quinta-feira, 25 de maio de 2017

Cardiologia poderá ser descredenciado





O Serviço de Alta Complexidade em Cardiologia do Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana poderá ser descredenciado, o que acarretará no fechamento do local. A informação é da secretária de Saúde, Thais Aramburu. Ainda de acordo com Aramburu, se fechado, o serviço poderá ser transferido para a cidade de Ijuí, localizada a 410 quilômetros de distância de Uruguaiana.
Entenda
Os procedimentos do Serviço de Alta Complexidade em Cardiologia junto a Santa Casa voltaram a ser desenvolvidos em meados de janeiro deste ano. As atividades retornaram após um período de interrupção em que consultas, exames e cirurgias deixaram de ser feitas. À época, a direção do Hospital informou que “as dificuldades no atendimento decorrem do atraso histórico nos repasses de verbas do Governo Estadual, refletindo na regularidade das compras de materiais junto a fornecedores”.
Atualmente, o Serviço de Cardiologia atende a demanda de pacientes da região de cobertura da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (10ª CRS) que abrange os municípios de Uruguaiana, Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambará, Alegrete, Manoel Viana, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Quaraí, São Gabriel e Santa Margarida.
Segundo a secretária Thais, após a assinatura do contrato para a liberação de R$ 44 milhões junto a Caixa Econômica Federal, o Hospital passou a investir e remodelar todo o setor de cardiologia, capacitando a equipe e contratando novos funcionários para atuar na área. “O cirurgião cardiologista, Ricardo Martins, já foi contratado e encontra-se trabalhando. Contrataremos também um anestesista especializado e um médico cardiologista auxiliar que darão suporte à equipe”, disse.
No entanto, sabendo do caso, o município de Ijuí, se habilitou juntamente ao Governo Estadual para a realização dos serviços de Cardiologia. “Ijuí está se prontificando a realizar a assistência de cardiologia de alta complexidade. Os secretários municipais de saúde dos municípios da 10ª CRS também pressionam o governo estadual para que o serviço vá para lá”, disse Aramburu. Cabe agora, a secretaria estadual de Saúde, a decisão final.
Ainda de acordo com a secretária, Uruguaiana possui todas as condições para que o serviço permaneça na cidade. “Será um retrocesso se perdermos o credenciamento da alta complexidade de cardiologia de Uruguaiana”, frisou. 

Karine Ruviaro

0 comentários: