domingo, 5 de março de 2017

Aproximadamente 15 mil alunos voltam às salas de aula nesta segunda-feira em Uruguaiana

Karine Ruviaro

Na segunda-feira, 6/3, tem início o ano letivo na rede estadual de ensino. Em Uruguaiana, 14.912 alunos, divididos em 649 turmas – entre ensino fundamental e médio – de 31 escolas retornam às salas de aulas.
Nos cinco municípios – Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Manoel Viana e Uruguaiana – de atuação da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (10ª CREA), 28.144 alunos de 64 escolas retornam aos estudos neste dia.  Desse total, 2.076 professores e 638 funcionários também voltam à rotina de trabalho.
Apesar da falta de professores, principalmente de história e geografia em algumas escolas de abrangência da Coordenadoria – devido às bases curriculares de ensino médio terem sido adequadas -, a meta deste ano é focar na melhoria dos rendimentos dos alunos. “Estamos comprometidos com os avanços nos índices de educação”, comenta a coordenadora da 10ª CRE, Sara Elizeth Duzac Cardoso.
Rio Grande do Sul
Até 24/2, 816.990 matrículas já haviam sido computadas pelo Sistema ISE (Informatização da Secretaria da Educação). Os dados são parciais, já que as escolas deverão ainda concluir a alimentação dos dados sobre o início do ano letivo até a primeira quinzena de abril. O ano de 2016 encerrou com 919.451 alunos matriculados nas 2,5 mil escolas estaduais.
Possível greve
Após realizar a greve mais longa da categoria no ano passado, os professores e funcionários da rede estadual podem paralisar as atividades neste início de ano letivo. Cerca de 3 mil servidores ligados ao Cpers Sindicato se reunirão, na quarta-feira, 8/3, para definir sobre uma greve geral.
Sobre isso, a coordenadora da 10ª CRE comentou que eles irão aguardar o resultado da reunião. “Vamos esperar o resultado final. A partir disso, dependendo do desfecho, trabalharemos com os números de pessoas que estarão ou não em greve. Novas decisões serão tomadas, se for preciso”, analisou.
Calendário letivo
O recesso escolar está previsto para acontecer de 20 a 30/7. E o encerramento do ano letivo ocorrerá em 22/12.

0 comentários: