quinta-feira, 23 de março de 2017

Semana de Luta contra a Tuberculose movimenta o município

Começou na quinta-feira, 16/3, e vai até amanhã, 24/3, a Semana Mundial de Combate a Tuberculose que tem como propósito mobilizar a comunidade e a equipe de saúde para a identificação precoce de possíveis portadores da doença. As ações desta semana também se destinam a quebrar a cadeia de transmissão, fazendo com que, dessa forma, seja possível controlar a doença no município, intensificando as buscas dos sintomas respiratórios e oferecendo o tratamento adequado.
Conforme o médico pneumologista responsável pelo programa da tuberculose no município, Dr. Cláudio Crespo, Uruguaiana tem entre 65 e 70 novos casos por ano e a maior causa das mortes pela doença é o diagnóstico tardio. Entre os sintomas da tuberculose estão febre, suores noturnos, tosse, expectoração com sangue, falta de ar e cansaço, dor no tórax, perda de peso, linfonodos aumentados, dor óssea e sangue na urina.
A Secretaria Municipal de Saúde realizará hoje, 23/3, uma mobilização da equipe das Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTs) nas comunidades de atuação por meio de caminhada e distribuição de cartazes e panfletos, prestando informações e orientações sobre a doença.
Karine Ruviaro

0 comentários: