorteados, no salão nobre do Palácio Rio Branco, o carro Fiat Mobi e uma motocicleta 125 cilindradas.

Bagé
A partir do dia 1º, quinta-feira, a Associação e Sindicato Rural de Bagé atenderá em regime reduzido de horas. A exceção será apenas nas segundas-feiras, quando acontece a reunião semanal da diretoria. Neste dia, o horário permanece o mesmo, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Nos demais dias da semana o horário de atendimento ficará estabelecido das 8h às 12h.

TAE
Foi divulgado o resultado final da eleição que escolheu os servidores que irão compor a Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE). Foram eleitos como membros titulares os servidores Alessandro Vasconcelos de Souza (Campus São Gabriel); Carolina Sampaio Marques (Campus Caçapava do Sul); Domingos de Mello Aymone Filho (Reitoria); Paloma Cardoso da Rosa (Campus Bagé) e Sandro Lemos Oliveira (Campus Alegrete).

Faturamento
O leilão da Estância Três Coxilhas ocorrido no último sábado, 26/11, em Barra Velha (SC) alcançou um faturamento de R$ 1,45 milhão com a venda de 44 lotes de exemplares de cavalos Crioulos. A média no valor de venda dos animais ficou em R$ 33,37 mil por lote, sendo que o mais valorizado da noite foi a égua BT Pacaray, comercializada a R$ 135 mil. A Estância Três Coxilhas teve sua genética reconhecida este ano com a participação de 12 exemplares na final da Expointer, em Esteio.

Educação
No próximo dia cinco acontece o I Seminário Internacional de Educação Especial de Uruguaiana, promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial de Uruguaiana, com o apoio da secretaria Municipal de Educação, secretaria Estadual de Educação e da 10ª Coordenadoria Regional de Educação. O evento acontece no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa.

Ópera I
O Sesc traz para Uruguaiana durante o mês de dezembro o ‘Ópera da tela – festival de filmes de ópera’, evento que acontece na sede do Sesc, com entrada gratuita, sempre às 19h.

Ópera II
A programação inclui ‘Aída’, de Giuseppi Verdi (6/12), ‘Os Capuleto e os Montéquio’, de Vincenzo Bellini (7/12), ‘A Noiva do Czar’, de Nikolai Rimsky-Korsakov (8/12), ‘O Barbeiro de Sevilha’, de Gioacchino Rossini (12/12), ‘A Flauta Mágica’, de Wolfgang Amadeus Mozart (13/12), ‘O Rapto no Harém’ (14/12) e ‘Traviata e Nós’, adaptado da obra de Giuseppi Verdi (15/12).

CineSesc I
O Sesc divulgou a programação do CineSesc, promovido através do projeto Arte Sesc Cultura por toda a parte, para dezembro. Nos dias dois e três será exibido ‘Hipócrates’; nos dias nove e dez é a vez do brasileiro ‘Casa Grande’ e, nos dias 16 e 17 é a vez de ‘O Sonho de Wadjda’.

CineSesc II
As sessões são exibidas na sala de cinema do Sesc, localizada na Rua Flores da Cunha, esquina com Rua Santana, nas sextas-feiras às 19h e aos sábados às 16h, com entrada gratuita.