quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Empresário propõe instalação de geladeira comunitária para moradores de rua

Gabriela Barcellos

Uruguaiana poderá ter uma geladeira comunitária. A ideia foi do empresário Samer Othman, que procurou ajuda do ex-vereador Marcelo Lemos (PDT), atual coordenador regional do Gabinete do deputado Afonso Motta. Lemos intermediou uma reunião com a secretária de Ação Social e Habitação, Soraya Salomão, dando o pontapé inicial para realização do projeto.
A ideia é simples: instalar uma geladeira em um local público, onde a população em geral poderá depositar alimentos para consumo de moradores de rua, que atualmente recorrem às lixeiras em busca de alimentos. Soraya se mostrou aberta para auxiliar no projeto e deverá levar a ideia para o prefeito Ronnie Mello (PP).
Entre os fatores a serem considerados está a cedência do espaço público (calçada) para instalação da geladeira, aquisição do equipamento e de utensílios que garantam a segurança – inclusive contra furto – da mesma, cedência de energia elétrica e fiscalização diária para evitar contaminações, além de acompanhamento do Bando de Alimentos. No entanto, conforme Lemos, a principal dificuldade é encontrar um local que viável. Até o momento, o local provável é a frente do Banco de Alimentos, próximo ao Mercado Público, de onde sairia a ligação de energia elétrica.
“Vi esse projeto em Porto Alegre e achei muito legal. Com o tempo, fui desenvolvendo a ideia de implantar aqui em Uruguaiana porque moro no centro e vejo diariamente um número significativo de pessoas procurando comida no lixo. Uma cena que me marcou foi a de um senhor que, revirava uma lixeira e, embora tenha encontrado matérias que costumam ser valorizados, como garrafas e papel, os deixou de lado e seguiu a procura de comida. Por outro lado, há muito desperdício de comida, então por que não deixá-las nessas geladeiras em vez de jogar no lixo”, conta Samer. A partir da reunião de ontem, o empresário deu início à busca por apoiadores do projeto.

0 comentários: