sábado, 25 de fevereiro de 2017

Consulta de contribuições podem ser feitas pela internet

Karine Ruviaro

Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão consultar o tempo de contribuição à Previdência Social pela internet, por meio do sistema Meu INSS. O novo sistema criado pelo serviço de tecnologia do Instituto permite que trabalhadores tenha acesso ao extrato de contribuições e ao Cadastro Nacional de Informações (CNIS) Sociais.
Anteriormente, os trabalhadores segurados da Previdência, tinham que se deslocar até uma agência do INSS, solicitar uma senha e aguardar por várias horas até que chegasse sua vez de ser atendido. Em Uruguaiana, o gerente regional da agência do INSS, Vilson Catarino Rodrigues, comenta que o atendimento médio na agência para realizar o serviço de consulta é de aproximadamente 30 minutos.
No município, cerca de 180 atendimentos (agendamentos, perícias e demais atividades) são realizados diariamente. Desses, a estimativa é de que 10% referem-se às consultas pelo tempo de contribuição.
O cidadão que deseja se cadastrar deverá somente ter em mãos um computador com acesso a internet e um telefone fixo para ligar para a central de atendimento do INSS. O primeiro passo é fazer um cadastro online no site do serviço. Depois do cadastro concluído, será gerado um novo código de confirmação. Para validá-lo, será necessário ligar para o número 135, na Central de Atendimento da Previdência onde por medida de segurança, o atendente irá realizar cinco perguntas de segurança. Depois da confirmação, seu cadastro terá sido efetuado de forma correta e já poderá ter acesso ao sistema. O acesso ao sistema depois de finalizado pode ser feito pelo site “Serviços INSS”. Na página, entre com seu número de CPF senha de cadastro. Caso exista algum erro nas contribuições, o cidadão poderá agendar um atendimento no INSS para incluir novas contribuições.
Lançado no início deste ano, o sistema Menu INSS ainda está em fase de adaptação dos seus usuários. “Aquelas pessoas que necessitarem de ajuda em relação ao acesso do sistema pela internet, poderão comparecer até a agência e esclarecer suas dúvidas”, comenta Rodrigues. O atendimento nas agências ocorre das 7 às 17 horas, sem fechar ao meio dia.

0 comentários: