quinta-feira, 4 de maio de 2017

Campeonato de Angus movimentou a Pastoril no fim de semana


Entre sexta-feira, 28/4, e sábado, 29/4, o Parque Agrícola e Pastoril recebeu excelentes exemplares, tanto machos como fêmeas, que concorreram ao título de Grande Campeão e Grande Campeã da raça, na 15ª Expoutono de Uruguaiana.
Para as fêmeas, a decisão foi na sexta-feira, pelo jurado argentino Carlos Ojea, que destacou a excelência dos animais classificados as três concorrentes como “um luxo, um espetáculo”.
O título de Grande Campeã foi para a Estância do Espinilho, de Cruz Alta, com a vaca Espinilho TEI 195. O animal foi destaque pelo balanço, equilíbrio, condições carniceiras e qualidade racial. O ventre se apresentou com cria ao pé e, segundo o criador Roberto Soares Beck, seguirá sendo utilizada para coleta de embriões. A fêmea vem trazendo vitórias para a propriedade ao longo de 2017. No mês passado, em Londrina, também conquistou o grande campeonato. Contudo, não deverá estar na disputa nas pistas de Esteio, em agosto, durante a Expointer.  “Ela não tem mais idade para a Expointer. Deve participar de mais uma feira em São Paulo e depois encerrar a sua carreira”, comentou o criador.
A reservada de grande campeã é a vaquilhona Angus Guarita 78FIV Federal Chalena, da Estância Guarita, de Alegrete, de propriedade de Sérgio Malheiros da Fonseca. A terceira melhor fêmea é a vaca jovem Umbu 2659 Miss Bea, da Cabanha Umbu, de Ângelo Bastos Tellechea, de Uruguaiana.
Já entre os machos, disputa decidida no sábado, a Estância da Guarita foi o grande destaque. O touro júnior preto Angus Guarita 244TEI Tomahawk levou o título de Grande Campeão, título que lhe foi concedido pela “alta caracterização racial e se diferenciou por ser equilibrado e balanceado”, conforme Ojea. “Fiquei muito impressionado com qualidade dos machos apresentados em Uruguaiana este ano. Há touros aqui com muitas condições de contribuir para o futuro da genética do Brasil”, disse o jurado. A Guarita também levou o prêmio de terceiro melhor macho com o touro Angus Guarita 303 TE Recurso.
Segundo o pecuarista Alex Fonseca, a vitória traz grande satisfação, principalmente com relação ao grande campeão, que foi uma aposta da equipe técnica desde terneiro. “Melhor impossível. São prêmios que só vêm a brindar um trabalho que vem sendo feito com muita dedicação e investimento”, disse.
O touro Angus Guarita 244TEI Tomahawk já está contratado por central de inseminação com disponibilidade de sêmen para o mercado nacional e internacional. Com apenas nove meses, conquistou o prêmio de Campeão Terneiro Maior e Terceiro Melhor Macho em Esteio, na Expointer. Neste ano vai para a exposição mais uma vez disputar o grande campeonato.
O título de reservado de grande campeão foi para a Fazenda Reconquista, do criador José Paulo Cairoli, de Alegrete, com o touro Reconquista TEI 2473 Zeloso Harvestor Pro.
Para o presidente da Associação Brasileira de Angus, José Roberto Pires Weber, a qualidade dos animais apresentados em Uruguaiana é diferenciada. “Tivemos excelentes filas tanto nos machos quanto nas fêmeas, o que mostra a permanente melhoria genética da raça Angus no Brasil. Por outro lado, o jurado é de categoria internacional e fez comentários absolutamente compatíveis com as suas escolhas, o que tornou o julgamento uma aula de morfologia e orientação para todos os produtores presentes”, disse.
Gabriela Barcellos

0 comentários: