sábado, 29 de abril de 2017

Escolas participam de Ação Ambiental





Na quinta-feira, 27/4, a Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), em parceria com a Associação de Catadores de Lixo Amigos da Natureza (ACLAN) e a Fundação Luterana de Diaconia (FLD) realizaram uma ação de educação ambiental com alunos de escolas municipais e estaduais.
Durante o evento, que aconteceu das 13h às 17h, na Praça Barão do Rio Branco, foram realizadas diversas atividades de educação ambiental com aproximadamente 200 alunos do primeiro ao quinto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Castelo Branco, Instituto Estadual Romaguera Corrêa e Escola Estadual de Ensino Médio Dom Hermeto. A programação incluiu uma apresentação da Associação, bem como do trabalho ambiental que é realizado pelos catadores no município, explicação do ciclo dos materiais recicláveis e dos principais grupos de materiais que cada um pertence. Além disso, na oportunidade, os estudantes puderam tirar dúvidas do que pode ou não ser reciclado nas suas casas, receberam materiais informativos e ao final, assistiram o vídeo “Catadora e catador, eu respeito”. O material foi gravado junto a ACLAN para o projeto Pampa da FLD.
A iniciativa é uma das ações do projeto “Mulher Catadora é Mulher que Luta”, executado pela FLD, em parceria com o Movimento Nacional de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), e financiado pela União Europeia. O evento buscou provocar o público, para que se envolva concretamente com a questão da separação de resíduos, entenda quais os impactos do seu compromisso pela limpeza do município e pela preservação ambiental, assim como compreenda qual o papel dos catadores.

Karine Ruviaro

0 comentários: