quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Concurso da Susepe: Uruguaiana não deverá ser contemplada com novos agentes

Gabriela Barcellos
Foi publicado no Diário Oficial do Estado de ontem, 16/12, o edital para contratação de servidores para a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). São 620 vagas para agente penitenciário e 100 vagas para agente administrativo a serem preenchidas imediatamente após o concurso. Além disso, está prevista a formação de cadastro de reserva.
No entanto, Uruguaiana não deverá ser comtemplada com a designação de agentes oriundos deste concurso. De acordo com a própria Susepe, já está definido que os novos agentes serão lotados no Completo Prisional de Canoas e em Guaíba, que deverão entrar em funcionamento ainda neste ano. A ingrata novidade vai de encontro ao discurso do secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer em visita a Uruguaiana no dia seis de dezembro. Na ocasião, ele garantiu que as casas prisionais de Uruguaiana seriam contempladas com a designação de agentes oriundos desse concurso, que Polícia Civil e Brigada Militar não sofreriam novas perdas temporárias para as operações no litoral e que o Instituto-Geral de Perícias (IGP) seria reativado, inicialmente com servidores de outros municípios.
O efetivo reduzido é hoje um dos maiores problemas enfrentados pelas casas prisionais, não somente em Uruguaiana. Atualmente, cada turno de trabalho no Instituto Penal (IPU), que abriga detentos no regime semiaberto, é de três agentes e ao todo, a casa tem 13 agentes lotados enquanto seriam necessários, no mínimo, 20 profissionais. A casa tem capacidade para atender a 130 presos, mas atualmente, tem 173 detentos. Já na Penitenciária Modulada, o efetivo diário é de, em média 18 agentes durante o dia e 14 agentes à noite. Seriam necessários de 25 a 28 agentes por dia e pelo menos 20 agentes à noite. Ontem, a casa tinha 579 presos, muito além de sua capacidade, que é de 360 presos.

0 comentários: