segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Parcela única do IPTU tem desconto

Karine Ruviaro

O prefeito Ronnie Mello anunciou nesta sexta-feira, 06/01, que o prazo para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em parcela única – com 20% de desconto - foi prorrogado. A data limite agora passa a ser 31/01. Anteriormente, iria até o dia 10/01.
O motivo da prorrogação foi devido aos carnês ainda não estarem liberados pela gráfica contratada, a Corag (Companhia Rio Grandense de Artes Gráficas) de Porto Alegre. Vale lembrar que esta empresa teve e extinção aprovada pela Assembleia Legislativa em 21/12/16 durante a votação do Pacote Sartori. “A promessa da empresa é que o material será liberado na próxima segunda-feira, 09/01, e se isso for cumprido, o IPTU estará sendo distribuído aos contribuintes de Uruguaiana, na quarta-feira, 11/01”, comenta Valdir Venes, secretário de Fazenda do município.
A estimativa da secretaria é arrecadar cerca de 4 milhões de reais com o IPTU em cota única.
Taxa de lixo
Muito comentou-se nessa semana nas redes sociais que o valor desta taxa teria tido um acréscimo. Quando questionado sobre o assunto, o secretário Valdir Venes, diz que não houve majoração neste quesito. “O que aconteceu foi a correção prevista em lei da Unidade de Referência Municipal (URM) de 7,64%, índice do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
Segunda Via do IPTU
O contribuinte que desejar retirar a 2ª via do IPTU, pode se deslocar até a Secretaria de Fazenda, no Antigo Fórum e solicitar aos atendentes um novo boleto. O secretário comentou em entrevista que “todos os guichês estão funcionando e pessoas qualificadas estão no atendimento ao público”. Além disso, para quem deseja mais comodidade e pretende não sair de casa, basta acessar o site da prefeitura e solicitar por ali mesmo a 2ª via.

0 comentários: