quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Operação Turista movimentou equipes por terra, água e ar

Gabriela Barcellos

Entre os dias 30 de janeiro e três de fevereiro a Brigada Militar realizou um projeto piloto, com participação do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF) e do Batalhão de Aviação da BM (BavBM). Chamada de Operação Turista, a ação contou com policiamento por terra, água e ar, motivada pela passagem pela passagem de mais de um milhão de estrangeiros – argentinos e chilenos na maioria – pela fronteira entre Uruguaiana e Paso de los Libres. O projeto começou a ser montado depois de reivindicações de políticos locais, como o prefeito Ronnie Mello (PP) e o deputado Frederico Antunes (PP), quando da visita do secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer, em dezembro. “É um primeiro passo. Queremos expandir ainda mais os trabalhos, com a inclusão de Uruguaiana como cidade-sede fixa da Operação Golfinho na edição 2017/2018”, afirma. De acordo com o capitão Ricardo Gruner, do 1º BPAF, a ação visou ainda analisar a viabilidade e possibilidade de que todos estes recursos sejam empregados em outras oportunidades.
Enquanto a Patrulha Rural subia o Rio Uruguai a barco, viaturas do Pelotão de Operações Especiais (POE) prestava apoio por terra e o helicóptero Guapo 9, do 3º Esquadrão de Aviação da Brigada Militar fazia a varredura pelo ar. Conforme Gruner, durante estes dias foram abordadas 68 pessoas, 12 veículos foram fiscalizados e uma motocicleta roubada foi recuperada, além de fiscalizados diversos acampamentos e barcos.
O Guapo 09 possui uma câmera cujo alcance é de 8km de distância com nitidez perfeita para ler uma placa de veículo e as imagens são transmitidas em tempo real para as equipes em terra. Além disso, a câmera possui visão noturna e térmica e permitiu o emprego da aeronave também durante à noite. Foram empregados na ação, doze policiais militares.

0 comentários: