terça-feira, 7 de março de 2017

Sindireceita lançará o Fronteirômetro

Karine Ruviaro

Controlar o fluxo do comércio internacional que ocorre pelos portos, aeroportos e fronteiras secas do Brasil, assim como reforçar a importância da fiscalização e do controle aduaneiro são os principais objetivos para o lançamento do Fronteirômetro. Este será realizado pelo Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil, o Sindireceita.
Com essa nova ferramenta, será possível visualizar números com as projeções do volume de cargas, pessoas e veículos que ingressam e saem do País, dando à sociedade uma ideia de quantitativo no exato momento em que a consulta for realizada. Para alcançar as projeções para este ano, foram considerados dados oficiais entre os anos de 2012 a 2016.
O presidente do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita), Geraldo Seixas, reforça a importância do Fronteirômetro. “Com esta nova ferramenta também pretendemos ampliar o debate sobre a importância das ações de fiscalização e controle de nossas fronteiras, pois nos últimos anos, não foi apenas o fluxo do comércio legal que cresceu. Com certeza aumentou também o ingresso de armas, munições, drogas e produtos contrabandeados e contrafeitos/pirataria. Com o “Fronteirômetro” apresentamos a dimensão do desafio enfrentado pelos órgãos que atuam no controle de fronteiras e comércio exterior, assim como pretendemos alertar a sociedade e as autoridades do país para as fragilidades do controle de nossas fronteiras”, destaca Geraldo Seixas.
Fronteirômetro
O projeto será lançado pelo Sindireceita no dia 17/3, em Brasília/DF, durante o seminário “Fluxo do Comércio Internacional brasileiro: desafios para o controle de fronteiras e para a segurança pública”. Participam deste Seminário autoridades, especialistas em segurança e defesa e servidores que atuam nos órgãos de Estado responsáveis pelo controle de fronteiras e pelo enfrentamento de crimes como contrabando, descaminho e tráfico de drogas.

0 comentários: