quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Agrovino começa amanhã





Gabriela Barcellos

Começa amanhã, 11/1, a 9ª Agrovino, no Parque de Exposição Visconde de Ribeiro Magalhães, em Bagé, com a participação confirmada das raças Ideal, Corriedade, Romney Marsh, Texel e Ile de France. Serão pelo menos 190 animais nas pistas de julgamento, o que já supera a edição anterior, quando 175 participaram. O julgamento de admissão será amanhã a partir das 14 horas e os julgamentos de classificação iniciam na manhã da quinta-feira, 12/1.
Serão jurados da feira, o inspetor técnico da ARCO, José Galdino Dias para admissão; Carlos Cléber Leal e Fernando Sosa Dias (Uruguai), jurados de classificação da raça Corriedale e as demais raças serão avaliadas por Paulo Velloso e Gustavo Caringi Velloso, pai e filho respectivamente. Paulo, ex-inspetor técnico da ARCO e Gustavo, atuando desde agosto passado como inspetor técnico da entidade.
Dentro da Agrovino acontece também a 3ª edição do Ovinocultura em Debate, este com programação voltada para o mercado e cenário atual da ovinocultura no sul do Brasil. O evento conta com a participação de importantes nomes como o economista Carlos Paiva, da Federação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul que vai falar sobre a Ovinocultura no contexto do desenvolvimento regional.
Outro convidado especial é o chef de cozinha Marcos Livi, que vai falar sobre as tendências de consumo da carne ovina, trazendo sua experiência nas principais cozinhas do Brasil e do mundo; a pesquisadora Élen Nalério da Embrapa Pecuária Sul apresentará sua pesquisa em Inovação em produtos de carne ovina, trabalho que tem feito sucesso tratando do aproveitamento quase que total de animais que iriam para descarte.
O 3º Ovinocultura em Debate que é uma promoção da ARCO e Embrapa Pecuária Sul, vai tratar também do tema cooperativismo com a apresentação do projeto desenvolvido no Alto Camaquã e contará com a participação de representantes da Associação Catarinense de Criadores de Ovinos que apresentará o cenário da ovinocultura naquele estado.
Confirmada também a participação do Ministério da Integração Nacional que vai falar sobre o Projeto Rota do Cordeiro, projeto este que as regiões do Alto Camaquã e Fronteira Oeste do RS fazem parte como pólos de trabalho.

Confira a programação completa.
10 – Terça-feira
14h às 20h – Entrada dos animais rústicos e galpão, de todas as raças destinados à julgamento;
11 – Quarta-feira
8h às 12h – Entrada dos animais destinados à julgamento;
8h às 14h – Entrada dos cordeiros destinados ao Concurso de Carcaças;
9h – III Ovinocultura em Debate – Projeto Ovinosul;
14h – Início do julgamento de admissão – jurado: José Galdino Dias;
15h – Julgamento de Classificação dos lotes de cordeiros do Concurso de Carcaças (Abaco – Producarne);
12/1 – Quinta-feira
Das 8h às 18h – Entrada dos animais destinados à 2ª Mostra Pampa de Ovinos (concurso de borregas);
9h às 12h – Julgamento de classificação de todas as raças a galpão e rústicos (Na raça Corriedale a pontuação será válida para o Ranking da Associação Brasileira de Criadores de Corriedale);
14h30min – Continuação dos Julgamentos de classificação;
13/1 – Sexta-feira
8h às 12h – Julgamento de classificação da 2ª Mostra Pampa de Ovinos
9h – Julgamento de Classificação dos Grandes Campeonatos de todas as raças
18h30min – Início do Remate da 9ª Agrovino e rebanho geral
14/1 – Sábado
9h – Assado de cordeiros
12h30min – Almoço de Confraternização e Entrega de Prêmios
19h – Início do Remate de Produção São Matheus e convidados
15/1 – Domingo
8h – Saída dos animais do Parque de Exposições e encerramento oficial da feira

0 comentários: