quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Aumenta o “cruze” de argentinos

Karine Ruviaro

A Polícia Federal de Uruguaiana informou que nos três primeiros dias de 2017, o número de ingresso de turistas argentinos pela Ponte Internacional foi de pouco mais de 20 mil pessoas. A expectativa das autoridades é pela entrada de até 1,5 milhão de viajantes, principalmente da Argentina e Uruguai. Os destinos mais procurados são o Litoral Norte gaúcho e também as praias catarinenses.
Atualmente, em Uruguaiana, atuam 33 policiais federais. Na terça-feira, 03/12, chegaram mais 50 agentes voluntários - entre policiais federais e funcionários administrativos - que auxiliarão no trabalho de serviços de migração e controle aduaneiro. O apoio vem de vários estados brasileiros, como Pará, Brasília e São Paulo. Todavia, vale ressaltar que, o maior problema de entrave burocrático estaria justamente na aduana de Paso de Los Libres, onde há maior demora para liberação das famílias em virtude do sistema utilizado pelo governo argentino.
Com a vinda dos hermanos para cá, espera-se por parte dos comerciantes, um aumento na ocupação da rede hoteleira. Entretanto, segundo o representante do Sindicato de Hotelaria e Gastronomia de Uruguaiana, Edson Mainardi, isto não está acontecendo. “O índice está abaixo do esperado. Houve uma queda de 40% na procura em relação ao mesmo período do ano passado”, diz Mainardi. A cidade tem 13 hotéis cadastrados junto ao sindicato e juntos eles oferecem cerca de 1,3 mil leitos. Acredita-se que, apesar da entrada por Uruguaiana, muitos argentinos tenham preferido seguir viagem e pernoitar em hotéis mais próximos ao seu destino.

0 comentários: