sábado, 4 de fevereiro de 2017

Abigeato: Força Tarefa prende integrantes de uma das maiores quadrilhas do Estado




Gabriela Barcellos

A Força Tarefa de combate ao furto abigeato da Polícia Civil, que atua em todo o Estado, com coordenação do delegado Adriano Linhares, titular da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Uruguaiana vem mostrando excelentes resultados, que culminaram na prorrogação da ação. A Força Tarefa tem como objetivo a diminuição dos índices de abigeato no Rio Grande do Sul e teve início ainda no primeiro semestre de 2016. Nesta semana, o grupo prendeu três pessoas, que integram uma quadrilha especializada em abigeato de grande porte.
A primeira das prisões ocorreu em Pinheiro Machado. Daniel Lima estava foragido desde o dia 26 de janeiro, quando foi encontrado em sua casa três vacas furtadas e um terneiro, além de uma GM Captiva e uma Toyota Hilux registradas como roubadas, um fuzil calibre.762, duas espingardas calibre .12 e um revólver calibre .38. Na ocasião, a mulher dele foi presa em flagrante. Lima estava com a prisão preventiva decretada pela comarca de Pinheiro Machado, a pedido do Delegado.
Já em Camaquã, foi preso Juliano Gonçalves, um dos responsáveis pelo furto de mais de mil cabeças de gado e integrante da quadrilha responsável pela queima de um caminhão Volkswagen na ERS-350 trecho entre Camaquã e Arambaré, em setembro. Na ocasião, o veículo foi encontrado em uma propriedade rural às margens da rodovia, na localidade de Altinho, cerca de 13 quilômetros da BR-116, sem diesel e sem placas de identificação. Por meio do número do chassi, foi constatado que o veículo havia sido furtado/roubado da cidade de Cerro Negro (SC). A quadrilha estava sendo investigada desde o mês de agosto pela Força Tarefa. Outros três homens ligados à quadrilha também tiveram a prisão decretada a pedido de Linhares, mas como já estavam presos por outros crimes, foram somente cientificados da ‘nova bronca’.
Em Paraí, mais um abigeatário foi preso, com apoio das delegacias de Nova Prata e Paraí. Trata-se de Leandro Bristot, um dos maiores abigeatários da serra gaúcha. Ele é apontado como sendo o homem responsável por fazer o levantamento das propriedades rurais a serem atacadas na serra gaúcha, também tendo participado em alguns ataques da quadrilha nas regiões sul e central do Estado. Ele estava foragido a cerca de um mês e já possui processos por em andamento também em razão da Força Tarefa, nas cidades de Rosário do Sul, Camaquã e Nova Prata. Também foi cumprido mandado de busca e apreensão na casa dele, onde foi apreendido inúmeros documentos a serem analisados pela equipe de investigação nos próximos dias.

0 comentários: