terça-feira, 11 de abril de 2017

Segurança pública: Clemente quer aderir ao SIM/RS

Na última quinta-feira, 6/4, entrou em funcionamento no Rio Grande do Sul o Sistema de Segurança Integrada, com adesão de 15 municípios gaúchos. Uruguaiana não está entre estes municípios.
O fato motivou o vereador Clemente Corrêa a solicitar ao Poder Executivo a adesão ao programa. O pedido será apresentado na Câmara de Vereadores na sessão ordinária de hoje, 11/4, e se aprovado, será encaminhado ao prefeito Ronnie Peterson Colpo Mello (PP), na forma de projeto de indicação. “O município de Uruguaiana tem uma população com aproximadamente 130 mil habitantes e conta com uma Guarda Municipal bem treinada, preparada com um efetivo que tem resposta rápida para comunidade e apoia outros órgãos de segurança, sendo que essa iniciativa do governo do Estado, busca estreitar relações e laços de uma melhor segurança à população gaúcha em uma visão ampla e interligada”, destacou o Vereador em sua justificativa.
A assinatura do termo de cooperação estabelece as obrigações mútuas, as do Estado e a dos parceiros. No entanto, a adesão ao sistema não é padrão: ela é construída com base na estrutura disponível do Estado e do município ou instituição proponente, com o intuito de explorar ao máximo a capacidade operacional dos agentes envolvidos.
Entre as possibilidades de cooperação a partir da adesão ao SIM/RS estão a integração de sistemas, o compartilhamento de infraestruturas tecnologias, a troca de informações voltadas ao combate da criminalidade, a construção de uma doutrina única de capacitação e qualificação aos agentes da Segurança Pública, a adoção de políticas antidrogadição e a reinserção de apenados na sociedade.
O SIM/RS pretende integrar os sistemas tecnológicos das forças de segurança do estado e dos órgãos de trânsito, Saúde, de Educação, entre outros a iniciativa tem como objetivo capitanear a criação e execução de políticas de gestão integrada e complementar para o setor.
Conforme o programa, o intercâmbio de dados ocorrerá entre os órgãos ocorrerá com base em compartilhamento de bancos de dados e na abertura de canais permanentes de comunicação, Iniciativa vai contribuir na realização de operações de médio e grande porte.
Gabriela Barcellos

0 comentários: