sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Anuidades da OAB/RS aumentou 25% neste ano

Gabriela Barcellos
Neste ano, seis seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aumentaram em mais de 20% as anuidades cobradas dos advogados. O Rio Grande do Sul está entre os estados onde a anuidade foi reajustada e, o reajuste não foi pouco: 25%. Além do RS, Ceará (33%), Rio Grande do Norte (29%), Alagoas (25%), Bahia (23%) e Acre (21%) registraram grandes aumentos.
As boas surpresas de 2017 vieram para os advogados do Rio de Janeiro — cuja anuidade diminuiu 11% — e de Minas Gerais, Sergipe e Goiás — que não tiveram reajuste. Além disso, sete seccionais tiveram aumento abaixo do índice de inflação — segundo o IBGE, nos 12 meses (até novembro), o IPCA variou 6,99%. São elas: Roraima (6,67%), Paraíba (6,1%), São Paulo (4%) e Paraná (0,63%).
Em nota, a assessoria de imprensa da OAB/RS afirmou que reajuste de 2017 é o primeiro dos últimos três anos, quando não houve atualização da anuidade além da recomposição inflacionária. “A inflação no período é de 27,72%, sendo que o percentual aplicado pela Ordem gaúcha oferece 2,72% de redução, pois não aplica a inflação integral para o advogado”, detalha.
Descontos
Praticamente todas as seccionais da OAB oferecem descontos gradativos aos advogados que antecipam o pagamento das anuidades. Os abatimentos vão de 30%, para pagamentos até este mês, a 5% (para quitações feitas em março).
A única seccional que supera essa barreira é a do Amazonas, que oferece 40% de desconto. Todos os abatimentos são para pagamentos à vista.
Parcelamentos estão sendo oferecidos sem acréscimos, como ocorreu em anos anteriores, mas, agora, com a possibilidade de serem feitos com cartão crédito.

0 comentários: