quinta-feira, 30 de março de 2017

Uruguaiana sedia Fórum de Inclusão Social

Uruguaiana sedia hoje, 30/3, a partir das 8h, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, o 149º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades.  Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Uruguaiana (COMPEDE), Gladis Dal Pra Almeida, o evento deve reunir autoridades das treze cidades que fazem parte da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO), além da sociedade em geral.
Na oportunidade, durante a manhã de hoje, deverá ser debatido alternativas a fim de implementar políticas públicas, potencializando assim ações afirmativas para a acessibilidade e inclusão social deste segmento. Além disso, cada município da Região apresentará o Diagnóstico Regional da Acessibilidade e Inclusão e Políticas Públicas Inclusivas: Relação Estado e Município.
Na parte da tarde, acontecerão oficinas temáticas. Às 13h30min, no Teatro Municipal, ocorre a oficina “Políticas Públicas para Altas Habilidades”, onde será aberto um espaço de discussão sobre as Políticas Públicas direcionadas às Altas Habilidades/ Superdotação; no mesmo horário, só que desta vez na Câmara de Vereadores, acontecerá a oficina “Trabalho e Empreendedorismo”, que abordará as temáticas relativas ao acesso e permanência da Pessoa com Deficiência no mundo do trabalho; às 15h, na Instituto Estadual Romaguera Corrêa, será a vez do tema “Atividade Física Inclusiva e Paradesporto – Da Teoria à Prática”, que abordará a prática da atividade física, respeitando a diversidade humana e que mostra diferentes possibilidades e caminhos para a realização do esporte; e a última oficina temática, ocorre no Teatro Rosalina, também às 15h, com a temática “Acessibilidade Arquitetônica”, que aborda os parâmetros técnicos que devem ser observados em projetos, construções, instalações e adaptações de edificações públicas, proporcionando autonomia e independência ao maior número de pessoas.
O evento é uma realização da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana por meio da Secretaria Municipal de Ação Social e Habitação e Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Uruguaiana, entre outros parceiros.
Para aqueles que não realizaram sua inscrição pela internet e que desejam participar deste Fórum, basta fazer sua inscrição no local. O evento terá certificado de participação.
Transporte
A Segtram informou que vai disponibilizar um ônibus especial que partirá do Terminal às 8h para as pessoas que necessitem do transporte para chegar ao Fórum de Acessibilidade e Inclusão Social. Ao final do evento, o coletivo fará o itinerário inverso.
Karine Ruviaro

0 comentários: