quinta-feira, 6 de abril de 2017

Desenvolvimento Regional: Grupo Ignição define estratégias

Na terça-feira, 4/4, lideranças da região participaram da reunião do Grupo Ignição. Este faz parte do grande grupo Lider (Liderança para o Desenvolvimento Regional), que é desenvolvido pelo Sebrae-RS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A reunião foi realizada na sede da entidade em Uruguaiana.
Na pauta, estava o projeto de desenvolvimento da região. “Na nossa região, existem muitas entidades como a CDL Uruguaiana que pensam no desenvolvimento local e regional. Precisamos pensá-los juntos, definir uma agenda com metas, ações e resultados. É isso que teremos no final desse processo com um objetivo em comum”, declarou Jorge Prestes Lopes, diretor de planejamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uruguaiana.
Na oportunidade, também foram apresentados o plano estratégico e algumas parcerias que auxiliarão no desenvolvimento regional. Entre os assuntos explanados está a criação de um Observatório Socioeconômico que deverá fornecer informações sobre a produção, consumo, emprego e renda para entidades, entes públicos e empresas da região.  Farão parte do projeto os municípios da Fronteira Oeste, Pampa e Sul do Estado, as regiões foram divididas em três áreas de desenvolvimento econômico. A Fronteira Oeste ficou com a produção, industrialização e comércio da carne. Já a região do Pampa, com o vinho. E a região Sul, com a cadeia frutífera. Paralelo a essas áreas, está o plano transversal de cultivo de oliveira, por meio da industrialização de azeitona e derivados. “O Sebrae nacional aposta nesse plano para a região. Esse é um processo grande que está passando, temos que estar prontos para embarcar nele”, declarou Derly Fialho, diretor superintendente da entidade.
O Observatório será formado por meio de uma parceria entre a Universidade Católica de Pelotas, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e a Universidade Católica de Milão. A estratégia foi desenvolvida pelo Sebrae-RS em parceria com consultores da Universidade Católica de Milão.

0 comentários: