sábado, 11 de março de 2017

Mulheres de destaque são homenageadas pelo Parlamento


Como faz tradicionalmente, a Câmara de Vereadores realizou, na noite de quarta-feira, 8/3, uma sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, três cidades com relevantes serviços prestados à comunidade uruguaianense foram homenageadas pelo Parlamento. A sessão foi presidida pelo presidente, José Fernando Tarragó (PSD), com a presença dos vereadores Carlos Delgado (PP), Elton Rocha (PP), Suzana Alves (PRB), Clemente Corrêa (PSDB), Eric Lins (DEM), Zulma Ancinello (PRB), Vagner ‘Mano Gás’ Garcia (PSDB) e Vilson Brites (PMDB), autoridades civis e militares. Também estiveram presentes o prefeito Ronnie Mello (PP), a juíza do Trabalho, Laura Antunes de Souza e o cônsul do Brasil em Paso de Los Libres, Sérgio Tamm.
A primeira homenageada com o ‘Troféu Mulher Cidadã’ foi a Maria Tugira da Silva Cardoso, presidente da Associação de Catadores de Lixo Amigos da Natureza. A indicação foi do vereador Vagner ‘Mano Gás’ Garcia (PSDB). “Mulher admirada e lutadora, de trabalho árdua pela preservação do meio ambiente e de defesa da vida”, ressaltou o Vereador em seu pronunciamento. Já bastante conhecida da comunidade uruguaianense, Maria Tugira há anos luta em prol de melhorias para os catadores de resíduos sólidos e, entre suas conquistas junto ao poder público está a construção do Centro de Triagem, nas proximidades do antigo Lixão.
Por indicação do Piquete Lanceiros da Tradição, entidade proposta pela vereadora Zulma Ancinello (PRB), foi laureada Marlene Nilson Teixeira. “Mulher de conduta, versada pelos valores familiares, que nunca esmoreceu diante de dificuldades”, afirmou Zulma completando que não basta ser mulher, é preciso ser guerreira.
Por fim, o Parlamento homenageou a professora Marisa Crivelaro da Silva, a primeira mulher a assumir a direção de uma das mais conceituadas escolas de Uruguaiana, Colégio Marista Sant’Ana. Há 36 anos fazendo parte da equipe da escola, Marisa iniciou a carreira como professora, foi coordenadora pedagógica e, desde janeiro de 2009 exerce a função de diretora. A proposição foi da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Fernando Tarragó (PSD), que destacou a importância da Professora na formação de jovens uruguaianenses ao longo das mais de três décadas de trabalho na instituição.
Além das homenagens, o ato contou um discurso do vereador Eric Lins (DEM), em nome do Parlamento. Na Tribuna, Lins “Por ene motivos as mulheres já provaram que são o sexo forte, desde as guerras mais antigas sempre se mostrou ponto de resistência no meio da calamidade”, declarou ele.
Gabriela Barcellos

0 comentários: