terça-feira, 14 de março de 2017

Trabalhadores decidem ajuizar ação por danos morais e materiais contra Santa Casa

Buscando soluções para a situação em que enfrentam, os funcionários do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana (HSCC) reuniram-se na noite de sexta-feira, 10/3, e na manhã de ontem, 13/3, onde optaram por entrar com uma ação coletiva por danos morais e materiais contra a instituição filantrópica.
Os cerca de 500 funcionários alegam que a falta de pagamento causou prejuízos pessoais aos trabalhadores. Segundo o presidente do Sindisaúde, Renato Trindade Corrêa, “a ação já está sendo preparada para ajuizamento na Justiça do Trabalho”, comenta.
Hoje, 14/3, representantes do Sindisaúde irão até a Justiça do Trabalho, onde terá a partir das 10h30min, uma audiência com o juiz substituto, Marcos Pizino. De acordo com o diretor do Sindicato, Rogério de Moraes, “vamos tentar caçar a liminar expedida”. Na liminar a qual Moraes refere-se, há a determinação para que os funcionários se abstenham do bloqueio (de acesso a Santa Casa), e que eles evitem impedir a entrada dos demais trabalhadores, pacientes nas dependências do complexo hospitalar. Além disso, a Justiça determina que os servidores mantenham o número integral de funcionários na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e que nos demais setores do hospital, haja pelo menos 40% dos servidores. O descumprimento da ordem acarretará em multa de R$ 200 mil para o Sindicato, ficando autorizada a utilização da polícia para garantir o acesso a Santa Casa. E, prevê multa de R$ 20 mil/dia, por servidor que esteja ausente da UTI.
Moraes comenta ainda, que hoje, Sindisaúde e servidores da Santa Casa irão montar uma barraca em frente à Justiça do Trabalho. “A ideia é acampar em frente ao local em protesto a eles (Justiça) terem impedido os funcionários de protestarem nos portões como estava previsto”, salienta.
Karine Ruviaro

0 comentários: