quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Aberta inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura 2017. De 09/01 a 17/02, os candidatos poderão concorrer nas categorias Conto e Romance. O concurso é destinado ao público adulto. As obras devem ser escritas em língua portuguesa, por autores brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil. A inscrição é gratuita.
Para participar, os candidatos deverão apresentar os originais de romances e as coletâneas de contos inéditos. O autor poderá concorrer nas duas categorias desde que tenha obras nunca publicadas em ambas, inclusive em plataforma online. Neste caso, as inscrições serão realizadas separadamente. O processo seletivo será realizado via internet, desde o envio de informações pessoais até a obra digitalizada. Todos os trabalhos são submetidos à avaliação das comissões julgadoras compostas por escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários definidos pelo Sesc. Os vencedores serão anunciados em junho de 2017 e a cerimônia de premiação tem data prevista para novembro de 2017.
O vencedor - de cada categoria - terá sua obra publicada e distribuída comercialmente pela editora Record, com uma tiragem inicial mínima de 2.000 exemplares. Além disso, o Sesc irá adquirir um mínimo de mil exemplares da primeira edição de cada obra vencedora, para utilização em ações culturais e inserção no acervo das bibliotecas da instituição.
No ano passado, o Prêmio Sesc de Literatura 2016 teve 1503 livros inscritos, sendo 709 contos e 794 romances. Os vencedores foram Franklin Carvalho e Mário Rodrigues, nas categorias Romance e Conto, respectivamente, com os livros ‘Céus e Terra’ e ‘Receita Para se Fazer um Monstro’.

0 comentários: