quarta-feira, 29 de março de 2017

Fase inicia Caravana da Socieducação por Uruguaiana

Amanhã, 29/3, a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) promove em Uruguaiana, a primeira edição da Caravana da Socioeducação. O evento, que ocorrerá no Círculo Operário, entre 8h e 18h, será o marco inicial de uma série de encontros realizados no interior gaúcho e que visam levar conhecimento e informação às comunidades onde existem unidades de internação da Fase.
A identificação de mitos e crenças do senso comum sobre o sistema socioeducativo e a instituição como um todo, que não se verificam na prática, são um dos motivos que levam a Fundação a desenvolver um trabalho de aproximação com a sociedade para promover o esclarecimento de temas diversos. Um dos exemplos, está na falsa ideia de que não há caráter punitivo nas medidas socioeducativas aplicadas para os adolescentes da Fase. O objetivo é mostrar que, de fato, há o investimento em um processo de ressocialização e inclusão dos jovens para que estes retornem ao convívio social melhores do que quando chegaram ao sistema.
Outra meta da Caravana, desta vez de caráter mais técnico, está em fomentar a rede de meio aberto e dialogar sobre a socioeducação com os agentes da rede de atendimento ao adolescente. Além do município que sediará o evento também participam desta edição profissionais de áreas afins que atuam nas cidades de Alegrete, Santana do Livramento, Quaraí, Itaqui e São Borja.  Novas edições estão previstas para os meses de junho, agosto e novembro em Santa Maria, Passo Fundo e Pelotas, respectivamente. As datas poderão sofrer alteração prévia.

Visita
No turno da tarde, paralelamente às oficinas da Caravana no Círculo Operário ocorrerá, a partir das 14h30, uma visita técnica de integrantes do Judiciário, Ministério Público e Defensoria, acompanhados pelo presidente da Fase, Robson Luis Zinn, ao Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Uruguaiana, localizada na Rodovia BR 472.

Encontro de gestão
Ainda em Uruguaiana, no dia 30 de março, haverá o I Encontro de Gestores 2017, evento reservado a diretores e assistentes de direção de unidades de internação e semiliberdade de todo o Estado para debater assuntos técnicos sobre os Centros de Atendimento Socioeducativo (Cases) e socioeducação. Na oportunidade, também serão avaliados aspectos ligados ao Acordo de Resultados, especialmente no que se refere ao acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado e que envolvem o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão.

Sobre a rede de atendimento
A rede de atendimento é o conjunto de ações praticadas por diversos atores sociais que objetiva primordialmente a garantia de direitos ao adolescente. Um dos objetivos da Caravana da Socioeducação é justamente fortalecer e tornar mais efetivo o papel de cada um destes atores em seus respectivos municípios. Entre os participantes da rede de atendimento podemos citar o programa Primeira Infância Melhor, Conselho Tutelar, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Políticas Publicas, Escolas, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Brigada Militar, Policia Civil, secretarias municipais e prefeituras, família, entre outros.
Com informações da Fase.

0 comentários: