segunda-feira, 20 de março de 2017

Secretaria de Saúde esclarece morte de idoso

Após boatos a respeito do óbito de um idoso na Policlínica e possível omissão de socorro, a secretária de Saúde, Thais Aramburu, e o médico Rogério Paz Marques, esclareceram o ocorrido.
Segundo Marques, em outras oportunidades, José Vilmar Ferreira da Rosa, 72 anos, já havia sido atendido na Policlínica. Em um desses atendimentos, foi constatado que o idoso era Portador de Insuficiência Cardíaca. O mesmo já fazia uso de medicações e realizava acompanhamento médico.
Na terça-feira, 14/3, o idoso foi ao local, onde foi atendido pelo médico José Saldanha. No momento da consulta, o paciente não apresentava nenhum sintoma e os sinais estariam estáveis, por isso, foi liberado. Mas ficou na sala de espera da Policlínica aguardando sua esposa.
Instantes após, teria passado mal e foi socorrido por Saldanha que constatou uma Parada Cardiorrespiratória. Os médicos, então, começaram a realizar manobras de ressuscitação. Durante o ato, o SAMU teria chegado e utilizado o Desfibrilador Externo Automático no salvamento. “O paciente foi reanimado e posteriormente, encaminhado a Santa Casa. Contudo, no percurso, o idoso veio a óbito”, salientou Marques. “Em momento algum houve omissão de socorro, acrescenta Aramburu”.
Karine Ruviaro

0 comentários: