sexta-feira, 24 de março de 2017

MEC repassa R$ 15 milhões para ensino e pesquisa

O Ministério da Educação (MEC) repassou na semana passada, 14/3, R$ 15 milhões para pagamento de atividades desenvolvidas pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O repasse irá beneficiar diretamente mais de 4 milhões de pessoas, entre professores, pesquisadores e estudantes.
A liberação dos recursos busca atender as metas do contrato de gestão da RNP, acordado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Associação Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP-OS). O MEC é órgão intermediário no contrato.
As ações previstas têm o propósito de subsidiar e promover o uso de redes avançadas no Brasil, bem como proporcionar à comunidade acadêmica o acesso a serviços de conectividade. Dessa forma, vai permitir a colaboração em âmbito nacional e internacional.
O contrato também estabelece programas de pesquisa e desenvolvimento para a criação de protocolos, serviços e aplicações em tecnologias da informação e comunicação e a capacitação de recursos humanos.
 Atualmente, as principais instituições de educação superior e produção de conhecimento e inovação do Brasil, especialmente universidades, institutos federais de educação, ciência e tecnologia, unidades de pesquisa estaduais, hospitais de ensino e museus, são conectadas em alta velocidade pela rede avançada da RNP.
Rede 
Fundada em 1999, a Associação Rede Nacional de Ensino e Pesquisa é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que tem por missão promover o uso inovador de redes avançadas. Qualificada como organização social em 2002, mantém, opera e desenvolve a internet acadêmica brasileira.

0 comentários: