sábado, 22 de abril de 2017

Sessão solene marca 182 anos do Parlamento gaúcho

Uma sessão solene, no Memorial do Legislativo, marcou os 182 anos de instalação do Parlamento rio-grandense, ocorrido em 20 de abril de 1835. Foi naquele local, também conhecido como o “Casarão da Duque”, que a Assembleia Provincial foi instalada e onde o legislativo estadual funcionou até 1967, quando mudou para o prédio do atual Palácio Farroupilha.
Na abertura dos trabalhos, o presidente da Casa, deputado Edegar Pretto (PT), lembrou que o Legislativo rio-grandense sempre foi atuante em todos os períodos da história nacional, lembrando figuras que por ele passaram, como Bento Gonçalves, Getúlio Vargas, João Goulart, Leonel Brizola, Sueli Oliveira (primeira deputada) e Carlos Santos (primeiro presidente negro do Parlamento). Destacou, também, os trabalhos dos parlamentares gaúchos neste período de crise, bem como as medidas que adotou como presidente da Casa, juntamente com os demais parlamentares, em prol do reerguimento do Estado, como a criação da Frente Gaúcha pela Previdência Pública e a mobilização pelos ressarcimentos da Lei Kandir, além de medidas que fortaleçam políticas públicas aos que mais necessitam.
Os líderes de cada uma das bancadas da Assembleia Legislativa também fizeram uso da palavra e destacaram, entre outros assuntos, os fatos históricos que remontam à fundação do Legislativo estadual, em 20 de abril de 1835, data em que ocorreu a sua Sessão inaugural, quando o então deputado Bento Gonçalves foi acusado pelo presidente da Província de articular a separação do Rio Grande do Sul do resto do Império. O episódio, citado pelo deputado Ibsen Pinheiro (PMDB), tornou-se o marco político da Revolução Farroupilha.
Gabriela Barcellos

0 comentários: