terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Corpo de Bombeiros forma 46 novos soldados

Na última quarta-feira, 28/12, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul formou 46 novos soldados. O evento ocorreu na Academia de Bombeiro Militar, em Porto Alegre. Aproximadamente 500 pessoas prestigiaram a solenidade, que também contou com a presença de familiares dos formandos e, entre as autoridades, esteve presente o secretário da Segurança Pública, Cézar Schirmer.
O evento teve apresentação da banda de música da Ajudância Geral da Brigada Militar, e a Guarda de Honra da Academia, composta pelo atual quadro de alunos soldados. Ao longo do evento, foram destacados os alunos com melhor desempenho no curso, e foi homenageada a família do soldado Jeferson Taveira Correa, que tombou em decorrência de ferimentos ocasionados durante serviço na cidade de Santa Vitória do Palmar, em fevereiro deste ano.
Os soldados passaram por um curso técnico preparatório para a carreira de Bombeiro Militar, transcorrido no período entre 25 de maio e 22 de dezembro de 2016 – totalizando 1 375 horas/aula -, com aprofundamento em ensinamentos teóricos e práticos das disciplinas de adaptação ao serviço bombeiro militar; identidade e cultura organizacional do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS); psicologia da emergências e dos desastres; proteção ambiental; prevenção e combate a incêndios; sistema de proteção e defesa civil, e de segurança pública; salvamento em altura, terrestre e aquático; e estágio supervisionado, abrangendo o atendimento de ocorrências como a aplicação da legislação de segurança contra incêndios; entre outras.
Estes novos bombeiros são oriundos do concurso público da Brigada Militar, realizado no ano de 2014 e serão capacitados no Curso de Operador de Viatura, especialidade que permite a condução e operação de caminhões de combate à incêndio, que se estenderá até o início de fevereiro. Após, serão classificados nos Batalhões do CBMRS para prestar serviços à comunidade.
Hoje, 278 alunos soldados estão em processo de formação e treinamento. Destes, 64 realizam o curso na ABM, e os demais estão distribuídos em Centros de Capacitação e Aperfeiçoamento no interior do Estado. A formatura dos próximos soldados está prevista para o dia 2 de julho, Dia Nacional do Bombeiro.
Ainda não há divulgação quanto a lotação dos novos soldados, mas o Corpo de Bombeiros de Uruguaiana espera a designação de alguns deles para a corporação local. Neste final de ano, o quartel chegou a permanecer de portões fechados por conta do déficit de servidores e não liberação de horas extras.

0 comentários: