quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Uruguaianense faz bonito no Enart

Daiany Mossi

Santa Cruz do Sul recebeu no último fim de semana, mais uma edição do Encontro de Arte e Tradição, o Enart 2016. Todos os dançarinos que pisaram no tablado do Ginásio Poliesportivo, no Parque da Oktoberfest, passaram horas seguidas ensaiando, noites mal dormidas, além de ficarem com os pés doendo de tanto dançar. A certeza é que para aqueles que têm amor por suas tradições, todos esses ‘sacríficios’ têm seus valores.
Uruguaiana foi representada no evento pelos CTGs Patrulha do Oeste e Tríplice Aliança. Na Dança de Salão, o Patrulha obteve a 18ª colocação.
Já o caiteiro uruguaianense Cléverson Alfaro, sagrou-se campeão na modalidade gaita piano e conquistou o 3º lugar na gaita de botão mais de oito baixos. Cléverson representou o CTG Tríplice Aliança.

Unipampa participa de seminário sobre internacionalização das Universidades Federais

Por Franceli Couto Jorge

Nos dias 23 e 24 de novembro, o reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marco Antonio Fontoura Hansen, participou de atividades promovidas pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília.
Na quarta-feira, Hansen e o diretor de Assuntos Estratégicos e de Relações Institucionais e Internacionais, Hélvio Rech, estiveram no Seminário “Por que, para que e como internacionalizar a Universidade Federal?”, organizado pela Andifes.
A programação contou com a apresentação do novo formato do programa Ciências Sem Fronteiras, pelo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abílio Neves. Na sequência, a mesa composta pelo reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, e pelos professores Carlos Alexandre Neto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Targino Araújo, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), debateu Internacionalização: Universidade sem Fronteiras.
Ainda pela manhã, os Colégios de Pró-Reitores de Graduação (Cograd), de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Copropi) e de Extensão (Coex) das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) abordaram a Internacionalização do Ensino, Pesquisa e Extensão. Após a explanação de cada tema, foi aberto espaço para debate entre os participantes.
À tarde, a mesa Experiências do Ciências sem Fronteiras e Desafios foi conduzida pelos reitores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Jaime Ramires; da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro; e pela reitora da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Eliane Superti. A última atividade do dia apresentou a Institucionalização das Relações Internacionais nas Universidades Federais. O tema foi exposto pelos reitores da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Josué Modesto; da Universidade Federal do ABC (UFABC), Klaus Capelle; pelo secretário da Educação Superior (Sesu), Paulo Barone, e pela Assessoria de Relações Internacionais do Ministério da Educação.
Na quinta-feira, 24, foi realizada a CLVII Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes, que iniciou com a fala do secretário da Sesu, Paulo Barone. Na oportunidade, o reitor da Unipampa conversou com Barone sobre a necessidade do Ministério da Educação solicitar o reenquadramento da taxação da energia elétrica para a Universidade.
A programação continuou com a apresentação do relatório preliminar da Pesquisa do Perfil Institucional, feita pela professora da UFSCar, Vera Cepeda. Outro assunto abordado na reunião pelo reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Orlando Amaral, foi o orçamento das Universidades Federais nos anos de 2016 e 2017.
À tarde, houve a apresentação do Fórum de Dirigentes de Hospitais Veterinários Universitários (FORDHOV), que tem como principais objetivos estudar e propor soluções para os problemas relacionados aos Hospitais Veterinários Universitários das IFES; promover o intercâmbio entre as IFES de temas de interesse do Fórum; consolidar e divulgar documentos junto às IFES; assessorar os dirigentes dos Hospitais Veterinários das IFES; e encaminhar propostas aprovadas pela plenária às instâncias superiores. A coordenadora do Fórum, Simone Bopp, também fez um resgate histórico das ações do FORDHOV, da elaboração da matriz de distribuição orçamentária desde 2010 até os dias atuais e as principais metas para potencializar os Hospitais Veterinários Universitários. A seguir, o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Burmann, fez uma análise dos indicadores do Ensino Superior.
Hansen também reuniu-se com a presidente da Andifes, a reitora Ângela Maria Paiva Cruz, e com os integrantes da Comissão das Novas Universidades, da qual a Unipampa faz parte. Em Brasília, o reitor também encaminhou ao Ministério do Esporte o projeto completo que trata dos Ginásios Poliesportivos da Unipampa.

Nutron lança aplicativo para orientar pecuaristas sobre manejo

A Nutron, marca de nutrição animal da Cargill no Brasil, apresenta aos pecuaristas uma novidade para auxiliar o aumento de produtividade no manejo de bovinos. Trata-se do aplicativo de celular Bovinews, disponível na Apple Store e no Google Play. O objetivo da companhia é compartilhar o conhecimento técnico da equipe e garantir as melhores soluções em produção animal e ao negócio dos clientes. “Esse lançamento vai ao encontro do nosso compromisso de entender as demandas dos produtores rurais e atende-los da melhor maneira possível. O Bovinews possibilita que os artigos e materiais que divulgamos sejam acessados em um único espaço, sendo possível ler online ou fazer o download”, declara o gerente de marketing da Cargill Nutrição Animal, Álvaro Peixoto.
Os pecuaristas estão cada vez mais conectados à internet e fortalecer este meio de comunicação faz parte da estratégia da Nutron. Esse aplicativo é mais um elo entre a companhia e seus clientes, ressaltando as mensagens de comprometimento, segurança dos alimentos, bem-estar animal e sustentabilidade. “O mercado de bovinos ganhou mais uma fonte de referência e nosso intuito é alavancar a produtividade e rentabilidade das propriedades”, assegura Peixoto.
Com informações da Cargill.

ABHB realiza auditorias técnicas em propriedades gaúchas


Na última semana, a superintendente de Registro Genealógico da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Zilah Cheuiche, realizou auditorias técnicas em propriedades rurais e criatórios de Braford do Rio Grande do Sul.  Trata-se de uma conduta regular e anual, já que a ABHB é a certificadora exclusiva dos reprodutores e matrizes Braford no Brasil, credenciada pelo MAPA e registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). “São visitas de rotina realizadas por amostragem pelo setor de registros da ABHB. Mesmo sendo determinadas pelo MAPA, considero de extrema importância a sua realização, pois refletem o trabalho de extensão da Associação junto aos criatórios de Braford”, destacou Zilah.
As quatro auditorias aconteceram quinta e sexta-feira nos municípios de São Sepé e Santana do Livramento, onde estão situadas as propriedades Agropecuária Sereno e São Bento do Verde e Estâncias Caty e Sarandi, respectivamente. Até o final do ano outros dez criatórios de Braford serão vistoriados pela ABHB.
Com informações da ABHB.

Com poucos negócios, preço do boi gordo caiu em novembro

Gabriela Barcellos

Novembro está chegando ao fim e os preços do boi gordo neste mês caíram, de acordo com levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). De acordo com a instituição, a oferta de animais prontos para abate não é significativa. No entanto, com a baixa liquidez, a indústria tem conseguido pressionar e obter preços menores.
Conforme o indicador do Cepea, que serve de referência para os contratos futuros na BM&FBovespa, nos primeiros 15 dias de novembro, houve baixa acumulada de 1%. Ontem, 28/11), a cotação foi de R$ 149,82.

Brasil será livre de aftosa com vacinação em 2018

Em um vídeo divulgado pelo governo federal, o ministro da Agricultura afirmou que o país receberá o certificado em maio de 2018, depois de 50 anos de espera

Gabriela Barcellos

Segue até amanhã, 30/11, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Todo o rebanho de bovinos e bubalinos com idade até 24 meses, inclusive recém-nascidos, no Rio Grande do Sul e, na maioria dos estados brasileiros.
Aproveitando a campanha, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, afirmou em um vídeo divulgado pelo governo federal, que o Brasil receberá o certificado de território livre de febre aftosa com vacinação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Atualmente, a maioria dos estados brasileiros – inclusive o RS – possui o certificado. “O Brasil inteiro estará livre”, diz o ministro no vídeo, lembrando que esta é uma luta de mais de 50 anos do País. De acordo com o Ministro, o recebimento do certificado ocorre em maio de 2018.
Enquanto a maior parte dos estados já possui o status, Santa Catarina é o único que possui o reconhecimento como livre de aftosa sem vacinação. No Amazonas, apenas os municípios de Guajará, Boca do Acre e parte de Lábrea e Canutama têm o status de livre da doença com vacinação. Ainda no Norte, a totalidade de Roraima e Amapá não são consideradas zonas livres da doença.
A certificação oficial de que 100% do território nacional é livre da doença, mesmo que com vacinação, pode facilitar a abertura de novos mercados internacionais. A diretora-geral da OIE, Monique Eloit, afirmou no mesmo vídeo que “O Brasil tem um papel muito significativo no desenvolvimento das Américas, por exemplo, contra a febre aftosa, a peste suína clássica, a influenza aviária. Por isso, é muito importante que o País continue a ser tão comprometido com as questões veterinárias”. Ela esteve no Brasil na última semana para conceder à empresa especializada em genética avícola Cobb-Vantress certificação para um modelo inédito de compartimentação de aves.
Durante a visita, Monique e Maggi assinaram um acordo de cooperação que coloca o Brasil como participante da gestão da OIE. De acordo com o Ministério, o acordo prevê o repasse de valor equivalente a 1 milhão de euros (R$ 3,56 milhões) para programas de prevenção à febre aftosa e para melhoramento dos sistemas de auditorias sanitárias privadas. Os recursos são da iniciativa privada e serão divididos em seis parcelas.
O ministério coordenará as ações, que serão executadas a partir de janeiro de 2017, em um programa com duração de dois anos. As medidas devem estar de acordo com as normas do Fundo Mundial da OIE para Saúde e Bem-Estar dos Animais.
O acordo do Brasil com a OIE prevê cinco frentes de atuação: erradicação da febre aftosa nas Américas; apoio à erradicação e prevenção do mormo (doença que afeta os equinos); respaldo aos escritórios da OIE; assistência aos novos países membros da OIE na região, e, contribuição à compra da sede da OIE em Paris, França.