quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Edegar Pretto assume hoje presidência da Assembleia Legislativa

Gabriela Barcellos

Acontece hoje, 31/1, às 14h, a sessão solene de eleição e posse da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o período de 2017/2018. Por acordo de lideranças, a chapa única terá como presidente o deputado Edgar Pretto (PT). Os demais integrantes da chapa devem ser anunciados até o meio dia.
A programação está marcada para iniciar as 13h, quando Pretto e a atual presidente, deputada Silvana Covatti (PP) irão recepcionar autoridades e familiares, na Sala da Presidência. Às 13h50min, os convidados serão encaminhados ao Plenário 20 de Setembro. Pretto ocupará cadeira junto à bancada do PT e a sessão será aberta por Silvana. Em seguida serão apresentados os nomes dos deputados que irão compor a chapa concorrente. A partir daí acontece a votação e o resultado é declarado pela presidente Silvana, que já faz seu discurso de despedida. Ao final do pronunciamento é lida a ata de transmissão de cargo de presidente, com a assinatura do termo por Silvana e Edegar. Já empossado, Pretto faz seu pronunciamento da tribuna.
Ato popular
Após, Edegar Pretto será recebido na Praça da Matriz para um ato popular de posse, marcado para 16h30. O ato é organizado por movimentos populares do campo e da cidade e centrais sindicais, e deve reunir cerca de duas mil pessoas que virão de todas as regiões do estado. Conforme os organizadores, o objetivo é marcar um dia histórico em que um lutador das causas do povo assume a presidência da Casa Legislativa gaúcha.
Biografia
Militante forjado nas organizações dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, Edegar possui uma trajetória marcada pelas lutas dos movimentos populares. Tem sua origem na roça, onde trabalhou até os 15 anos com a família na pequena propriedade no interior de Miraguaí, na Região Celeiro. Em 1986, quando o pai, Adão Pretto, foi eleito deputado estadual, a família mudou-se para Viamão.
Pretto seguiu os passos do pai, primeiro colono a ocupar uma cadeira na AL, acompanhando-o nas romarias, marchas, protestos de pequenos agricultores, nas lutas dos movimentos populares e manifestações como as Diretas Já, seguro agrícola, aposentadoria rural, entre outras. Em 1990, foi um dos coordenadores da campanha que garantiu a eleição de Adão Pretto como deputado federal e de Antônio Marangon como estadual. Entre 1991 e 1994, foi assessor na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, depois integrou a administração popular da cidade de Novo Barreiro, na primeira gestão do PT no município e uma das pioneiras do interior do Estado. Foi chefe de gabinete do prefeito em Novo Barreiro, e secretário da Fazenda. Ainda naquela cidade, foi coordenador de campanha vitoriosa que elegeu o prefeito, e na gestão ocupou o cargo de secretário de Administração. A partir de 1999, Edegar atuou como chefe de gabinete nos três mandatos do deputado estadual Dionilso Marcon, na Assembleia Legislativa.
Em 2010, Edegar foi eleito para seu primeiro mandato com 69.233 votos. Em 2014 foi reeleito com 73.122 votos, e novamente o deputado mais votado do partido.

0 comentários: