segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Luba Basquetebol vem ganhando cada vez mais espaço no “mundo” dos esportes

Karine Ruviaro

Um trabalho referência no Estado quando se fala no basquete. É assim que define Rômulo Jóia Mena Barreto, treinador das categorias de base e adulta da Luba (Liga Uruguaianense de Basquete). Criada em 2004, este projeto visa desenvolver o esporte em Uruguaiana e tornar esta cidade um polo definitivo do basquete no Rio Grande do Sul.
Treinamentos
Atualmente, a Luba atende cerca de 100 jovens entre meninos e meninas dos 11 aos 17 anos. Os treinos, neste momento, estão sendo realizados na Escola Estadual de Ensino Médio Marechal Cândido Rondon devido a reforma do Ginásio do Centro Esportivo Nova Esperança. Eles ocorrem de segunda a domingo. O basquete feminino das categorias sub 15 e sub 17 acontecem às 9 horas. Já o treino das categorias masculino sub 15 e sub 17 são realizados a partir das 10 horas e 40 minutos. Além disso, nos sábados os treinos ocorrem às 9 horas no Ginásio do Sest Senat e no mesmo local, aos domingos, às 17 horas.
Hoje, as equipes da Luba contam com profissionais especializados atuando junto aos atletas. Entre eles estão, os auxiliares técnicos, professor doutor Márcio Baez - especialista em Biomecânica e o professor Lucas Domingues, especialista em Treinamento Desportivo; fisioterapeuta, Milton Menezes e o estudante de fisioterapia, Eduardo Nogueira. Atualmente, o presidente da Luba é Miguel Augusto Almeirão.
Campeonatos
Desde 2010, a Luba joga o Campeonato Estadual com equipes adulto e sub 17. Em 2015, consagrou-se vice-campeã do estadual adulto jogando contra o Banrisul/Caxias do Sul Basquete – o placar final ficou em 55 contra 100. O treinador Rômulo Barreto, cometa que “nós jogamos inúmeros torneios e ligas, entretanto, nosso foco é o campeonato estadual”. A equipe está entre as melhores do Rio Grande do Sul e tem o reconhecimento da Federação Gaúcha de Basquete. “Estamos entre as quatro forças do basquete no Rio Grande do Sul mesmo estando a 623 quilômetros da capital gaúcha”, salienta.
Vários atletas da Luba já foram convocados para seleções gaúchas em várias categorias. Entre eles estão os jogadores João Victor Aranda e Ernesto Cadore, do sub 17, que foram para a seleção gaúcha e Vitor Hugo Tavares Brum, que está de malas prontas para atuar agora pelo Vasco da Gama, do Rio de Janeiro. Barreto diz “nos orgulhamos muito disso”.
Agora, as equipes de base e adulta da Liga Uruguaianense de Basquete estão se preparando para competir em mais alguns campeonatos. No dia 9/4, haverá a abertura do campeonato estadual sub 17 e no dia 12/4, ocorrerá o início do campeonato estadual sub 15. A Luba participará dessa competição estadual com duas categorias. Os jogos nestas categorias se estenderão até novembro, onde 12 equipes participarão. Entre elas estão, a Sogipa e o Grêmio Náutico União, de Porto Alegre; Corinthians, de Santa Cruz do Sul; Clube Juvenil, de Caxias do Sul; Sinodal, de São Leopoldo; Corinthians, de Santa Maria; Projeto Cestinha de Santa Cruz do Sul; Guarani, de Venâncio Aires; Club Arranca, de Cruz Alta, UCS, de Caxias do sul; Sojão Basquete, de Santa Rosa e Clube Guanabara, de Santana do Livramento.
Para a equipe adulta, as competições começaram mais tarde. Em maio, eles participarão da Copa Sul-Brasileira de Basquete. Nesta competição, reúnem-se equipes dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Representando o Rio Grande do Sul, competem os times Luba, Caxias do sul e Sogipa. Representando Santa Catarina, estão as equipes de Blumenau, Brusque e Balneário Camboriú. Já pelo Paraná, estão os times de Ponta Grossa, Campo Mourão e Curitiba.  O Sul Brasileiro será realizado em Brusque, Santa Catarina, onde todas as equipes se enfrentarão em cinco dias de competição. As duas vencedoras ganham o direito de jogar a liga ouro que é o acesso ao NBB (Novo Basquete Brasil), liga oficial do Campeonato Brasileiro de Basquete.  Já o Campeonato Estadual Adulto começa em agosto e vai até dezembro, onde oito equipes tradicionais do Estado se enfrentam.
Rômulo esclarece ainda que teremos novidade no basquete feminino. “Para o basquete feminino, estão sendo criadas duas categorias, a sub 15 e a sub 17. Ainda neste ano, elas estarão disputando competições oficiais”, externa o treinador.
O treinador
Rômulo Jóia Mena Barreto é formado em Educação Física pelo Centro Universitário Metodista IPA. Possui especialização em basquete e curso de arbitragem e registro na Federação Gaúcha de Basquete. Além disso, é treinador da Escola Nacional de Treinadores do Brasil (ENTB) nível 2.
Atuação
Fora as categorias de base e adulto, a Luba tem outros dois núcleos de atuação. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marília Sanchotene Felice, cerca de 60 crianças de 8 a 15 anos, participam de aulas de basquete por meio do projeto.
O outro núcleo localiza-se na Escola Municipal de Ensino Fundamental Moacyr Ramos Martins, onde também 50 meninos e meninas de 8 a 15 anos integram este programa. Nesta escola, as aulas são realizadas sob a coordenação do professor de educação física, Wellington Fernandes, atleta da equipe adulta da Luba.

0 comentários: