quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Famurs divulga programação do Seminário dos Novos Gestores

Gabriela Barcellos

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) divulgou ontem, 1/2, a programação completa do Seminário dos Novos Gestores. A atividade será realizada nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2017, no centro de eventos do hotel Plaza São Rafael. Com o tema “Reconstruindo o Brasil a partir dos Municípios”, o evento colocará em discussão de que forma os gestores municipais podem assumir o protagonismo no debate sobre o projeto de nação desejado daqui para frente. As inscrições serão realizadas na hora e local do evento.
Tradicionalmente, o Seminário dos Novos Gestores é promovido no primeiro ano de mandato dos prefeitos, com o propósito de orientar os responsáveis pela administração municipal sobre os desafios que serão enfrentados no próximo quadriênio. Além de prefeitos e vice-prefeitos, os secretários municipais estão convidados e têm programação especial. “Será uma grande oportunidade para que os prefeitos e prefeitas possam conhecer melhor o trabalho desenvolvido pela Famurs. Além disso, receberão orientações sobre ações administrativas. O que pretendemos com tudo isso é que os novos gestores comecem o mandato com o pé direito”, explicou o presidente da Famurs, Luciano Pinto.
Programação
O primeiro debate do evento vai reunir a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, e o ex-prefeito de Canoas Jairo Jorge, às 14h, para relatar experiências administrativas e refletir sobre o futuro do país no painel “Caminhos para um novo Brasil”.
Às 16h, o presidente da Famurs, Luciano Pinto, e o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, apresentam aos prefeitos as conquistas e desafios do movimento municipalista. Às 17h, o economista e ex-secretário de Fazenda do Estado, Aod Cunha fará a palestra especial do dia, apresentando aos novos gestores as perspectivas para a economia brasileira nos próximos anos. Um jantar de confraternização será oferecido aos prefeitos, a partir das 20h, na Casa do Gaúcho.
Na quinta-feira, 16/2, a programação começa com a senadora Ana Amélia Lemos e o ex-prefeito de Porto Alegre e ex-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), José Fortunati, no painel “O desequilíbrio fiscal e a importância de um novo Pacto Federativo”, às 9h. Às 10h, o coordenador-geral da Famurs, José Scorsatto, e a consultora jurídica da Federação Tânia Grigorieff detalharão a atuação da Famurs e vão apresentar orientações jurídicas para início de mandato.
A partir das 11h, o presidente da Celulose Riograndense, Walter Lídio, e o coordenador-executivo do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), Luiz Petry, apontarão quais as expectativas dos empresários sobre as gestões dos prefeitos e prefeitas que tomaram posse em janeiro de 2017.
Às 14h, o painel “Os municípios e os órgãos de controle”, com o ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes e o presidente do Tribunal de Contas do RS, Marco Peixoto, serão abordados os cuidados que os gestores municipais devem ter com a gestão dos recursos da prefeitura.
 A jornalista Rosane de Oliveira e o secretário de Comunicação do RS, Cléber Benvegnú, debaterão, às 16h, a relação dos prefeitos com a imprensa. E o encerramento fica com a palestra  “Que Brasil queremos?”, do  historiador gaúcho Leandro Karnal, no encerramento do Seminário dos Novos Gestores.
Palestras técnicas
Simultaneamente à realização do Seminário dos Novos Gestores, os representantes das áreas técnicas da Famurs apresentarão aos secretários municipais o trabalho desenvolvido e passar orientações para a gestão das cidades. Será no auditório Itapema, no centro de eventos do hotel Plaza São Rafael.
No dia 15, às 13h, Educação é a área técnica em debate. Às 15h o tema é Consórcios; às 16h será tratado sobre Saúde; às 17h sobe a assistência social.
Já no dia 16, às 9h o tema é Agricultura e Meio Ambiente; às 10h sobre Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana; às 11h15min é a vez da Cultura; às 14h Receitas Municipais; e às 15h é a vez do Jurídico, finalizando as palestras.

0 comentários: