quinta-feira, 2 de março de 2017

Recesso acabou: Vereadores voltam ao plenário hoje

Gabriela Barcellos

Finalmente chegou ao fim o recesso parlamentar. Hoje, a partir das 9h30min, os onze vereadores de Uruguaiana deverão se reunir na primeira sessão ordinária desta legislatura, dando início aos trabalhos normais da casa legislativa.
O primeiro período do absurdo recesso parlamentar de 91 dias chegou ao fim no dia 28 de fevereiro, conforme determina a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da casa. Ontem, 1/3, o funcionamento dos gabinetes já ocorreu de forma normal.
Redução
A redução do recesso, aliás, é tema de um dos projetos que deverá ter a tramitação iniciada na sessão de hoje. A proposição é dos vereadores progressistas Carlos Alberto Delgado e Elton da Rocha, e pede a redução do recesso para 30 dias. Atualmente, o recesso parlamentar tem início no dia 15 de dezembro e encerra no dia 28 de fevereiro. Em julho, novamente as atividades do plenário e das comissões técnicas são suspensas, do dia 15 até o dia 1º de agosto.
Esta é a segunda tentativa de diminuir o período de recesso. Em 2006 o então vereador Rogério de Moraes protocolou a mesma proposta, mas não teve apoio da maioria dos colegas.
Outros projetos
Além deste, outros projetos protocolados pelos parlamentares ainda no período de recesso, deverão ser apresentados e encaminhados para avaliação das comissões técnicas. É o caso do ‘Escola sem partido’, primeiro projeto desta legislatura, protocolado pelo vereador Eric Lins, no dia 1º de janeiro.
Novidades
A nova legislatura mostra que o descontentamento com a política brasileira está presente em Uruguaiana. No pleito de dois de outubro houve renovação de 72,3% do Parlamento e somente três vereadores que integravam a legislatura 2013/2016 continuam na casa, Josefina Soares (PP), Fernando Tarragó (PSD) e Rafael Alves (PMDB). Já Irani Fernandes (PP), apesar de ter sido reeleito, se licenciou para assumir a secretaria municipal de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, abrindo vaga para o novato Carlos Delgado.
Além disso, as sessões agora podem ser acompanhadas ao vivo através do site da Câmara de Vereadores (www.uruguaiana.rs.leg.br)

0 comentários: