quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Vacina contra HPV começa a ser aplicada também em menino

Karine Ruviaro

A partir deste mês, a rede pública de saúde vai passar a oferecer a vacina contra HPV (Papilomavírus Humano) para meninos de 12 a 13 anos como parte do Calendário Nacional de Vacinação. Até então, a vacina era indicada apenas para meninas de 9 a 13 anos.
Ao todo foram adquiridas seis milhões de doses que serão disponibilizadas nas unidades de saúde. A expectativa é vacinar 3,6 milhões de meninos até o fim deste ano. Gradualmente, até 2020, pretende-se ampliar a faixa etária de vacinação para os meninos, passando a ser de 9 a 13 anos.
O que é?
Vírus que provoca lesões na pele e nas mucosas. Há mais de 100 tipos e a maioria é inofensiva.
Transmissão
Ocorre por meio de relações sexuais desprotegidas e através de mãe para filho no parto. Já em relação ao diagnóstico, nas mulheres é feito por meio do exame Papanicolau; e nos homens, por exame urológico. Também é possível descobrir por exame dermatológico.
Tratamento
As verrugas podem ser tratadas com cauterização, creme ou cirurgia. Entretanto, alguns tipos de HPV podem evoluir para um câncer.
Prevenção
Uso de preservativo - o que reduz o risco, mas não impede totalmente a transmissão do vírus; realização de exames periódicos e vacinação contra o HPV.

0 comentários: