quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Uruguaiana volta a ter transporte coletivo

Karine Ruviaro

Após 48 horas sem transporte coletivo urbano, desde às 6 horas de hoje, 23/2, a população volta a contar com um direito, e um dever do município. A chegada de 12 ônibus nesta terça-feira, 22/2, foi anunciada em uma coletiva de imprensa na sede da secretária municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (Segtram), onde a frota foi estacionada.
A empresa individual Rodam Transportes, de Rogério dos Anjos Meirelles, que opera na cidade de Bagé, irá operar de forma emergencial o Serviço Público de Transporte Coletivo Urbano do município.
A contratação foi decidida após a Vaucher Transportes receber uma notificação extrajudicial que lhe determinava a suspensão das atividades um prazo máximo de 30 dias. Vilson Vaucher tentou duas audiências com o mandatário, mas não foi recebido, então contranotificou informando que não necessitava de todo o prazo,  e suspenderia o serviço imediatamente, e suspendeu.
A frota deslocada para Uruguaiana atenderá temporáriamente a demanda do transporte urbano de passageiros, e a partir dos primeiros dias de março (2 ou 3/3, segundo o prefeito Ronnie Mello) novos veículos virão para Uruguaiana e estarão a disposição da população.
A autorização emergencial estabelece o prazo de até 180 dias para a prestação dos serviços. Além disso, até domingo 26/2, o transporte será gratuito para os usuários, data após a qual os passageiros voltam a pagar R$ 2,20.
Questionado sobre um possível aumento na tarifa, Ronnie explicou que a nova empresa terá prazo de 60 dias para avaliar número de usuários, gratuidades, e custos de operação e manutenção da frota, com o propósito de que seja estabelecido um valor justo de retribuição. “Uruguaiana tem uma das tarifas mais defasadas do Rio Grande do Sul. Quero deixar claro, que só haverá reajuste se houver qualidade e condições de atendimento à população”, disse Ronnie. Vale registar que os motoristas que atuarão pela empresa Rodam são os mesmos da Vaucher, que foram alvo de inumeras reclamações de deixar passageiros nas paradas.
Ao final da coletiva, o vice-prefeito Antônio Augusto Brasil Carús, disse aos motoristas que é preciso tratar a população com carinho e atenção. “É preciso tratar bem a população, pois passaram por dias difíceis. É com o dinheiro deles que os salários de vocês são pagos, eles merecem atenção e respeito.”

0 comentários: