segunda-feira, 17 de abril de 2017

Orientações para economizar nesta Páscoa

Neste ano, os ovos de Páscoa estão em média 3,4% mais caros do que no ano passado, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Frente às diversas “tentações”, como não comprar por impulso e acabar no vermelho?
Conforme sinaliza o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, “nesta época, muitos agem por impulso e prejudicam suas finanças. É preciso planejamento e consciência”, orienta. Compare: observe quanto custa uma barra de chocolate e um ovo de Páscoa, ambos da mesma marca, avaliando a quantidade de produto que vem em cada um.
Pense: agir por impulso é algo que pode levar ao comprometimento das finanças, portanto reflita.
Priorize: por mais que haja vontade de presentear a todos, priorize as pessoas mais próximas e que dão mais valor aos doces – afinal, não são todos. Considere priorizar as crianças, que criam mais expectativas em relação a data.
Negocie: se desejar comprar itens de marcas específicas tendo dinheiro para isso, ótimo. Mas lembre-se que é sempre válido negociar, especialmente se for pagar à vista e comprar em grandes quantidades. Pesquise preços, opte pelo que oferecer menores valores e melhores condições de pagamento e peça desconto.
Substitua: considere trocar os ovos de marca por caseiros, que também possuem boa qualidade e não carregam o “status” da marca, que tanto encarece o produto.
Simplifique: é possível fazer algo coletivo também, por exemplo, uma cesta com chocolates para pessoas que moram na mesma casa. Sairá bem mais em conta.

0 comentários: