terça-feira, 21 de março de 2017

Encontro discute operação de voos internacionais na Fronteira

Lideranças locais participam, na sexta-feira, 17/3, de uma reunião no Consulado Argentino em Uruguaiana, com integrantes do Comitê de Facilitação Fronteiriço.
 Durante o encontro foram elencados temas relacionados à infraestrutura e logística para maior potencialização dos produtos originalizados nas regiões de Fronteira entre Brasil e Argentina para sua comercialização no mercado asiático e europeu. Também foi debatido a situação caótica do sistema de telefonia móvel na região e de que forma dialogar com as empresas de telefonia para a solução definitiva desse problema.
Outro ponto debatido na reunião, de forma aprofundada, é a internacionalização do Aeroporto Rubem Berta e operacionalização integrada entre os Aeroportos de Uruguaiana e Paso de Los Libres. De acordo com os administradores do Aeroporto da cidade vizinha, Paso de Los Libres, a estrutura física está pronta, porém existe a necessidade de um reparo específico na pista de pouso e decolagem para estar em perfeitas condições para operar integralizado. Já o Aeroporto Rubem Berta, em Uruguaiana, falta pequenas adaptações estruturais, como a criação uma nova sala de embarque e desembarque e novos espaços para órgãos de fiscalização federal, como a Receita Federal, Anvisa e MAPA. Além disso é necessário o encaminhamento do recredenciamento do Aeroporto para operar com voos internacionais. Segundo a superintendência da Infraero, tanto a adequação física como os encaminhamentos documentais já estão sendo providenciados e enviados à ANAC e Sindacta II (órgãos reguladores), deixando o Rubem Berta pronto fazer parte das rotas internacionais. 
Para Luciane Lopes, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), uma das entidades presentes, a integração de ações dos dois países, da Província de Corrientes e do Estado do Rio Grande do Sul é indispensável para se resolver esses problemas estruturais de nossa região. “Nós trazemos a voz do comércio e dos lojistas para dentro desse debate e sabemos que as demais entidades sofrem dos mesmos problemas. Trabalhando juntos chegaremos a uma solução que beneficiará a todos em principal o comércio local das duas cidades”, explica.
Ao término do encontro foi elaborado uma carta de intenção contendo as pautas discutida na reunião que será encaminhada para os Governos do Brasil e Argentina.
Também estiveram presentes a Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI) e o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Rio Grande do Sul (Sdaergs).
Com informações Imprensa CDL.

0 comentários: