terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Mercado Público de Uruguaiana

Para driblar a crise, alguns comerciantes do Mercado Público Municipal Getúlio Vargas, daqui de Uruguaiana, tem inovado na sua forma de atendimento. Para conseguir novos compradores e para garantir os velhos clientes, as bancas de hortifrútis saíram do interior do Mercado e foram para a rua.
Buscando alavancar suas vendas, desde o final do ano passado, quem passou pela Avenida Presidente Vargas pode perceber que três bancas estão instaladas no local expondo seus produtos. A comerciante Adriana de Melo Tavares, comenta que devido a esta atitude as vendas na sua tenda aumentaram “as vendas cresceram 70%. Anteriormente, a gente não conseguia pagar nem os fornecedores. Agora sim, estamos conseguindo lucrar”, afirma.
O maior atendimento no local são de idosos. O novo modelo de atendimento é mais rápido.  Adriana salienta que a comunidade pede que eles não saiam dali, visto que para alguns o novo local é mais confortável. “Muitos idosos chegam aqui, pedem uma fruta geladinha, sentam e comem. Lá dentro do Mercado, eles não tinham essa possibilidade”, salienta.
O Mercado Público
No ambiente, estão cerca de 20 bancas, em que são oferecidos produtos coloniais, hortifrutigranjeiros, lanches e produtos artesanais. Atualmente, segundo a Presidente do Mercado Público, Sandra Fagundes Matos, 18 bancas estão em funcionamento.
Regulamentado por um decreto, o espaço ocupado pelos feirantes, deve ser limpo. Para isso, os donos das bancas contrataram uma auxiliar de serviços gerais que limpa o local de segunda a sexta-feira. No sábado, os responsáveis pela limpeza são os próprios comerciantes, que após fechar o local, lavam o Mercado. Além disso, cada um é responsável pela conservação do seu espaço. Para o trabalho interno, é necessário o uso de vestimenta adequada – calça branca, bonés, jalecos, por exemplo.
Os feirantes não pagam nenhuma conta (água, luz, aluguel) para trabalhar ali. Por semana, é arrecado o valor de R$ 30 reais de cada espaço para que haja o pagamento da funcionária da limpeza, manutenção do local e monitoramento.
Questionada sobre a venda de carnes e/ou pescados, já que Uruguaiana possui colônia de pescadores, Sandra comenta que na reinauguração do Mercado Público, o então prefeito Sanchotene Felice, disse que não haveria este tipo de comercialização devido ao mau cheiro. Entretanto, segundo ela “o pessoal procura muito esse tipo de produto aqui”.
Inauguração
Fundado em 31/12/1950 pelo prefeito da época Ventura La Hire Gutierrez, o Mercado Público foi reinaugurado somente em 01/06/2011 depois de ficar cinco anos fechado.
O prédio também abriga o Banco de Alimentos, local onde são armazenados e distribuídos mantimentos para pessoas carentes. No andar superior funciona a Policlínica Infantil. O prédio também abriga a secretaria do Meio Ambiente e a Esplanada da Inclusão Social, ocupada por três associações: Associação dos Amigos dos Deficientes Físicos (AADUR), Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Uruguaiana (APASUR) e Associação dos Amigos, Familiares e Usuários da Rede de Atenção Psicossocial de Uruguaiana (AFURP).
Alguns feirantes reclamam que o espaço seria melhor ocupado se destinado exclusivamente a atividades típicas de um mercado. Para outra comerciante, que não quis se identificar, “era melhor que eles tivessem outro espaço, pois assim poderíamos ampliar nosso negócio, mais gente poderia vender aqui e consequentemente, mostraríamos aos nossos clientes o que é o Mercado Público”, comenta.
O Mercado Público Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas e 30 minutos às 18 horas, e no sábado, das 7 horas e 30 minutos até às 13 horas.
Na tarde de ontem, às 16 horas, foi realizada uma reunião entre o Prefeito Ronnie Mello e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Aerton Auzani, onde foram debatidos novos procedimentos que serão realizados no Mercado Público.  Até o fechamento desta edição, a reunião não havia terminado.

0 comentários: