quinta-feira, 16 de março de 2017

Vereadora propõe Programa de Apoio aos Portadores de Psoríase

A vereadora Suzana ‘Enfermeira da Barragem’ Alves (PRB) quer instituir o Programa de Apoio aos Portadores de Psoríase em Uruguaiana. O projeto foi apresentado na sessão ordinária de terça-feira, 14/3, e encaminhado às comissões técnicas para análise.
A proposta tem como objetivo promover o exame para o diagnóstico e o tratamento da doença, o mais precoce possível; estabelecer uma rede de apoio psicológico aos pacientes e a realização de campanhas de esclarecimento da população sobre a psoríase.
O projeto indica o desenvolvimento das ações no âmbito da Rede Pública Municipal de Saúde, com apoio de especialistas e de representantes de associações de portadores da doença. “Algumas vezes, os portadores de psoríase são vítimas de comentários preconceituosos e podem ser isolados dos grupos. Disseminar informação sobre a doença é a melhor maneira de combater o preconceito”, explica Suzana.
Psoríase é uma doença auto imune de longa duração caracterizada por manchas na pele. Estas manchas são geralmente avermelhadas, pruriginosas e escamosas. A gravidade é variável, desde manchas pequenas e localizadas até ao revestimento total do corpo. A psoríase está associada a um maior risco de desenvolver artrite psoriática, linfomas, doenças cardiovasculares, doença de Crohn e depressão. Ela não tem cura, mas tem tratamento. Ninguém pega psoríase pelo toque, ao compartilhar roupas ou objetos ou dormir na mesma cama.
Gabriela Barcellos

0 comentários: