sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Ed. 2700 - Divulgado novo secretariado

Aqui, a edição digital...
  1. A teoria da escolha pública e o momento atual do Brasil
  2. Natal
  3. Liberação
  4. Parabéns
  5. Marajás
  6. Vereança
  7. Adjuntos
  8. Democracia e liderança
  9. XV
  10. Vagas Sine
  11. Crop
  12. Com “A” maiúsculo
  13. Secretariado
  14. Direito
  15. Herança I
  16. Herança II
  17. IPVA
  18. Ronnie e Carús apresentam seu secretariado
  19. Uruguaiana perde o rumo do trem
  20. eSocial disponibiliza nova ferramenta aos empregadores
  21. Funcionários da Santa Casa recebem a conta gotas
  22. Suspeito de matar namorado da ‘ex’ é preso
  23. Modulada volta à rotina normal
  24. Executivo encaminha projeto de estruturação do Corpo de Bombeiros Militar
  25. Policiais poderão usar armas apreendidas com criminosos
  26. Leitura no Brasil
  27. Julia Roberts estrelará série de TV
  28. Disney bate recorde de arrecadação mundial
  29. Pratos Típicos para Ceia de Natal
  30. Letícia Colin comenta final de Julia em ‘Nada Será Como Antes’
  31. Gusttavo Lima e Andressa Suita anunciam gravidez
  32. Malhação
  33. Sol Nascente
  34. Rock Story
  35. A Lei do Amor
  36. “A gente estava esperando essa foto”

Uruguaiana na 8ª Copa Santiago de Futsal


Os meninos, da categoria sub 9, da Argentinus Juniors Futsal Infantil (AJEFI) de Uruguaiana participaram da 8ª Copa Santiago de Futsal, que ocorreu nos dias 10 e 11 de dezembro. No jogo contra o Sótapas de Porto Alegre, eles saíram ganhando de um a zero, logo após, o time da capital virou o placar fazendo três a um, foi quando a AJEFI reagiu e reverteu a situação marcando quatro a três, mas nos últimos dez segundos da partida, a outra equipe empatou no placar. O empate levou aos pênaltis, momento das quartas de final, em que os meninos da AJEFI foram eliminados.
Apesar do momento triste, a gurizada aproveitou para tietar e tirar uma foto com o Ortiz, jogador do Inter e da Seleção Brasileira que estava presente assistindo aos jogos.

Final do Citadino de Pádel

No domingo, 18/12, tivemos os resultados finais dos jogos do Citadino Uruguaianense de Padel. Na segunda categoria feminina, as campeãs foram Sintia Trojan e Clarisse Ordoque; na terceira categoria feminina, foi a vez de Nathalie Pio e Márcia Gonçalves; Já nas categorias masculinas: na primeira, os campeões foram Leandro Blanco e Luís Eduardo Fittipaldi; na segunda categoria, Alejandro Danuzzo e Tito Despo foram os vencedores; na terceira, foi a vez de Vinicios Rodrigues e Rogério Nishimura conquistar o título; na quarta categoria, Rodrigo Dorneles e Carlson Guimarães e na quinta e última categoria, quem levou o troféu para casa foi a dupla Gustavo Pujol e Horácio País.
De 16 a 18 de dezembro, cerca de 60 duplas disputaram a quinta etapa do citadino, dividido em oito categorias diferentes – sendo seis categorias masculinas e duas femininas.

Rústica comemorativa em Uruguaiana





No domingo, 18/12, às 9h, aconteceu a I Corrida Rústica Uninter – comemorativa aos 13 anos da instituição. Os corredores mais experientes tinham como desafio oito quilômetros de percurso, já para os iniciantes, quatro quilômetros. A corrida que teve como ponto de partida e também de chegada a Uninter, teve 172 participantes, sendo 92 no menor percurso e 80 no maior. A organização técnica ficou por conta da Associação dos Corredores de Rua de Uruguaiana (ACORU).
Na distância de 8 km, o percurso foi vencido por Marcos Billen com o tempo de 26 minutos e 27 segundos;  o vice foi Jordão Serpa com 27 minutos e 5 segundos;  o 3º lugar, ficou com Cleiton da Rocha Jardim fazendo o tempo de  27 minutos e 20 segundos. No feminino, a campeã foi Tatiane Machado com o tempo de 39 minutos e 16 segundos; o 2º lugar foi ocupado por Silvane da Rosa Tieppo com 39 minutos e 38 segundos; e o 3º lugar, ficou com Ramona Rivelli fazendo o tempo de 40 minutos e 50 segundos.
No percurso menor, com 4 km, a vitória foi de Jean Carvalho com o tempo de 14 minutos e 05 segundos, seguido por Dioser Ricardo San Martin Gorges com o tempo de 14 minutos e 17 segundos e em 3º lugar, Paulo Sérgio Barboza com 14 minutos e 25 segundos.  No feminino, a campeã foi Andressa Pereira com 19 minutos, já Darlise Cilene Gorges ficou com o 2º lugar fazendo 20 minutos de corrida e em 3º lugar, Carla Martelli com 20 minutos e 11 segundos. Além de troféus e prêmios em dinheiro para os três primeiros lugares, os 100 primeiros corredores também ganharam medalha de participação.
Segundo a organizadora do evento e também gestora do polo, Maria Cristina Machado, a escolha da rústica como forma de comemoração de aniversário, foi também para divulgar a abertura de um novo curso. “Já vínhamos comemorando de diversas outras maneiras a data há alguns meses, mas a criação da rústica também se deu pelo lançamento do curso de educação física, licenciatura e bacharelado. Unindo assim, um dos esportes do curso e o aniversário da instituição de ensino”, salienta Maria.

Novo vídeo vai promover as exportações de arroz do Brasil

Jessica Fontoura

Uma nova peça de comunicação foi lançada para dar suporte à promoção das exportações de arroz brasileiro no mercado internacional. O projeto Brazilian Rice produziu um vídeo institucional mostrando todo o potencial produtivo do setor orizícola nacional e os diferenciais do cereal brasileiro. Iniciativa da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Brazilian Rice é um projeto desenvolvido para estimular as vendas do arroz do Brasil no Exterior.
O vídeo foi produzido em português, inglês e espanhol, devendo ser utilizado nas atividades de promoção comercial e de imagem do Brazilian Rice em todo o ano de 2017, como feiras, seminários e apresentações para compradores e jornalistas internacionais. A peça mostra o trabalho da indústria nacional (as gravações principais ocorreram dentro de três plantas de beneficiamento) e traz informações relevantes que destacam o produto brasileiro, como o fato do país ser o maior produtor de arroz fora da Ásia, com produção livre de resíduos agrotóxicos e ter 100% de suas sementes não geneticamente modificadas.
Em 2017, diversas ações estão na pauta do Brazilian Rice para promover as exportações de arroz, dando sequência ao trabalho de prospecção comercial, relacionamento e imagem realizado em 2016. Gustavo Ludwig, gerente do projeto, destaca que a expectativa é boa para o próximo ano, em especial em função da disponibilidade de grãos, que deve ser maior do que no último ano, e pela sinalização positiva do câmbio no encerramento do mais recente trimestre.

Portaria entre Mapa e Receita Federal agilizará exportações do agronegócio

A assinatura de uma Portaria entre a Receita Federal e a Secretaria de Defesa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), permitirá que empresas ligadas ao agronegócio tenham maior facilidade, menor burocracia e custos reduzidos em operações alfandegárias do comércio internacional. A assinatura foi feita durante o Seminário Internacional Projeto OEA Integrado, em São Paulo, e que foi idealizado pela Receita Federal, organizado pelo Procomex – Aliança Pró-Modernização Logística de Comércio Exterior e apoiado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
“Graças a essa iniciativa, nós formalizaremos a primeira ação efetiva do Projeto OEA Integrado, que concretiza o terceiro pilar do Programa OEA brasileiro, que é a integração das aduanas com as agências e órgãos governamentais”, salientou Jorge Rachid, secretário da Receita Federal, lembrando que os outros dois pilares do Programa são: a interação entre aduanas de países diferentes e a integração das aduanas com o setor privado. “Para nós do Ministério da Agricultura, a assinatura dessa Portaria é o coroamento de um grande esforço e demonstra a sólida parceria que temos com a Receita Federal. Esse esforço faz parte da estratégia delineada pelo MAPA de elevarmos a participação do agronegócio brasileiro no comércio mundial dos atuais 6,9%, para 10% no período de 10 anos. E queremos que 50% desse volume seja feito por empresas certificadas OEA – Operador Econômico Autorizado”, afirmou Luís Eduardo Angel, secretário de Defesa Agropecuária do MAPA.
Pelo que ficou acordado na Portaria, em 2017 será feito o primeiro piloto de Projeto OEA voltado para empresas do agronegócio, com foco no segmento da cadeia da carne. Para o coordenador do Procomex, John Mein, a assinatura da Portaria, juntamente com o anúncio do primeiro Acordo de Reconhecimento Mútuo (ARM), firmado entre Brasil e Uruguai e igualmente anunciado durante o Seminário, representa um grande avanço no Programa OEA brasileiro. “Temos conseguido importantes avanços nos últimos anos e isso se deve ao apoio de um grupo de empresas, que funcionam como mantenedoras do esforço de modernização do comércio exterior brasileiro, mas também graças ao trabalho dos técnicos da Receita Federal e de órgãos e agências governamentais”, complementou.
Na sequência, o evento contou com dois exemplos de programas que estão em execução em países da América Latina. Leticia Contreras Sánchez, administradora de Certificação e Assuntos Internacionais do México, comentou que o programa OEA teve início em 2010, sendo que as regras para certificação de empresas foram estabelecidas em 2012. Atualmente, são 647 companhias OEA naquele país. “Ter esse diálogo constante com o setor privado foi definitivamente um aspecto muito positivo porque o programa não é estático e exige uma evolução contínua, com objetivo de melhorar a competitividade dos setores envolvidos e, consequentemente, do país”.
No caso do Uruguai, Enrique Canon Pedragosa, diretor Nacional de Aduanas, trouxe os resultados de uma pesquisa realizada com as companhias OEA: 63% utilizam os benefícios advindos do programa e 60% considera que o programa contribui para que a empresa alcance resultados positivos. “Nosso objetivo é ter muitos Acordos de Reconhecimento Mútuo, que desenvolvam nosso país e tragam benefícios a todos porque precisamos melhorar a competitividade, a lucratividade, a eficiência do comércio para auxiliar a sociedade e diminuir a pobreza no mundo”.
O Seminário reuniu aproximadamente 450 pessoas entre empresários e executivos que atuam no comércio internacional, profissionais e especialistas em comércio exterior, entidades e lideranças empresariais, representantes de órgãos públicos ligados ao segmento, comunidade acadêmica, imprensa e outros interessados nas atividades do comércio mundial.  Com informações do Mapa.

Empresas de máquinas agrícolas apostam no setor arrozeiro

Principais indústrias do setor estarão presentes na Abertura Oficial da Colheita do Arroz

Nestor Tipa Júnior

As indústrias de máquinas agrícolas brasileiras estão acreditando no potencial do setor arrozeiro do país. Os prognósticos de boa safra no período 2016/2017, com um aumento de produção depois da frustração causada pelo clima na temporada anterior, animam as empresas e seus revendedores para que apostem na cultura de extrema relevância para a segurança alimentar no Brasil.
De acordo com o gerente de Marketing Tático da John Deere, Celso Monteiro, o fato de o arroz ser um dos principais itens da cesta básica brasileira, assim como as expectativas para a safra 2016/2017 que já apontam uma produção de 11,3 milhões de toneladas no país, para a empresa é notável a grande importância do segmento arrozeiro, que desenvolve diversas soluções para a cultura. “A relevância dessa cultura motiva a empresa a evoluir cada vez mais as tecnologias e entregar maior disponibilidade, que implica em mais tempo de trabalho das máquinas, maior produtividade nas operações e menor custo”, salienta.
O gerente comercial da Massey Ferguson, Leonel Oliveira, afirma que o setor arrozeiro é um dos pilares da economia do Rio Grande do Sul, respondendo por mais de 25% da produção estadual e, por ser um produto de alta relevância na mesa do brasileiro, sua produção demanda soluções específicas do plantio até a colheita, especialmente pelo fato de ser cultivado em áreas de várzea e o grão ser muito abrasivo. “A Massey Ferguson foi precursora em soluções como tração auxiliar e sistema híbrido nas colheitadeiras. Temos seis Concessionárias atuantes neste segmento. Além disso, o setor se encontra em expansão, aumentando as exportações e as projeções para a safra 2016/2017 são animadoras”, ressalta.
Para o especialista de Marketing para a região Sul da New Holland, Rafael Stein, o setor arrozeiro é um mercado importante para a empresa, visto que a marca oferece produtos de alta tecnologia embarcada e preparados para trabalharem nesse segmento. “Nossa estratégia como marca é representar todos os segmentos com produtos de alta qualidade e tecnologia, juntamente com os benefícios dos mesmos, levando um aumento de produtividade para os rizicultores”, observa.
Na visão do gerente Regional Sul da Case IH, Henrique Karsburg, a cultura do arroz é exigente em tratos culturais e tecnologia para a sua produção, e faz parte do trabalho da empresa pensar no desenvolvimento melhorias nessa área. “Nossa estratégia para atender esse público é lançar constantemente produtos com a qualidade e a resistência que essa cultura necessita. Inclusive, neste ano, fizemos um de nossos principais lançamentos no país de uma linha de colheitadeiras e a versão para a lavoura de arroz já sai de fábrica com mais de dez conjuntos de componentes reforçados para suportar as condições extremas encontradas nessa cultura”, afirma.
As marcas estarão participando da vigésima-sétima edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que ocorre de 16 a 18 de fevereiro de 2017, na Estação Experimental do Arroz, do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), em Cachoeirinha (RS). Na ocasião, as empresas vão levar aos produtores as últimas novidades em tecnologias e inovações para os produtores que participarão das atividades durante os três dias de evento.
Monteiro, da John Deere, avalia que o evento é um marco dentro do segmento arrozeiro e, por isso, a empresa aposta na Abertura Oficial da Colheita do Arroz. “Levaremos ao produtor uma revolucionaria novidade para o setor e toda a sua solução integrada, que vai do plantio à colheita, pulverização, agricultura de precisão e serviços de pós venda para que ele obtenha cada vez mais produtividade e, assim, colaborarmos na produção mundial de alimentos, pois o Brasil é um dos principais produtores do mundo”, reforça.
Já Oliveira, da Massey Ferguson, lembra que o Rio Grande do Sul é referência em agronegócio e a marca está fortemente presente no Estado, por isso acredita no evento. “A Massey Ferguson possui três fábricas no Rio Grande do Sul: Santa Rosa (colheitadeiras), Ibirubá (implementos) e Canoas (tratores e pulverizadores). É uma alegria estar presente em um evento de tamanha importância para um dos principais segmentos agrícolas do Estado. A Abertura Oficial da Colheita do Arroz será certamente um sucesso e estamos muito felizes em atrelar o nosso nome a um acontecimento tão representativo”, pontua.
Conforme Stein, da New Holland, a empresa sempre se faz presente na Abertura Oficial da Colheita do Arroz e em 2017 não poderia ser diferente. “Em 2017, estaremos representados por vários concessionários e agregaremos o nosso maior evento que é o New Holland em Campo, onde nossos clientes e rizicultores da região poderão acompanhar esse show de máquinas. Certamente será um novo marco na Abertura Oficial da Colheita do Arroz”, diz.
Karsburg, da Case IH, projeta que este é um momento muito importante para a empresa, pois no evento os clientes poderão comprovar na prática todas as qualidades e versatilidades do maquinário fabricado que a marca proporciona aos consumidores. “Por isso, fazemos questão de estar presentes e reforçar a forte presença da marca na cultura do arroz”, define.
A vigésima-sétima Abertura Oficial da Colheita do Arroz é realizada pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz).