segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Irga e CAAL debatem ‘Doenças em Arroz Irrigado e Suas Estratégias de Manejo’

Na última quinta-feira, 22/12, o Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) e a Cooperativa Agroindustrial Alegrete Ltda (CAAL) realizaram pela manhã, uma palestra com o fitopatologista do Irga, Cláudio Ogochi. A reunião técnica aconteceu no CTG da CAAL, em Alegrete. Estiveram presentes mais de 40 pessoas entre produtores e técnicos.
A palestra “Doenças em Arroz irrigado e Suas Estratégias de Manejo” abordou fatores que podem diminuir o potencial produtivo na cultura do arroz irrigado, entre eles, doenças causadas por diversos fitopatógenos, como: fungos, vírus, bactérias e nematóides. A brusone, por exemplo, é uma doença que pode comprometer até 100% da produção da lavoura. Já as doenças que causam menos impactos econômicos, mas que, ainda assim, merecem a atenção do produtor, são: a mancha parda, a mancha estreita e a escaldadura ou, queima de folha. As três doenças ocorrem nas folhas e têm aparecido com frequência nos últimos anos nas regiões produtoras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O emprego correto do conjunto de práticas recomendadas para o cultivo do arroz normalmente é suficiente para evitar ataques severos de doenças, ao mesmo tempo em que mantém o potencial produtivo da lavoura. Entre as medidas de manejo recomendadas, destacam-se os cuidados durante os períodos de pós-colheita, pré-semeadura da cultura, semeadura e ciclo de cultura.
O engenheiro agrônomo responsável pelo 9° Nate de Alegrete, Alex Franklin da Silva, destaca que esta troca de informações entre técnicos e produtores é muito importante para melhorias na lavoura de arroz irrigado no município. “Cada vez que temos a visita de um pesquisador, tentamos aproveitar ao máximo para realizar esta troca de informações e, com a ajuda de nossos parceiros, esta já é a terceira palestra realizada aqui desde que iniciou o plantio desta safra”, explica engenheiro agrônomo.
Também no município de Alegrete, aconteceu na quarta-feira (21), um roteiro técnico que tratou das práticas recomendadas no Projeto 10+ do Irga. O roteiro foi realizado na Fazenda Palminha na BR 290, na propriedade de Jorge Luiz Paim de Almeida. O evento reuniu cerca de 20 produtores de arroz dos municípios de Alegrete e Uruguaiana.
Com informações do Irga.

0 comentários: