quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Infância e Juventude atualiza tabela de aptos a adoção

Gabriela Barcellos
A tabela com dados de crianças e adolescentes aptos a adoção no Estado foi atualizada na última sexta-feira, 10/2. As informações constam na página da Infância e Juventude do Rio Grande do Sul, no site do Tribunal de Justiça (http://jij.tjrs.jus.br/paginas). Com a identificação preservada (constam as iniciais dos nomes) é possível obter informações básicas como idade, sexo, raça e situação jurídica dos jovens que buscam um lar definitivo. O Rio Grande do Sul conta com 579 crianças e adolescentes aptos no Cadastro Nacional de Adoção (CNA) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e em torno de 5.200 habilitados disponíveis.
Aos pretendentes habilitados a consulta já pode ser feita desde o dia cinco de dezembro passado. A ampliação da divulgação para qualquer cidadão visa ampliar as possibilidades de adoções de difícil colocação. Para manifestar interesse por uma das crianças ou adolescentes listados deve-se entrar em contato com a Coordenadoria da Infância e Juventude do RS (CIJRS), através do email cijrs@tjrs.jus.br.

A proposta
O projeto é executado pela CIJRS, em parceria com os magistrados da Infância e Juventude e suas equipes. O magistrado determina a remessa dos dados básicos do jovem para inscrição no projeto, certificando que não foram localizados pretendentes compatíveis ao perfil no CNA. As informações passam a constar na tabela disponível no site do JIJ. O envio dos dados pelos magistrados à CIJRS pode ocorrer a qualquer tempo. A tabela é atualizada mensalmente, no dia 10.
O contato inicial dos interessados na adoção destas crianças/adolescentes será com a equipe da CIJRS, que irá verificar se a pessoa é habilitada para adoção e, em caso positivo, será encaminhado seu contato para a Comarca de origem da criança ou adolescente proceder as demais avaliações e procedimentos. Caso a pessoa não seja habilitada, ela receberá as orientações para encaminhar seu processo de habilitação, na comarca de residência.

0 comentários: