quinta-feira, 13 de abril de 2017

Fase: Trio agride monitor na tentativa de libertar 16 infratores

A unidade de Uruguaiana da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) registrou uma tentativa de rebelião e fuga em massa na noite de segunda-feira, 10/4, por volta de 21h30min. Os adolescentes K.D.R.P. de 17 anos, E.M.A.G. de 16 anos, e M.S.T. de 15 anos partiam para cima de um monitor, Alcindo Adelar Gavião Costa Colombo, 48 anos. Eles cumpriam medida de atendimento especial de isolamento e pretendiam pegar as chaves do Monitor, a fim de facilitar a fuga de outros 16 adolescentes. Assim que abriu a porta da sala onde os menores estavam, Colombo foi imobilizado e agredido com socos e chutes. Ele conseguiu gritar por socorro. Duas monitoras conseguiram intervir. Acreditando que havia outros agentes no momento, os menores acabaram se rendendo. Colombo ficou ferido sem gravidade.
A ocorrência foi registrada na Polícia Civil, inicialmente como lesão corporal, e encaminhada à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). De acordo com o titular da especializada, delegado Enio Tassi, um inquérito policial foi instaurado para apurar o fato e, possivelmente, os três adolescentes serão indiciados por tentativa de homicídio.
Ainda na terça-feira, a Fase emitiu uma nota de esclarecimento onde o presidente da Fase, Robson Luis Zinn, informou que será aberto inquérito administrativo para apurar as circunstâncias do ocorrido. Ainda na nota, a Fase lembrou que há dez dias, a Caravana da Socioeducação da Fase esteve no município de Uruguaiana alertando para o aumento de 300% na população de internos na unidade nos últimos três anos, passando de uma média de 30 para 90 jovens na instituição, que chegou a atingir um pico de 106 adolescentes no último ano.
Na ocasião, também foi solicitado apoio da rede de atendimento para auxiliar na solução do problema de superpopulação da unidade. A regional de Uruguaiana possui proporcionalmente o maior volume de internações de todo o Estado, superando inclusive as unidades da Região Metropolitana.
Gabriela Barcellos

0 comentários: